Partilhar

Como fazer a descrição de uma pessoa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a descrição de uma pessoa

Uma descrição não é nada mais do que explicar por meio de palavras, de forma detalhada e organizada, o que é que vimos ou vivemos, sejam experiências, paisagens, obras de arte e inclusive pessoas. A finalidade é fazer com que a pessoa que escute ou leia nossas explicações possa imaginar o objeto de nossas descrições tal como é. No caso de pessoas, além de dar uma descrição física, também é importante dizer como é seu caráter. Assim, para poder fazer um bom trabalho, em umComo.com.br mostramos-lhe uma série de notas que lhe vão ajudar a saber como fazer a descrição de uma pessoa.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma descrição de si mesmo
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos fazer é observar a pessoa em questão. Talvez a gente pense saber como é essa pessoa. No entanto, na hora de descrevê-la, qualquer detalhe será essencial. Por este motivo é importante prestar muita atenção a qualquer detalhe, ainda que a priori não pareça imprescindível.

2

Quando chegarmos totalmente à descrição, primeiro devemos apresentar a pessoa. Dizer quem é ela, a que se dedica, qual é seu nome, idade e gênero.

3

Depois desta breve apresentação podemos apontar alguns traços físicos que caracterizem a pessoa. A primeira coisa que poderemos observar ao olhá-la. Pode ser a altura, o peso, o cabelo, os olhos, o nariz ou a boca. Todos estes elementos de nossa descrição devem ser acompanhados por adjetivos que possam criar uma imagem no leitor ou ouvinte.

4

Se acharmos apropriado, também será interessante falar na descrição da forma de vestir da pessoa. Podemos comentar se é cuidadosa com seu vestuário ou se pelo contrário é uma pessoa mais desalinhada.

5

Uma vez que tenhamos terminado com o aspecto físico, a descrição deve passar para o caráter da pessoa. É um dos pontos mais importantes, pois a verdade é que o caráter das pessoas é mais difícil de ver à simples vista. Uma maneira de reconhecer o caráter de alguém é através da sua linguagem corporal, isto pode dar-nos muitas pistas para a descrição. Aqui também pode descrever aspectos como seus costumes ou gostos, bem como seus hobbies.

6

É muito importante que na descrição de uma pessoa utilizemos um grande repertório de adjetivos qualificativos, pois são uma das ferramentas mais importantes da linguagem na hora de descrever. Além disso, também é interessante usar determinadas figuras de linguagem como, por exemplo, a comparação ou a metáfora. Graças a elas o discurso da nossa descrição será bem mais formal, além de poder criar uma imagem melhor do está sendo descrito na mente do leitor ou ouvinte.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a descrição de uma pessoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como fazer a descrição de uma pessoa

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer a descrição de uma pessoa
Como fazer a descrição de uma pessoa

Voltar ao topo da página