Partilhar

Como fazer uma maquete escolar

Como fazer uma maquete escolar
Fonte: oficinadecenografia.blogspot.pt

Pode acontecer que, durante o tempo em que você é estudante, os professores lhe peçam para construir uma maquete de algo, pois consideram que é uma atividade lúdica muito educativa e que também estimula sua criatividade. Esta tarefa poderá deixá-lo um pouco preocupado, pois exige dedicação, trabalho e algumas horas livres para a colocar em prática, no entanto depressa perceberá que é uma atividade divertida, sobretudo se a fizer em conjunto com outra pessoa. Para que sua maquete faça o maior sucesso, reunimos neste artigo umComo.com.br algumas dicas de como fazer uma maquete escolar. Continue lendo!

Passos a seguir:
1

O projeto. É muito importante que, antes de começar construindo a maquete, você já tenha um projeto definido pois será em função dele que saberá o que tem de incluir. Desta forma foque-se no tipo de maquete que lhe foi pedida e elabore um esboço com a posição dos elementos na maquete.

Como fazer uma maquete escolar - Passo 1
Fonte: dev.oniric.ca
2

A base. É por aqui que você começa a sua maquete, por isso deverá saber que tipo de material escolher, e isto é importante para que o peso de suas construções seja devidamente suportado. Desta forma você poderá escolher entre isopor, madeira ou compensado, cartão grosso e EVA grossa.

Como fazer uma maquete escolar - Passo 2
Fonte: isorecort.com.br
3

As ruas, as estradas e o gramado. Estes elementos serão o "chão" de sua maquete, quer ela seja urbana ou campestre. Se for urbana, você terá de incluir bastantes estradas, e pode fazer isso colando uma grande folha de cartolina preta sobre a base; depois, com estreitos retângulos brancos, você define as vias de rodagem. Se as ruas forem de terra, use cartolina castanha e, se for gramado, use cartolina verde. Em vez de usar cartolina de cor, você também poderá pintar, conferindo um aspeto bem artístico à sua maquete.

Como fazer uma maquete escolar - Passo 3
Fonte: ferreomodelismo.blogger.com.br
4

As construções. Aqui os materiais dependem do tipo de construção que lhe foi pedida para fazer. Se se tratar, por exemplo, de uma maquete com edifícios, você poderá usar caixas pequenas como as de de fósforos e medicamentos, que deverão ser pintadas ou revestidas com papel colorido. Se for uma maquete de uma fazenda, por exemplo, você poderá utilizar argila, ou palitos de gelado e paus para recriar uma casa de madeira.

Como fazer uma maquete escolar - Passo 4
Fonte: noteaqui.com
5

Os elementos naturais. É provável que queira incluir em sua maquete alguns elementos naturais como areia, árvores, montanhas ou água, e isso não será difícil. Para uma área de areia simplesmente passe cola e coloque areia nela, retirando depois o excesso; para fazer árvores você poderá usar palitos como tronco e papel crepom verde amassado para a copa; no caso das montanhas o mais indicado será usar massa de modelar castanha e, para a água, use folha de celofane azul, que imitará o movimento e brilho dela. Você até poderá incluir um vulcão caseiro e surpreender todos!

Como fazer uma maquete escolar - Passo 5
Fonte: galeriadahistoria.blogspot.pt
6

As pessoas e os animais. Para incluir alguma vida e agitação social na sua maquete, será boa ideia colocar algumas pessoas e animais, consoante o tipo de maquete de que se trata. Não se esqueça que estes elementos deverão estar proporcionais ao tamanho dos edifícios, pois uma pessoa não pode ter a mesma altura que um prédio. Para isso use pedaços pequenos de massa de modelar ou biscuit, recortes de jornais colados em palitos, bonecos de Lego ou Playmobil, ou compre um conjunto de figuras para maquete que poderá comprar no Mercado Livre. Para os animais você pode usar os mesmos elementos.

Como fazer uma maquete escolar - Passo 6
Fonte: produto.mercadolivre.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma maquete escolar, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Faça questão de usar uma cola forte ou indicada para cada elemento que pretende colar, pois desta forma certifica-se de que sua maquete não se desmancha.
  • Além dos referidos, existem muitos outros materiais que você poderá utilizar, seja criativo!

Escrever comentário sobre Como fazer uma maquete escolar

O que lhe pareceu o artigo?
17 comentários
Sergio artins
A dificuldade de fazer uma maquete escolar com movimento é grande como , tem algum site que possa nos orientar.
A sua avaliação:
sidney
ola bom dia estou querendo construir uma maquete de uma escola sustentavel queria um auxilio desde ja muito obrigado.
geovana
oi,minha prima esta fazendo a maquete.se vc quizer mando fotospara o seu imail
A sua avaliação:
Fernanda
Preciso ajudar meu irmão a fazer uma maquete de praia, que contenha: o mar, areia, prédios, calçadão. E nem sei como começar...preciso de ajuda...
A sua avaliação:
Benda Daniela
Que legal você sabem?
Editor umComo.com.br
Oi Benda! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
eslene
Oii....queria perguntar como fazer uma maquete sobre a festa tradicional catope
A sua avaliação:
josenei
olha eu queria saber si vcs ja fizeram´uma maquete de solos
Raquel
Como posso fazer um cabeçalho para colar na maquete ?
Vitoria feitosa Valença
Mais voces tem certeza mais ta certo do que antigamente
josenei
olha eu queria saber si alguem ja fez uma maquete sobre solos tipo argiloso;arinoso e mifero e para a minha conhada
vitória
Legal e.v.a tinta tudo amei
Sara Silva
Oi Vitória, que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário :)
Lilian
Como faço uma maquete dos imigrantes europeus italiano? Veio assim na agenda do meu filho, más não tenho noção de como fazer...

Como fazer uma maquete escolar
Fonte: oficinadecenografia.blogspot.pt
Fonte: dev.oniric.ca
Fonte: isorecort.com.br
Fonte: ferreomodelismo.blogger.com.br
Fonte: noteaqui.com
Fonte: galeriadahistoria.blogspot.pt
Fonte: produto.mercadolivre.com.br
1 de 7
Como fazer uma maquete escolar

Voltar ao topo da página