
A organização de um sessão de cinema na sala de aula pode ser uma atividade didática muito interessante a ser utilizada pelos professores. Permite sair da rotina da atividade docente habitual, ao mesmo tempo que oferece uma alternativa lúdica e educativa que permite aprofundar alguns aspectos do material curricular, dependendo do filme. Além disso, estimula o espírito crítico dos estudantes e ajuda-os a ampliar a sua visão sobre a sociedade, outras culturas, atitudes e valores, além de fomentar a cultura e o amor pelo cinema. Por isso, em umComo.com.br, oferecemos algumas indicações sobre como fazer uma sessão de cinema para crianças.
Seleção do filme. Que título escolher? Deve ser um filme adequado para a idade da classe, já que não é o mesmo projetar um filme em uma sala de crianças de 8 anos e de 16 anos. Deve-se considerar o tipo de valores ou de lições que se pretende extrair de sua projeção e do debate posterior, e tentando sempre assistir ao filme antes da projeção para comprovar a adequação para os fins previstos.
Trabalho prévio. Antes de organizar a sessão de cinema para crianças, deve-se fazer um pequeno trabalho de documentação e investigação sobre o filme (diretor e atores, detalhes técnicos, história de sua rodagem, etc.) e sobre a temática a que se refere, para poder conduzir posteriormente o debate na sala de forma eficaz.
Projeção. Os meios técnicos devem ser adequados para que o filme seja visto e ouvido com a qualidade necessária. De outro modo, os alunos podem perder o interesse rapidamente se não se inteirarem do que se está passando no filme. Comprove antecipadamente se a acústica do lugar é boa e se os diálogos são ouvidos bem de todos os pontos da sala.
Duração. Um filme muito longo pode cansar os espectadores, sobretudo se forem jovens e não houver tempo suficiente durante o horário de aula para assistir ao filme todo. Dividi-lo em vários dias pode fazer que também se perca o fio argumental ou o interesse. Se não houver tempo suficiente para ver um filme inteiro, talvez seja mais interessante organizar o debate em torno de cenas concretas ou curtas metragens.
Introdução. Antes da projeção, é conveniente fazer uma breve exposição sobre o filme, falar do ano em que foi criado, equipe artística, bem como algumas aspetos sobre o argumento e a temática. Deve-se adaptar o discurso à idade, capacidade e conhecimentos dos alunos.
Debate. Quando o filme acabar, dedique uns minutos a estimular o debate fazendo perguntas concretas e deixando que os alunos se expressem livremente e raciocinem com argumentos. Pode ser feito primeiro um debate sobre o argumento, para certificar-se de que todos os alunos compreenderam a história do filme e, em seguida, extrapolar à temática geral sobre o que foi falado, e os valores e atitudes que transmite. O debate também pode ser levado para o plano técnico e artístico, incidindo no tipo de fotografia, música, interpretações dos atores e qualquer detalhe que lhe pareça digno de menção.
Pode ser organizada uma palestra para toda a sala, ou ser selecionado um grupo de meninas e meninos para que debatam em público, como se fosse um programa de televisão. Pode-se inclusive escolher uma aluna ou aluno para que faça o papel de moderador do debate. Em seguida, como atividade complementar, pode-se passar algum questionário ou exigir um comentário ou redação para que cada um coloque suas ideias no papel.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma sessão de cinema para crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.