Partilhar

172 sobrenomes imigrantes italianos e suas origens

Por Letícia Lima. Atualizado: 15 julho 2019
172 sobrenomes imigrantes italianos e suas origens

O Brasil é um dos países que mais recebeu imigrantes italianos em todo o mundo. Segundo Antonio Bernardini, embaixador da Itália no Brasil em entrevista ao Portal R7[1], aproximadamente 15% da população brasileira tem origem italiana e pode solicitar a cidadania do país europeu usando os sobrenomes italianos. Devido a esse intenso fluxo de italianos no Brasil, muitos sobrenomes de imigrantes italianos se tornaram tão comuns no país com o passar do tempo que muitas vezes pensamos que se trata de um sobrenome nacional. Confira neste artigo do umCOMO 172 sobrenomes imigrantes italianos, suas origens e sobrenomes italianos nobres.

Também lhe pode interessar: 200 sobrenomes americanos raros e comuns

Origem dos sobrenomes imigrantes italianos

Segundo dados do IBGE[2], entre 1870 e 1920 o Brasil recebeu cerca de 1,4 milhões de imigrantes italianos em território nacional. Durante o mesmo período, a Itália enfrentava uma série de guerras internas pela unificação do seu território, o que prejudicou muitas famílias camponesas. Essas famílias tinham como única chance de sobrevivência abandonar a Itália e buscar outro país.

Para o Brasil, receber os italianos também era positivo - o governo buscava "branquear" o Brasil, em uma tentativa de apagar o passado de escravidão da população negra. Além disso, os italianos eram em geral católicos e acostumados ao trabalho na lavoura, o que permitia uma imigração sem grandes choques culturais, uma vez que o Brasil era um país predominantemente rural nesse período.

Imigração italiana e sobrenomes italianos

Antes de discutir a origem dos sobrenomes italianos, é preciso ter em mente quais regiões da Itália mais enviaram imigrantes para o Brasil. Segundo o IBGE[3], a maior parte dos italianos que imigraram entre 1870 e 1920 vinham da região de Vêneto, no norte da Itália. Em seguida, vêm os imigrantes da Campania e Calábria (sul da Itália) e da Lombardia (norte da Itália).

Portanto, a origem dos sobrenomes imigrantes italianos no Brasil vêm, em geral, de famílias que viviam nessas regiões do país e vieram para o Brasil em busca de novas oportunidades.

Imigrantes italianos no Brasil

Após chegar ao Brasil, a maioria dos imigrantes italianos se direcionava ao trabalho na lavoura, sobretudo nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.[4]Poucos foram os que se direcionaram a cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Entre em contato com suas origens: veja nosso artigo sobre como saber se tenho direito a dupla cidadania.

172 sobrenomes imigrantes italianos e suas origens - Origem dos sobrenomes imigrantes italianos
Imagem: pesquisaitaliana.com.br

Lista de sobrenomes imigrantes italianos

Será que você faz parte dos 15% de brasileiros que têm herança italiana? É bem provável que sim, caso seu nome esteja na lista abaixo. Confira os 100 sobrenomes mais populares da Itália[5]:

