Escrever bibliografia

Como fazer referência de site

Como fazer referência de site

Montar um trabalho acadêmico nas regras gramaticais corretas é uma tarefa a parte do que é produzido. Gera muito trabalho, desde a bibliografia até as referências, e não deixa de ser algo importante e considerado na hora do documento ser avaliado.

Aqui no umCOMO, você vai aprender como fazer referência de site. Continue a leitura e entenda todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma bibliografia

Índice

  1. Como fazer referência bibliográfica de site
  2. Quais referências bibliográficas de site devo inserir
  3. Por que é importante saber como fazer referência de site
  4. Como fazer referência de site ABNT: exemplos
  5. O que é importante na hora de se fazer uma referência de site?
  6. O que é ABNT?

Como fazer referência bibliográfica de site

Muita gente se pergunta como fazer referência de site já que, desde os anos 90, surgiu essa nova forma de fazer pesquisas acadêmicas. Antes só se faziam referências de livros e outros materiai. Para fazer uma referência correta, você deve incluir os seguintes elementos:

  • O autor do material, podendo ser tanto a pessoa ou a organização vinculada. Aqui você coloca o que estiver indicado como autoria de fato;
  • O título da página, aquele primeiro que aparece logo que você entra e sempre está em destaque;
  • O local de publicação, que não é o site, mas sim um local físico, como uma cidade, por exemplo;
  • A data que o material foi publicado no site correspondente;
  • O endereço eletrônico, que é a URL e deve estar sem o link para seguir, com os símbolos ‘’<>’’ demarcando o inicio e fim dela, além de acompanhada de um ‘’disponível em’’ logo no início.
  • A data em que você acessou esse conteúdo vai logo no fim da referência.

Quando pesquisamos como fazer referência de site ABNT é sempre um desafio. Colocar materiais na Norma Brasileira de Normas Técnicas não tem como objetivo dificultar a sua vida, mas sim padronizar o que o conhecimento que você está propagando de uma maneira que todas as pessoas possam entender o que está sendo dito.

 

Quais referências bibliográficas de site devo inserir

Essa é uma questão que muitas pessoas se fazem, mas vamos aprofundar agora um pouco mais no assunto. Em geral, nos casos abaixo, não é necessário referenciar um site.

  • Sites consultados, mas que não foram citados durante o projeto, não precisam estar inclusos no seu documento;
  • O endereço do site, a chamada URL, sempre deve ser demarcada com o uso dos sinais ‘’<>’’ para mostrar onde ela se inicia e termina. Além disso, o ideal é que a hiperlink do site não esteja ativo durante o envio do trabalho;
  • As referências devem estar organizadas por ordem alfabética, para facilitar o entendimento e leitura;
  • Caso o site não tenha referencias de em qual cidade a página foi escrita, pode-se referenciar um estado ou país, se essas forem informações que estão disponíveis no momento e publicadas na fonte;

Por que é importante saber como fazer referência de site

Em um primeiro momento, isso ajuda as pessoas leitoras e também avaliadoras a entender que o que foi publicado não é algo criado da sua imaginação, mas, sim, um material bem embasado em fatos concretos. Afinal de contas, referências tem como papel central referenciar um trabalho mais profundo.

Além disso, ajudam a organizar o trabalho e dão crédito para outras pessoas que contribuiram indiretamente para o que está sendo agora apresentado. Nem todas elas vão ter acesso ou ver este novo trabalho, mas servem também como um reconhecimento pelo que foi feito anteriormente.

Como fazer referência de site ABNT: exemplos

Abaixo, vamos te passar alguns modelos que pode usar diretamente no seu artigo cientifico ou trabalho acadêmico. É só copiar aquilo se encaixa com o site que deseja referenciar e preencher com as informações corretas.

Artigo de jornal online (com nome do autor): SOBRENOME, Primeiro nome da pessoa. Título da notícia. Nome do veículo onde foi publicado, cidade de publicação, dia, mês e ano (se estiverem disponíveis). Seção (mesmo ponto das datas). Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano que você acessou o conteúdo.

Artigo de jornal online (sem o nome do autor): TÍTULO do artigo. Nome do veículo, cidade de publicação, dia, mês e ano (se estiverem disponíveis). Seção (mesmo ponto das datas). Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano (que você acessou o conteúdo).

Artigo de site (com o nome do autor): SOBRENOME, Primeiro nome da pessoa. Título do artigo. Nome do site, ano. Disponível em: < Coloque aqui a Url da página >. Acesso em: dia, mês e ano (que você acessou o conteúdo).

Artigo de site (sem o nome do autor): TÍTULO do artigo. Nome do site, ano. Disponível em: < Coloque aqui a Url da página>. Acesso em: dia, mês e ano (que você acessou o conteúdo).

Referência para a homepage: Autor do material OU Nome da organização referenciada. Nome do site, ano. Ementa (Página Inicial, por exemplo). Disponível em: < Coloque aqui a Url do site >. Acesso em: dia, mês e ano (que você acessou o conteúdo).

O que é importante na hora de se fazer uma referência de site?

Acima de tudo, ter atenção aos detalhes e manter as normas técnicas vinculadas a ABNT. Dessa maneira, você mantém a concisão e qualidade do seu trabalho ou artigo científico.

Não esqueça também de manter tudo em ordem alfabética, além de checar que as datas estão corretas. Caso você não encontre o ano, o mês ou até mesmo a cidade que o conteúdo foi publicado, não se preocupe, já que existe um modelo correto para cada uma dessas situações.

Depois, não esqueça de revisar o seu material para garantir que está tudo bem alinhado e padronizado.

O que é ABNT?

É a sigla da Associação Brasileira de Normas técnicas, que é um órgão com a premissa de oferecer insumos para a normalização técnica do Brasil. Fundada em 1940, é uma entidade privada, mas que não possui qualquer fim lucrativo entre as suas atividades.

Apesar de ser conhecida pelos requisitos desejados e trabalhos e artigos científicos, A ABNT também é responsável pelo comercio, a indústria e a prestação de serviços realizados no Brasil.

É a instituição nacional e brasileira ligada ao ISO( International Organization Standarization) que exerce funções semelhantes em nível mundial.

E aí, entendeu direitinho como fazer referência de um site? Aqui no umCOMO você aprender isso e muito mais! Ajudamos você em praticamente todos os aspectos da vida. Use nossa barra de buscas e conheça outros de nossos conteúdos incríveis e prontos para te ajudar!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer referência de site, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Bibliografia

 

§ Ladoro.edu / O que é ABNT? / Disponível em < https://laboro.edu.br/blog/o-que-e-abnt/> Acesso em 17 de dezembro de 2022

 

§ Rock Content / Como fazer referência de site? / Disponível em < https://rockcontent.com/br/talent-blog/como-fazer-referencia-de-site> Acesso em 17 de dezembro de 2022

 

§ Technoblog / Como fazer referência bibliográfica de site nas normas ABNT / Disponível em <https://tecnoblog.net/responde/referencia-site-abnt-artigos/> Acesso em 17 de dezembro de 2022

§ Toda matéria / O que é ABNT? / Disponível em Acesso em 17 de dezembro de 2022

 

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Geovany
Muito obrigado comecei a pouco tempo com bloger
Como fazer referência de site