A morte

Como superar a morte de um pai

Como superar a morte de um pai
Imagem: natysuper.wordpress.com

Se chegou até este artigo muito provavelmente deve estar sofrendo imenso com a perda de seu pai. Lidar e superar a morte de um ente querido é sempre complicado, mas quando se trata de um Pai a coisa piora ainda mais. Neste caso em umComo não temos a solução para curar a dor que sente, mas temos algumas sugestões que poderão amenizar essa dor. Continue lendo este artigo de umComo e descubra alguma dicas sobre como superar a morte de um pai.

Também lhe pode interessar: Como fazer um cartão de condolências

Índice

  1. Cada caso é um caso?
  2. Ficou tanto por dizer...
  3. Como botar a vida para a frente?
  4. O tempo cura tudo?
  5. Homenagem
  6. Saudade

Cada caso é um caso?

Não existem duas pessoas iguais e como tal, é difícil compararmos determinadas situações. Uma coisa é certa a morte sempre nos afligiu e nunca foi, nem será um tema fácil de tratar. Existem relações entre pais e filhos que são extremamente conflituosas e outras que são como melhores amigos, independentemente da sua situação certamente que a morte de seu pai o afetou e o marcará para sempre. Mas pense uma coisa, agora a morte está sendo seu foco, com o tempo todas as coisas que viveram juntos serão as suas lembranças.

Ficou tanto por dizer...

Essa é provavelmente a frase que mais se ouve nesta situação. E sim é verdade, fica sempre muita coisa por dizer, mas agora não há volta a dar. Pense que ele o ouvirá (e isto serve para católico, ateu, todo o mundo) e fale com ele tudo o que tinha para dizer. Pense que fisicamente ele já não está presente, mas todos os dias em pequenas ações do seu cotidiano ele irá aparecer, quer seja em uma situação que o fez recordar de seu pai ou simplesmente em uma conversa que poderia ter tido com ele. Valorize estas pequenas coisas, que se calhar até então não valorizava.

Como botar a vida para a frente?

Mais uma vez, cada caso é um caso, mas a vida não vai parar. Por mais duro que isso seja de ouvir a vida é assim, o mundo lá fora vai continuar girando. O seu mundo pode ter acabado, mas você terá que arrumar uma forma de continuar com sua vida, e pense só, a vida tem um montão de coisas boas para celebrar. Se tem filhos, pense neles e tente ensinar para eles tudo o que o seu pai lhe ensinou. Arrume um hobbie, faça voluntariado, se dedique a uma causa. Escreva! Escreva sobre o que sente sobre o que queria dizer e não foi capaz ou não teve tempo. Tente ajudar os outros com a sua experiência, é exatamente isso que estou fazendo agora. Se melhora minha situação? Não sei... Mas no final você vai sentir algum alivio!

Como superar a morte de um pai - Como botar a vida para a frente?
Imagem: babydalle.wordpress.com

O tempo cura tudo?

Não! O tempo vai amenizando a dor, mas você vai sempre sentir uma dor. Ou seja, agora você tem uma ferida aberta que precisa curar, mas a cicatriz vai sempre existir. A verdade é essa, com o tempo a coisa vai amenizando e você vai começando a olhar o passado com outros olhos, e a dar valor a outras coisas, com o tempo e passada a fase de negação você conseguirá focar sua vida em outras coisas, mas seu pai será sempre lembrado por si.

Como superar a morte de um pai - O tempo cura tudo?
Imagem: magalle.tumblr.com

Homenagem

Faça uma homenagem para seu pai, encontre algo que ele gostasse que você fizesse, e faça! Há uma coisa que será fundamental para você conseguir levar a vida para a frente, e essa coisa é enfrentar a situação. Essa homenagem poderá servir como ponto de partida na sua vida para começar uma nova etapa e começar a se focar em outras situações. Isto não significa que você não vai lembrar mais de seu pai, mas pode ser o começo de uma nova etapa e essa tal dor comece a passar aos poucos.

Saudade

Saudade é aquela palavra bem difícil de definir, normalmente está sempre associada a temas de amor ou de perda, e de fato após uma perda tão importante como a de um pai a saudade ganha um outro significado. Saudade numa primeira fase vira agonia e desespero, e aos poucos acaba virando lembranças de situações boas e prazerosas que passaram juntos. Sentir saudade é sinal de que essa pessoa era importante para si e que o marcou, sentir saudade por vezes dói por vezes faz rir. Quando se lembrar de seu pai pense em todos os bons momentos que passaram juntos.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra - Aposentadoria de falecido, quem tem direito?

