Partilhar

Como saber se uma música tem direitos autorais

Imagem: upf.br

Uma pessoa quando escreve um texto, uma música ou qualquer outro trabalho com conteúdo original tem direito a registrar esse trabalho protegendo-o pelos direitos autorais. Esses direitos protegem em lei a obra de cópia e dá exclusividade ao autor do trabalho. Para que você possa descobrir se uma música é registrada ou não o umComo.com.br preparou algumas informações que te ajudarão nesse processo de como saber se uma música tem direitos autorais.

Também lhe pode interessar: Como funcionam os direitos autorais
Passos a seguir:
1

É preciso tomar alguns cuidados quando se resolve usar alguma música principalmente para fins lucrativos, atualmente muitas pessoas estão produzindo conteúdo para a internet por meio do YouTube e um dos problemas que você pode enfrentar caso utilize uma música com direitos é ter o seu vídeo bloqueado.

Para quem passa por esse problema com o YouTube, nesse artigo vamos dar algumas dicas para você saber se essa música tem direitos autorais.

Você pode verificar se uma música possui restrição de registro do autor dentro mesmo do site do YouTube, para realizar esse procedimento é preciso que esteja logado com a sua conta e então clique na opção "Criar", logo depois vá em "Biblioteca de áudio" e então "Músicas com anúncio". É possível verificar na lista que será apresentada de músicas qual possui direitos do autor ou caso não encontre a música que procura é só pesquisar no campo de busca pelo nome da música.

Como saber se uma música tem direitos autorais - Passo 1
Imagem: youtube.com
2

Outra forma de consultar a autoria de uma música é por meio do site do Ministério da Cultura, acessando o site pelo endereço http://arquivo.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=75

No site você poderá realizar a consulta através do nome da música, para isso basta marcar a opção "Titulo" e então no local indicado escrever o nome da música e clicar em consultar. Essa consulta retornará as informações de autoria da música em questão.

3

É muito importante estar ligado a autoria e os direitos do autor sobre as músicas, pois estando as músicas protegidas por lei se torna muito mais complicado de usá-las sem que se tenha a autorização.

4

O site registrarmusica.com.br é mais uma das opções disponíveis online que podem ser usadas tanto para registrar uma música sua quanto para consultar alguma obra já registrada.

Neste site você pode realizar a busca digitando um trecho da música que deseja consultar no campo indicado e depois basta clicar na opção "Buscar".

5

Agora que você já conhece maneiras de saber se uma música tem direitos autorais ficará muito mais simples de realizar essa busca para que possa utilizar músicas sem se preocupar em estar infligindo os direitos da obra que o autor possui.

Caso você deseje utilizar uma música que está protegida por lei uma das alternativas é buscar autorização para que possa usá-la legalmente.

Se você também é autor de obra e ainda não registrou o seu direito sobre ela não perca tempo e faça esse procedimento o quanto antes, para que outras pessoas não realizem esse registro com sua obra antes de você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma música tem direitos autorais, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Como saber se uma música tem direitos autorais

2 comentários
Higo
A primeira opção não deu muito certo não.
realizei a consulta no youtube e não tinha a musica quando postei a vídeo, foi bloqueado, sendo que no youtube não constava a musica em sua biblioteca.
Cassemiro Vitorino
Olá boa tarde, tudo bem. Não consigo identificar quem detém os direitos autorais dessas músicas que gostaria de utilizar num documentário. São dois trechos de músicas cantadas pelos personagens não excedendo mais do que 30 segundos cada. “Adiós Pampa Mia” CARLOS GARDEL = 28" Compositores: Ivo Pelay, Francisco Canaro, Mariano Moraes “Cachorro Amigo” 30" Compositores: LUIZINHO ROSA, MARTINS NETO Aonde posso encontra informações a respeito. Obrigado Abs
Ricardo
Uma das grandes bagunças em nosso Brasil! Ninguém consegue nos orientar em nada! Todos os caminhos nos levam a nenhum lugar! O próprio Ecad deveria ter disponibilizada toda lista de músicas registradas e não tem. Esse site promove endereços que não tem nada!

Imagem: upf.br
Imagem: youtube.com
1 de 2

Voltar ao topo da página