Como superar a morte de um pai

Como superar a morte de um pai
Imagem: natysuper.wordpress.com

Se chegou até este artigo muito provavelmente deve estar sofrendo imenso com a perda de seu pai. Lidar e superar a morte de um ente querido é sempre complicado, mas quando se trata de um Pai a coisa piora ainda mais. Neste caso em umComo não temos a solução para curar a dor que sente, mas temos algumas sugestões que poderão amenizar essa dor. Continue lendo este artigo de umComo e descubra alguma dicas sobre como superar a morte de um pai.

Cada caso é um caso?

Não existem duas pessoas iguais e como tal, é difícil compararmos determinadas situações. Uma coisa é certa a morte sempre nos afligiu e nunca foi, nem será um tema fácil de tratar. Existem relações entre pais e filhos que são extremamente conflituosas e outras que são como melhores amigos, independentemente da sua situação certamente que a morte de seu pai o afetou e o marcará para sempre. Mas pense uma coisa, agora a morte está sendo seu foco, com o tempo todas as coisas que viveram juntos serão as suas lembranças.

Ficou tanto por dizer...

Essa é provavelmente a frase que mais se ouve nesta situação. E sim é verdade, fica sempre muita coisa por dizer, mas agora não há volta a dar. Pense que ele o ouvirá (e isto serve para católico, ateu, todo o mundo) e fale com ele tudo o que tinha para dizer. Pense que fisicamente ele já não está presente, mas todos os dias em pequenas ações do seu cotidiano ele irá aparecer, quer seja em uma situação que o fez recordar de seu pai ou simplesmente em uma conversa que poderia ter tido com ele. Valorize estas pequenas coisas, que se calhar até então não valorizava.

Como botar a vida para a frente?

Mais uma vez, cada caso é um caso, mas a vida não vai parar. Por mais duro que isso seja de ouvir a vida é assim, o mundo lá fora vai continuar girando. O seu mundo pode ter acabado, mas você terá que arrumar uma forma de continuar com sua vida, e pense só, a vida tem um montão de coisas boas para celebrar. Se tem filhos, pense neles e tente ensinar para eles tudo o que o seu pai lhe ensinou. Arrume um hobbie, faça voluntariado, se dedique a uma causa. Escreva! Escreva sobre o que sente sobre o que queria dizer e não foi capaz ou não teve tempo. Tente ajudar os outros com a sua experiência, é exatamente isso que estou fazendo agora. Se melhora minha situação? Não sei... Mas no final você vai sentir algum alivio!

Imagem: babydalle.wordpress.com

O tempo cura tudo?

Não! O tempo vai amenizando a dor, mas você vai sempre sentir uma dor. Ou seja, agora você tem uma ferida aberta que precisa curar, mas a cicatriz vai sempre existir. A verdade é essa, com o tempo a coisa vai amenizando e você vai começando a olhar o passado com outros olhos, e a dar valor a outras coisas, com o tempo e passada a fase de negação você conseguirá focar sua vida em outras coisas, mas seu pai será sempre lembrado por si.

Imagem: magalle.tumblr.com

Homenagem

Faça uma homenagem para seu pai, encontre algo que ele gostasse que você fizesse, e faça! Há uma coisa que será fundamental para você conseguir levar a vida para a frente, e essa coisa é enfrentar a situação. Essa homenagem poderá servir como ponto de partida na sua vida para começar uma nova etapa e começar a se focar em outras situações. Isto não significa que você não vai lembrar mais de seu pai, mas pode ser o começo de uma nova etapa e essa tal dor comece a passar aos poucos.

Saudade

Saudade é aquela palavra bem difícil de definir, normalmente está sempre associada a temas de amor ou de perda, e de fato após uma perda tão importante como a de um pai a saudade ganha um outro significado. Saudade numa primeira fase vira agonia e desespero, e aos poucos acaba virando lembranças de situações boas e prazerosas que passaram juntos. Sentir saudade é sinal de que essa pessoa era importante para si e que o marcou, sentir saudade por vezes dói por vezes faz rir. Quando se lembrar de seu pai pense em todos os bons momentos que passaram juntos.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra - Aposentadoria de falecido, quem tem direito?

Imagem: sonhoanavegar.tumblr.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar a morte de um pai, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Conselhos
  • Procure ajuda de um especialista, ou fale com alguém. Pode falar com um amigo, mas irá se surpreender no dia em que falar mais sobre esse tema com um completo desconhecido. Verá como dirá a ele coisas que provavelmente nunca diria a uma pessoa próxima.
  • Dizem que o tempo cura tudo, talvez não cure tudo, mas com o tempo a sua dor irá sendo cada vez menor.
  • Nos dias que sentir mais saudade ou se lembrar de seu pai, faça alguma coisa que ele se orgulhasse que você fizesse se ainda fosse vivo.
  • Não cometa o mesmo erro duas vezes! Passamos a vida estressados e adiando aquele Te Amo ou Gosto Muito de Ti, não deixe de dizer o que sente e diga às pessoas de quem gosta o quanto gosta delas e o quanto elas lhe fazem falta.
  • Comente sua situação, falar e escrever por vezes ameniza a dor.