Atividades em sala de aula

Como fazer uma sessão de cinema para crianças

Como fazer uma sessão de cinema para crianças
Imagem: concellocarral.com

A organização de um sessão de cinema na sala de aula pode ser uma atividade didática muito interessante a ser utilizada pelos professores. Permite sair da rotina da atividade docente habitual, ao mesmo tempo que oferece uma alternativa lúdica e educativa que permite aprofundar alguns aspectos do material curricular, dependendo do filme. Além disso, estimula o espírito crítico dos estudantes e ajuda-os a ampliar a sua visão sobre a sociedade, outras culturas, atitudes e valores, além de fomentar a cultura e o amor pelo cinema. Por isso, em umComo.com.br, oferecemos algumas indicações sobre como fazer uma sessão de cinema para crianças.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma maquete escolar
Passos a seguir:
1

Seleção do filme. Que título escolher? Deve ser um filme adequado para a idade da classe, já que não é o mesmo projetar um filme em uma sala de crianças de 8 anos e de 16 anos. Deve-se considerar o tipo de valores ou de lições que se pretende extrair de sua projeção e do debate posterior, e tentando sempre assistir ao filme antes da projeção para comprovar a adequação para os fins previstos.

2

Trabalho prévio. Antes de organizar a sessão de cinema para crianças, deve-se fazer um pequeno trabalho de documentação e investigação sobre o filme (diretor e atores, detalhes técnicos, história de sua rodagem, etc.) e sobre a temática a que se refere, para poder conduzir posteriormente o debate na sala de forma eficaz.

3

Projeção. Os meios técnicos devem ser adequados para que o filme seja visto e ouvido com a qualidade necessária. De outro modo, os alunos podem perder o interesse rapidamente se não se inteirarem do que se está passando no filme. Comprove antecipadamente se a acústica do lugar é boa e se os diálogos são ouvidos bem de todos os pontos da sala.

4

Duração. Um filme muito longo pode cansar os espectadores, sobretudo se forem jovens e não houver tempo suficiente durante o horário de aula para assistir ao filme todo. Dividi-lo em vários dias pode fazer que também se perca o fio argumental ou o interesse. Se não houver tempo suficiente para ver um filme inteiro, talvez seja mais interessante organizar o debate em torno de cenas concretas ou curtas metragens.

5

Introdução. Antes da projeção, é conveniente fazer uma breve exposição sobre o filme, falar do ano em que foi criado, equipe artística, bem como algumas aspetos sobre o argumento e a temática. Deve-se adaptar o discurso à idade, capacidade e conhecimentos dos alunos.

6

Debate. Quando o filme acabar, dedique uns minutos a estimular o debate fazendo perguntas concretas e deixando que os alunos se expressem livremente e raciocinem com argumentos. Pode ser feito primeiro um debate sobre o argumento, para certificar-se de que todos os alunos compreenderam a história do filme e, em seguida, extrapolar à temática geral sobre o que foi falado, e os valores e atitudes que transmite. O debate também pode ser levado para o plano técnico e artístico, incidindo no tipo de fotografia, música, interpretações dos atores e qualquer detalhe que lhe pareça digno de menção.

Pode ser organizada uma palestra para toda a sala, ou ser selecionado um grupo de meninas e meninos para que debatam em público, como se fosse um programa de televisão. Pode-se inclusive escolher uma aluna ou aluno para que faça o papel de moderador do debate. Em seguida, como atividade complementar, pode-se passar algum questionário ou exigir um comentário ou redação para que cada um coloque suas ideias no papel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma sessão de cinema para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
João Carlos xavier Oliveira
Eu quero fazer filme
Imagem: concellocarral.com
Como fazer uma sessão de cinema para crianças