Partilhar

Como fazer uma ficha bibliográfica

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma ficha bibliográfica

Os dados que se devem escrever numa ficha bibliográfica devem ser padronizados para todos os países. Desta forma será igual reconhecer um livro ou uma tese aqui, ou em qualquer outra parte do mundo. Normalmente, são escritas em cartolinas rectangulares com ou sem linhas, mas costumam ter sempre os mesmos dados. Se lhe interessa saber como fazer uma ficha bibliográfica, continue a ler este artigo.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como citar um livro em uma bibliografia
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar do lado esquerdo estará o autor. Primeiro deve colocar o apelido em letras maiúsculas, seguido de uma virgula e do nome em letras minúsculas. Se o livro tiver sido escrito por mais do que um autor, o nome com que deve começar será o primeiro que aparece na capa da obra, poderá colocar o nome dos outros autores separando-os por virgulas ou um ponto, mas no caso de existirem muitos autores, o principal é suficiente. Se o documento ou livro é de um autor anônimo, deverá fazer a ficha começando pelo título do mesmo.

2

Ainda do lado esquerdo, deve aparecer na sua ficha bibliográfica a denominada assinatura. Esta é formada por 3 números da CDU (Classificação Decimal Universal) que especificarão qual é o tema do livro, as 3 primeiras letras do apelido do autor e as 3 primeiras letras do título em minúsculas.

3

Debaixo do nome deve colocar o título da obra. Separado por hífenes, deverá colocar o número de edição, seguido do local e ano de publicação. Debaixo de isto, o número de páginas, a editora (aqui deve colocar a que coleção de livros pertence, e caso exista, o número do volume dentro da coleção) e assunto da obra. Finalmente, coloque na sua ficha bibliográfica o ISBN que é o código usado pelas diferentes editoras para identificar um livro (Número Standard Internacional de Livros).

4

Exemplo: O País do Carnaval, de Jorge Amado

AMADO, jorge. 935AMAopaOpaísdocarnaval.-1ªed-Rio de Janeiro, 1931176páginas-Schmidt-Romance-ISBN 9788535917987

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma ficha bibliográfica, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Apesar da digitalização bibliográfica, as fichas continuam a ser utilizadas como método de organização.

Escrever comentário sobre Como fazer uma ficha bibliográfica

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Euclides
ya e muito nc. me ajudou da forma que eu precisava
Ortencia ricardo
Bom. Muito obrigad pela ajuda na realizacao de uma ficha bibliografica
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ortencia, que bom saber que podemos ajudar! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Calisto
A informacao aqui dada e util
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Calisto, que bom saber que a informação foi útil :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos ;)
anabela
tenho um trabalho de como fazer uma ficha bibliografica
Mauricio
A autora do artigo foi infeliz em diversas considerações e quem seguir suas instruções irá criar uma ficha com vários equívocos. Se está necessitando de elaborar uma ficha catalográfica, procure um bibliotecário. Eu recomendo o seguinte site: http://##########.com.br/ficha-catalografica/
Ramilton Monteiro
que fazer uma ficha bibliográfica estou com duvidas

Como fazer uma ficha bibliográfica
Como fazer uma ficha bibliográfica

Voltar ao topo da página