Partilhar

Como fazer uma descrição de si mesmo

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer uma descrição de si mesmo
Imagem: josemira.com

Fazer uma descrição de você mesmo pode ser essencial, mais do que você imagina, e na maioria das entrevistas de trabalho costumam perguntar sobre nós. Por isso, neste artigo de umComo damos as orientações mais importantes para que você saiba como fazer uma descrição de si mesmo, e poder abordar os pontos fortes de sua personalidade, exaltando o bom e minimizando o mau.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma boa descrição
Passos a seguir:
1

Primeiro devemos avaliar a quem estamos dando esta descrição sobre nós mesmos. Não é o mesmo que fazer uma entrevista de trabalho, dar informação a um comitê acadêmico ou a um novo amigo. Por isso, é necessário identificar o público.

2

Para fazer uma descrição de você mesmo, também tem que pensar nos dados que são relevantes e aqueles que não o são. Por este motivo é importante saber muito bem que perfil de pessoa estão procurando, seja para um posto de trabalho ou para uma bolsa. E também, para que você se sinta bem, é sempre importante saber o que eles realmente precisam e quais necessidades estão buscando em você.

3

Podemos começar esta descrição dando nosso nome completo, local de nascimento e idade, bem como local de residência atual.

4

Para continuar com uma descrição de você mesmo, terá que pôr seus diplomas acadêmicos, isto é, sua formação, seus cursos e suas habilidades.

5

Se for apropriado, deverá acrescentar seus ganhos profissionais, a que se dedicou durante os últimos anos, qual foi sua experiência de trabalho, etc.

6

Em uma boa descrição sobre você mesmo, não podem faltar suas características pessoais. É interessante informar sobre o quão criativo você é, enérgico, proativo e o bom colega que se considera.

7

Normalmente, se for a uma entrevista de trabalho, pedirão que você diga também algum defeito. Não se esconda, faça desse defeito uma virtude. Por exemplo, se você se considera detalhista no trabalho, pode enfeitá-lo com um "sou demasiado perfeccionista".

8

Finalmente, a concisão e brevidade em uma descrição sobre você mesmo é essencial. Tente selecionar os dados mais importantes, para que o texto não seja maior do que 200 palavras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma descrição de si mesmo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como fazer uma descrição de si mesmo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
tomazia monteiro
gostei muito de como eu faço uma descrição de m im tenho deficudades de escreve pesso sua a junda

Como fazer uma descrição de si mesmo
Imagem: josemira.com
Como fazer uma descrição de si mesmo

Voltar ao topo da página