Outras aprendizagens de competência para a vida

Como ser mais tolerante

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser mais tolerante

Respeitar os outros, tentar se colocar no lugar do outro, escutar e compreender são algumas práticas que todos deveríamos realizar, pois não só evitaríamos desgostos, como também seríamos mais abertos e permissivos com os outros. Ainda que às vezes não seja uma tarefa nada fácil, seguir o padrão da tolerância nos ajudaria a nos desprender de cargas inúteis e ser um pouco mais felizes. Em umComo.com.br acreditamos na liberdade de expressão, de pensamento e de escolha, mas queremos explicar a você como ser mais tolerante. Com os seguintes conselhos aprenderá a ter mais respeito com os outros, conservando as suas ideias e valores fundamentais. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como ser mais criativo

Passos a seguir:

1

Tente não impor uma opinião, ideia ou critério próprio. Para ser mais tolerante deve estar disposto a aceitar os pensamentos alheios, bem como a respeitá-los como se fossem seus. Embora às vezes discutimos por ideias totalmente opostas às nossas, deve aprender a analisar os argumentos e evitar ridiculizar, ferir, discriminar ou desacreditar uma pessoa que está exercendo o seu direito de se expressar livremente. Lembre-se: você também não tem a verdade absoluta.

2

Respeite-se a si mesmo e respeite os outros. Embora deva ser fiel aos seus pensamentos e valores, tente ter uma mente mais aberta para entender e respeitar o seu contrário. Se colocar na ofensiva, gritar ou pré-julgar ou julgar -diretamente- os outros, não fará de você o dono da razão. Para ser mais tolerante deve romper a sua própria barreira e não estabelecer limites. Abra a mente e talvez descobrirá que pode se aproveitar dos pensamentos dos outros para construir ainda mais o seu próprio discurso.

Como ser mais tolerante - Passo 2
3

Empatia. Este valor é fundamental para poder ser mais tolerante. Ter empatia com o meio significa compreender, escutar, atender e entender. Isto é, colocar-se na pele do outro, tentar compreender a realidade na qual vive o oposto, para assim não julgar de imediato. Descobrir outras perspectivas ajudará você a entender outras realidades.

4

Por outro lado, para ser mais tolerante deverá fazer o esforço de conhecer outras culturas. Ainda que pareça óbvio, muita gente erra ao pensar que o próprio é o melhor. Em qualquer cultura, há coisas positivas e negativas. Assim, tentar compreender as alheias servirá para absorver conhecimentos e enriquecer o seu nível cultural e social. Cultive a sua tolerância longe dos preconceitos.

Como ser mais tolerante - Passo 4
5

Seja e mostre-se uma pessoa inteligente. Assim como você não tem a verdade absoluta, não se deixe enganar. Destrua qualquer outro pensamento radical, pois será prova de que a outra pessoa não é tolerante nem empática. Não vale a pena se fazer de forte nesse sentido. A ignorância será o melhor remédio.

6

A intolerância só demonstra que você é uma pessoa insegura e com certas carências. Tente procurar a segurança em si mesmo, confie na validade de seus pensamentos e na validade das opiniões dos outros. Lembre-se que o primeiro passo para aceitar os outros é se aceitar a você mesmo.

Como ser mais tolerante - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser mais tolerante, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como ser mais tolerante