Outros Atividades formativas e jogos

Atividades com bambolê

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 13 outubro 2023
Atividades com bambolê

Assim como o elástico e a corda, o bambolê é um objeto que possibilita várias brincadeiras infantis que foram muito presentes na infância de muita gente. Numa época que as crianças não utilizavam telas, mas saíam para brincar na rua, esse tipo de brincadeira era muito popular.

É fato que, antigamente, as brincadeiras eram bem mais simples, intuitivas — e até mais baratas — que hoje em dia. Bastava uma corda, um pedaço de elástico, um aro grande de plástico, ou de metal, e a diversão estava garantida.

No caso do bambolê, o objeto não passa de um aro que, normalmente, giramos em torno da cintura. Mas será que esse ele serve apenas como brincadeira infantil ou tem outras funções e usos? Neste artigo do umCOMO você descobrirá diversas atividades com bambolê para você soltar a sua criatividade.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma maquete escolar

Índice

  1. Origem do bambolê
  2. Brincadeira clássica
  3. Amarelinha de bambolê
  4. Bolha de sabão
  5. Bambolê sensorial
  6. Móbile infantil
  7. Dentro e fora
  8. Circuito motor
  9. Circuito com bolas
  10. Deslizar o bambolê
  11. Relógio
  12. Acerte ao alvo
  13. Mural decorativo
  14. Base para telas de pintura
  15. Ginástica rítmica
  16. Outras atividades físicas
  17. Brincar com bambolê na educação infantil
Ver mais >>

Origem do bambolê

O bambolê é um objeto lúdico tão popular que instituiram um dia para celebrá-lo: 11 de novembro[1]. A iniciativa foi uma maneira que as pessoas encontraram para incentivar o uso deste aro, que não é usado apenas em brincadeiras, mas também em atividades físicas, como a ginástica rítmica.

Como podemos imaginar, essa brincadeira simples surgiu na antiguidade, mas precisamente no Egito Antigo, quando costumava-se entrelaçar fios de parreira secos, formando arcos que eram usados por crianças em suas brincadeiras ou por artistas de rua em suas apresentações.

Contudo, o bambolê, como o conhecemos hoje, surgiu no final dos anos 50, fruto de uma ideia de dois empresários do ramo de brinquedos que, em uma viagem a Austrália, após presenciarem crianças brincando com aros de bambu, decidiram importar e adaptar a brincadeira para os Estados Unidos, desenvolvendo um brinquedo sob o nome de "hula hoop”.

Quando chegou ao Brasil, o famoso aro recebeu o nome de bambolê numa associação ao verbo “bambolear" que significa rebolar, gingar. Apesar da sua simplicidade, o bambolê é bastante versátil e pode ser usado em diversas atividades. Veja a seguir algumas delas:

Brincadeira clássica

Girar o bambolê ao lado da cintura é a forma mais tradicional de se brincar com o objeto[2]. Basta apoiá-lo na altura da cintura, rodar e começar a rebolar, de forma que o aro seja mantido girando pelo movimento do rebolado do corpo. O objetivo é não deixar o aro cair.

Esta brincadeira foi se adaptando e aprimorando ao longo do tempo e ficando, inclusive, mais desafiadora. As crianças passaram a rodopiar os bambolês não apenas na cintura, mas no braço, pescoço e tornozelo, bem como a incorporar mais de um aro às brincadeiras.

Se quiser aprender como manter o bambolê na cintura, veja o vídeo que deixamos aqui abaixo.

Amarelinha de bambolê

Aqui unem-se duas brincadeiras muito populares: o bambolê e a amarelinha. Nesta última, cria-se um caminho numerado até o “céu" que deve ser percorrido aos pulos, seja com as duas pernas ou apenas com uma. A demarcação das casas numeradas desse caminho podem ser feitas com o bambolê.

Bolha de sabão

Criar um túnel de bolha de sabão pode ser muito divertido. Você precisará de uma bacia grande com água, sabão e um bambolê. Depois basta entrar e pedir que seus amigos suspendam o bambolê ensaboado por você para criar o túnel. Você também pode simplesmente movimentar o aro embebido de água e sabão para criar bolas de sabão gigantes.

