Partilhar
Partilhar em:

Como organizar o tempo de estudo

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (125 votos)
13 vezes partilhado
 
Como organizar o tempo de estudo

Para muitos alunos, o início do ano letivo e a volta à rotina é um drama. Voltar a enfrentar o estresse das provas pode ser traumático para muita gente mas você deve saber que para melhorar o rendimento e diminuir esse estresse é necessário organização. Em umComo.com.br damos alguns truques e conselhos para saber como organizar o tempo de estudo.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

É necessário organizar todas as matérias. Faça uma lista e tente classificar as matérias por dificuldade: baixa, média ou alta. Verá que a maioria se encontra na categoria de dificuldade média, enquanto as que acha mais simples estão entre as de dificuldade baixa e as difíceis em dificuldade alta. Preste atenção principalmente nestas últimas, pois terá que dedicar a elas o dobro de trabalho.

2

Designe um tempo de estudo diário para cada matéria. Costuma-se dizer, tanto no colegial como na universidade, que os planos de estudo são feitos para que o aluno se dedique oito horas por dia, como se fosse um trabalho, contando também as horas que usa na aula. Tente dedicar cada dia entre 15 e 30 minutos para as matérias de dificuldade baixa, entre 30 e 45 minutos para as matérias de dificuldade média e entre 45 e 60 minutos para as matérias de dificuldade alta.

3

Você não precisa estudar tudo todos os dias, não é necessário, mas deve tentar dedicar um tempo para repassar a matéria que teve nesse mesmo dia e preparar as do dia seguinte.

4

Crie seu próprio horário em função das suas possibilidades: atividades extraescolares, tempo com os amigos, horário de aula, etc. É muito útil organizar todas as horas do dia, dedicando tempo às atividades de lazer e necessidades básicas: uma hora para tomar café da manhã, uma hora para comer, outra para jantar e mais ou menos oito horas para dormir.

Por sua vez, é muito útil ter um calendário mensal para ver, de uma só vez todas as atividades que teve no mês, tanto as provas como as atividades de lazer, tipo aniversário, competições, viagens, etc. Na imagem você pode ver um exemplo de um organizador mensal que ajudará você a reajustar seu horário quando tiver outros planos, dedicando mais horas de estudo do que o normal a certas matérias quando se aproximar uma prova da mesma, por exemplo.

5

É importante que não abandone o horário diário quando tiver provas ou se aproximar um momento importante, pois depois será muito complicado recuperá-lo. Tente dedicar umas duas horas diárias ao estudo, mais um repasso rápido das matérias do dia e do dia seguinte.

6

Cada pessoa é diferente e tem uma facilidade e dificuldade específicas. Faça seu horário sendo sincero com você mesmo e tente descobrir que método de estudo se adapta melhor a você: estudar de dia, de tarde ou de noite, fazer pausas no estudo cada 15 minutos, meia hora ou cada hora, etc. Todos temos um método adequado para nós, tente descobrir o seu.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como organizar o tempo de estudo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Não desespere, se conseguir seguir o horário suas notas melhorarão e você verá como existe tempo para tudo.
  • Preste atenção nas aulas e faça suas anotações, verá como o tempo de estudo em casa se reduz.
  • Seja organizado e anote as tarefas que deve realizar para não se esquecer de as fazer.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como organizar o tempo de estudo

Como organizar o tempo de estudo
1 de 2
Como organizar o tempo de estudo