Como saber se estou preparada para ser mãe
Ser mamãe é uma das decisões mais importantes que uma mulher pode tomar em sua vida. Não é apenas necessário sentir o desejo, que não é inerente ao fato de ser mulher, pois existem muitas mulheres que nunca o chegam a ter, mas também é um ato de responsabilidade, um compromisso que durará toda a vida. É importante saber se quer dar esse grande passo e, sobretudo, ter claro que a partir do momento que ficar grávida, terá uma pequena pessoa que vai depender de você completamente.
Se você se propôs a ser mãe e ainda tem algumas dúvidas, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br. Vamos dar-lhe alguns conselhos para saber se está preparada para ser mãe. Reflexionando e meditando sobre esta decisão com tranquilidade, sinceridade e serenidade, descobrirá se realmente está pronta para dar vida.
Passos a seguir:
Ser mamãe não requer experiência prévia, nem um título, nem um certificado, mas é uma decisão importante que requer sinceridade, tranquilidade, desejo e compromisso. Ser mãe implica ser responsável, ter tempo, ter vontade. O despertador biológico, com frequência, desempenha um papel importante. Não devemos esquecer que a reprodução é uma das funções básicas do ser humano, por isso muitas mulheres em certa idade são atingidas pelo desejo de se converterem em mães.
No entanto, para ser mamãe deve estar preparada emocionalmente. É uma decisão importante, assim, em primeiro lugar deverá ser sincera com você mesma, saber se realmente o deseja, se está disposta a compartilhar, a renunciar o seu próprio tempo para se dedicar a esse pequeno ser. Porque ser mãe não é apenas um passatempo, é uma responsabilidade e um compromisso para toda a vida.
Repetimos que o desejo de ser mamãe é fundamental para saber se uma pessoa está preparada para a maternidade ou não. Hoje em dia há múltiplas possibilidades que permitem ter um bebê, mas se você se encontra em um relacionamento, é importante que a decisão seja consensual e querida por ambas as partes. Pode ser que a mudança corporal seja apenas você a sofrer, como mulher, mas a vida ficará alterada para os dois. Um bebê é uma alegria, mas envolve uma reestruturação da vida livre porque, como dissemos, supõe uma responsabilidade e um compromisso. Têm vontade de viver essa aventura?
Em umComo damos a você outros conselhos para saber se estou preparado para ser pai.
Analise seu contexto para tomar essa decisão. Ter um bebê envolve uma despesa, por isso deve pensar se o meio é favorável para que a criança cresça coberta pelas necessidades básicas. Lendo assim pode parecer um pouco frio, mas não se deve esquecer que é uma realidade. Somar mais um membro à família exige uma mudança na economia doméstica.
Não se force. Se sente que não é o momento, não tente ser mãe "porque é hora". Cada pessoa é diferente e cada casal também. Talvez não tenha chegado sua vez e, talvez, não chegue nunca, porque sua decisão é não ser mamãe. Não se deixe influenciar sobre os estigmas sociais porque é você que deve decidir se quer ter tal responsabilidade ou não. Por isso convidamos você a refletir para tomar uma decisão baseada na sua autenticidade e suas aspirações. Se quer ser mamãe deverá sê-lo de forma consciente, plena e responsável.
Se quer ser mãe solteira, a decisão só dependerá de você, de se você se sente com vontade e força de se lançar a esta aventura sozinha. E para isso deverá ser principalmente estável emocionalmente. Caso tenha um parceiro, devem pensar se a relação de vocês é forte e sólida para construir uma família com os pilares necessários.
Tirem da cabeça que uma criança é a solução para uma crise porque a única coisa que conseguirão é machucar um bebê. Lembre-se que seu filho ou filha deverá viver em um meio estável, cheio de afeto, carinho e amor.
Sejam conscientes de que ter um bebê implica outras responsabilidades. Não estamos a dizer que se têm que fechar em casa e não sair, mas sim que a vida mudará: novos horários, novas rotinas, menos espaço individual e, inclusive, menos intimidade. Por tudo isso é imprescindível o consenso entre o casal, pois precisarão renunciar a algumas coisas. O bebê se converterá no centro de suas vidas e em sua máxima prioridade.
O desejo de ser mamãe não afeta todas as mulheres por igual. Se realmente está sentindo, provavelmente está mais do que preparada para ser mãe. Não se assuste, é normal ter dúvidas, trata-se de uma experiência desconhecida que dá respeito pela responsabilidade que envolve. No entanto, é um mundo precioso do qual aprenderá à medida que entrar nele. Como dissemos, não existe um manual nem um certificado de ser mamãe, mais do que a vontade e a boa vontade que puser.
Antes de se iniciar na aventura da maternidade é hora de responder com sinceridade a esta pergunta: estou preparada para ser mãe? Saberá se a ideia emociona você, mexe com você, se sente vontade, se sente alegre e energia para enfrentar este novo futuro. Mas se a ideia provocar ansiedade, inquietar você, perturbar, pressionar ou transbordar, é melhor tomar um tempo antes de dar este passo importante. Se acha que agora mesmo existem outras prioridades na sua vida, é melhor deixar passar um tempo antes de entrar na maternidade.
Trazer um bebê ao mundo não é nada fácil, mas não duvide de que pode ser o melhor presente. Qualquer mulher é capaz de ser mamãe, não duvide de si mesma. Mentalize-se que uma gravidez é um processo, não uma doença, que você continuará sendo mulher acima de tudo. De que é necessária a constância, a paciência e a responsabilidade, mas que pode seguir desfrutando da vida junto do seu bebê. Se se sente segura do passo que vai dar, nada pode correr mal.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se estou preparada para ser mãe, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.