Bambolê sensorial

Você pode criar um bambolê sensorial para o seu bebê, enfeitando o aro com tecido macio e prendendo diversos brinquedinhos e estímulos sensoriais ao longo do aro. Depois, com o objeto no chão ou em cima da cama, basta colocar o bebê dentro do aro e deixá-lo se maravilhar com as possibilidades ao seu redor.

Móbile infantil

A partir de um aro você pode montar um móbile com diversos outros brinquedos, figuras e bichinhos de pelúcia pequenos e dispor esse objeto acima do berço do seu bebê para distraí-lo, encantá-lo e estimulá-lo.

Dentro e fora

Com bambolês pequenos ou grandes, você pode estruturar um circuito para as crianças irem percorrendo com um pé ou os dois, dentro ou fora dos aros. Se você variar as cores dos bambolês, a atividade fica ainda mais lúdica.

Circuito motor

Ao suspender os bambolês em diversas alturas e posições, você cria um circuito motor com aros para as crianças percorrerem saltando e passando por dentro dos aros.

Circuito com bolas

Com bambolês desmontáveis, você pode apoiar metades dos aros no chão em diferentes posições montando um circuito por onde as crianças podem chutar ou jogar bolas por dentro desses bambolês.

Deslizar o bambolê

Essa é mais uma brincadeira clássica. Você só vai precisar de um aro e uma vara para sair deslizando o bambolê na vertical. A vara é essencial para direciona-lo e mantê-lo em movimento

Relógio

Como é redondo, você pode utilizar o bambolê para ensinar uma criança a aprender as horas. Disponha os números ao redor do aro, faça ponteiros de papel e faça simulações para que a criança possa ir respondendo que horas são.

Acerte ao alvo

Essa também é uma brincadeira bastante comum. Você pode dispor cones e oferecer à criança um conjunto de bambolês os quais ela deverá arremessar para acertar o alvo, que são os cones.

Mural decorativo

Parecido com a ideia do móbile, aqui você pode usar um aro para amarrar fios de naylon ou fitas coloridas para fixar fotos e bilhetes, fazendo um criativo mural de fotos. Se pendurar fios de um material mais resistente, como arame, você também pode pendurar vasinhos de plantas.

Base para telas de pintura

Você pode usar o bambolê como base para criar um cavalete diferente. Basta encapar o aro com papel ou papel contact que você terá uma base para fazer suas pinturas.

Ginástica rítmica

A ginástica rítmica é um tipo de ginástica artística que utiliza diferentes objetos em suas coreografias. Um deles é o bambolê, que as ginastas usam em acrobacias, girando-os pelo corpo, arremessando-o, entre outros movimentos.

Outras atividades físicas

A versatilidade do bambolê pode ser adaptada para diferentes atividades físicas, como aquecimentos, alongamentos, elevações laterais, entre outros exercícios, que vão estimular principalmente os músculos da região abdominal[3].

Brincar com bambolê na educação infantil

Como vimos, o bambolê é um objeto que fornece diversas atividades lúdicas para crianças. Mas não apenas isso: o aro é um relevante aliado para desenvolver a coordenação motora dos pequenos. Boa parte das atividades que sugerimos acima servem para este intuito.

O bambolê ainda é útil para ensinar as crianças a terem noção de espaço, movimento e lateralidade, além de estimulá-las a explorarem a criatividade. O objeto torna-se, assim, um ótimo recurso para a educação infantil, principalmente de crianças pequenas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Atividades com bambolê, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. DIA MUNDIAL DO BAMBOLÊ. Disponível em: <https://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=20&p_secao=19#:~:text=Entretanto%2C%20o%20brinquedo%2C%20tal%20como,com%20c%C3%ADrculos%20feitos%20de%20bambu./>. Acesso em 04/10/2023.
  2. BRINCADEIRAS COM BAMBOLÊ DIVERTIDAS PARA CRIANÇAS. Disponível em: <https://www.educlub.com.br/brincadeiras-com-bambole-divertidas-para-criancas/>. Acesso em 04/10/2023.
  3. BAMBOLÊ: EXERCÍCIOS FÍSICOS DE UM JEITO DIVERTIDO. Disponível em: <https://correiodoestado.com.br/correio-b/bambole-exercicios-fisicos-br-de-um-jeito-divertido/279383/>. Acesso em 04/10/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Atividades com bambolê