Partilhar

Como fazer uma boa descrição

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma boa descrição

Descrever é importante em qualquer carreira universitária ou estudos, mas não só. As descrições são uma parte importante do nosso dia a dia, pois com elas representamos a realidade com palavras. Portanto, é uma ferramenta imprescindível para o indivíduo. No entanto, podem surgir dúvidas na hora de saber como fazer uma boa descrição, e por isso em umComo.com.br oferecemos alguns conselhos.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma descrição de si mesmo
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer antes de descrever é observar. Não importa exatamente o que queremos descrever. Pode ser uma paisagem, uma obra de arte, um espetáculo ou inclusive um livro. Devemos colocar todos os nossos sentidos, compreender e analisar com eles o que descreveremos com palavras posteriormente.

2

Durante a observação devemos selecionar detalhes importantes. Nem tudo o que estamos vendo e analisando é importante. Devemos tentar destacar os detalhes que proporcionam informação útil.

3

O terceiro passo de qualquer boa descrição é organizar os dados que obtivemos através da observação e da seleção. Sempre que tentarmos descrever algo, devemos usar uma ordem, seja descrevendo os elementos de um quadro de cima para baixo, ou de esquerda para direita; descrever uma situação desde o ponto de vista geral aos detalhes ou dos detalhes ao geral. A ordem é imprescindível.

4

Depois desses passos é hora de começar a escrever. Uma boa redação equivale a uma boa descrição. Neste ponto, devemos considerar fatores como a exatidão e a expressividade. Devemos ser verdadeiros na hora de relatar o que observamos.

5

Dentro de uma boa descrição encontraremos uma série de recursos linguísticos. É importante ter um bom número de substantivos, mas antes de mais nada, o mais importante é usar uma série de adjetivos e verbos que possam expressar perfeitamente o que vimos. Além disso, são muito usadas as figuras de linguagem como comparações ou metáforas, que ajudarão a conectar melhor com o leitor e deixar nossas ideias completamente claras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma boa descrição, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como fazer uma boa descrição

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma boa descrição
Como fazer uma boa descrição

Voltar ao topo da página