Como superar a morte de um pai - Saudade
Imagem: sonhoanavegar.tumblr.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a morte de um pai, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Procure ajuda de um especialista, ou fale com alguém. Pode falar com um amigo, mas irá se surpreender no dia em que falar mais sobre esse tema com um completo desconhecido. Verá como dirá a ele coisas que provavelmente nunca diria a uma pessoa próxima.
  • Dizem que o tempo cura tudo, talvez não cure tudo, mas com o tempo a sua dor irá sendo cada vez menor.
  • Nos dias que sentir mais saudade ou se lembrar de seu pai, faça alguma coisa que ele se orgulhasse que você fizesse se ainda fosse vivo.
  • Não cometa o mesmo erro duas vezes! Passamos a vida estressados e adiando aquele Te Amo ou Gosto Muito de Ti, não deixe de dizer o que sente e diga às pessoas de quem gosta o quanto gosta delas e o quanto elas lhe fazem falta.
  • Comente sua situação, falar e escrever por vezes ameniza a dor.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Adriana
Menos de um mês perdi meu pai, um amigo, carinhoso, pai dedicado um exemplo pra mim e para minhas irmãs . Realmente dói , você só sabe quando passa por isso, sua vida muda, me tornei uma pessoa amarga desde então, não sinto alegria em nada, não tenho esperança simplesmente perdi a fé. Sei que o tempo ameniza dizem ...mas pra falar a verdade que diferença vai fazer, não vou ter a minha vida com ele nunca mais....
Marco
Meu pai faleceu de Leucemia dia 04/10, completaria 77 anos dia 10/10. Éramos muito próximos, um exemplo de homem a ser seguido, cuidei dele até o final da doença, do mesmo jeito que cuido dos meus filhos... Apesar da dor imensa que sinto, tenho tranquilidade e satisfação de ter demonstrado em vida todo meu amor e admiração a ele; ainda no hospital ele sempre me elogiava a outras pessoas dizendo que tinha um ótimo filho. Não importa se o pai morre aos 30, 50 ou 80 anos, sempre seremos órfãos...
Editor umComo.com.br
Oi Marco. Com certeza seu pai foi muito feliz por ter um filho dedicado como você. Força para você e toda a sua família!
A sua avaliação:
Kailany Carvalho
Eu perdi o meu pai ha 3 meses, e eu e ele eramos muito proximos, eu sou unica filha do meu pai e foi muito doloroso porque ele morreu um dia antes do meu aniversario, eu ia completar 15 anos, e o pior e que ele morreu de acidente de carro algo bem inesperado ninguem esperava. E eu simplesmente nao supero nao aguento sinto que a vida ja nao faz sentido pra me.
Daniele Kasomw
Meu pai morreu sabado eu to me sentindo muito culpada.
Adriana
Nem eu nemVocê não temos controle sobre nada nessa vida,por isso não se sinta assim
Tiago
A 8 meses o meu pai, a 9 meu tio que era o meu segundo pai, duas perdas onde eu estive presente em tudo o que rodeou e o que precisou, o ultimo a vê-lo vivos, o ultimo a sentir o cheiro e presenciar a cor de olho, verde incrível, que eles tinham, pegar em suas mãos, sentir o calor de suas mãos, e a exatos 8 meses, choro todos os dias pelas perdas. Superei, nem perto disso, sinto dor todos os dias, como disse choro todos os dias, lembro todos os dias, todos os momentos que tive, bons, alegres e os tristes. Com meu pai, fiquei 30 dias dentro de um hospital, vendo dia após dia,a luta e a desistência, tentava me manter calmo, sobrio, pois como filho único só isso poderia me ajudar a superar um fim eminente, aconteceu e não sei como superar. Lendo isso chorei, senti raiva, e não faço a menor idéia de quando isso vai passar, se é que um dia vai passar. Só peço a Deus, que um dia passe, para eu poder viver. Quem sabe
adriana
Também não sei o que dizer. Meu pai morreu há 14 dias e a dor é muito forte. Estou tentando prosseguir porque tenho que ajudar meus irmãos mais novos a superar tudo isso. É muito difícil, nunca pensei que sentiria tanta tristeza mas a vida nos surpreende. Justo agora que eu estava me acostumando com a perda do meu avô tão querido. Faz pouco mais de três anos de sua morte e a saudade é grande. Só Deus para nos ajudar nessa hora tão difícil
Luiz
Amigo, como você está? Perdi meu pai sábado estou desesperado. Sua dor amenizou?
Rita
Amigos perdi meu pai no último dia 03/10. Ele era pai e mãe estou tão triste. pois foi inesperado.
Imagem: natysuper.wordpress.com
Imagem: babydalle.wordpress.com
Imagem: magalle.tumblr.com
Imagem: sonhoanavegar.tumblr.com
1 de 4
Como superar a morte de um pai