  1. Rossi
  2. Russo
  3. Ferrari
  4. Esposito
  5. Bianchi
  6. Romano
  7. Colombo
  8. Ricci
  9. Marino
  10. Greco
  11. Bruno
  12. Gallo
  13. Conti
  14. De Luca
  15. Mancini
  16. Costa
  17. Giordano
  18. Rizzo
  19. Lombardi
  20. Moretti
  21. Barbieri
  22. Fontana
  23. Santoro
  24. Mariani
  25. Rinaldi
  26. Caruso
  27. Ferrara
  28. Galli
  29. Martin
  30. Leone
  31. Longo
  32. Gentile
  33. Martinelli
  34. Vitale
  35. Lombardo
  36. Serra
  37. Coppola
  38. De Santis
  39. D'angelo
  40. Marchetti
  41. Parisi
  42. Villa
  43. Conte
  44. Ferraro
  45. Ferri
  46. Fabbri
  47. Bianco
  48. Marini
  49. Grasso
  50. Valentini
  51. Messina
  52. Sala
  53. De Angelis
  54. Gatti
  55. Pellegrini
  56. Palumbo
  57. Sanna
  58. Farina
  59. Rizzi
  60. Monti
  61. Cattaneo
  62. Morelli
  63. Amato
  64. Silvestri
  65. Mazza
  66. Testa
  67. Grassi
  68. Pellegrino
  69. Carbone
  70. Giuliani
  71. Benedetti
  72. Barone
  73. Rossetti
  74. Caputo
  75. Montanari
  76. Guerra
  77. Palmieri
  78. Bernardi
  79. Martino
  80. Fiore
  81. De Rosa
  82. Ferretti
  83. Bellini
  84. Basile
  85. Riva
  86. Donati
  87. Piras
  88. Vitali
  89. Battaglia
  90. Sartori
  91. Neri
  92. Costantini
  93. Milani
  94. Pagano
  95. Ruggiero
  96. Sorrentino
  97. D'amico
  98. Orlando
  99. Damico
  100. Negri

Muitos desses sobrenomes imigrantes italianos receberam versões abrasileiradas, portanto é provável que seu sobrenome seja de origem italiana mesmo com uma pequena variação na forma de escrevê-lo.

Sobrenomes italianos nobres

Alguns sobrenomes imigrantes italianos indicam uma ligação com a família real de alguma província italiana antes da unificação de seu território. Confira a seguir alguns sobrenomes italianos nobres[6]:

  1. Accioli
  2. Albani
  3. Altieri
  4. Altoviti
  5. Boncompagni
  6. Borghese
  7. Caetani
  8. Caffarelli
  9. Cenci
  10. Chigi
  11. Crescenzi
  12. Del Cinque
  13. Della Rovere
  14. Della Torre
  15. Doria
  16. Maccarani
  17. Muti
  18. Giustiniani
  19. Gonzaga
  20. Lancelotti
  21. Ludovisi
  22. Massimo
  23. Mattei
  24. Medici
  25. Orsini
  26. Pamphilli
  27. Saboia
  28. Savelli
  29. Spada
  30. Strozzi
  31. Tocco
  32. Torlonia
  33. Volpi

Como saber se tenho sobrenome italiano

É importante frisar que todos aqueles com sobrenomes italianos podem pedir cidadania no país europeu. Para consultar se seu sobrenome é italiano ou não, consulte o site Cognomix - basta informar seu sobrenome no campo "cognomi" e clicar em "cerca".

Significado dos sobrenomes italianos

Os sobrenomes italianos imigrantes contém algumas variações quanto aos seus significados e origens. Entenda:

Patronímicos

São os sobrenomes ligados ao pai, geralmente terminados em "i" ou iniciados por "de" ou "di". Confira alguns exemplos:

  1. Bernardi
  2. Di Francesco
  3. De Giorgio
  4. Zorzi
  5. Tonini
  6. Giacomo
  7. Zacchi
  8. Cominetti
  9. Iacomo
  10. Zacchetti

Toponímicos

Esses sobrenomes imigrantes italianos têm a ver com o local ou grupo étnico do qual a família fazia parte, com a profissão que exerciam ou características físicas. Confira alguns exemplos:

  1. Bardelli
  2. Brambilla
  3. Fanesi
  4. Pugliesi
  5. Castelli
  6. Piazza
  7. Montorfano
  8. Fabbri
  9. Zappa
  10. Martelli
  11. Vescovi
  12. Cardinale
  13. Brutti
  14. Piccoli
  15. Storpi
  16. Biasi
  17. Calvino
  18. Ghesini
  19. Berlusconi
  20. Allegreti

Sobrenomes judeus italianos

Alguns sobrenomes judeus de origem italiana são:

  1. Cohen
  2. Levi
  3. Ascoli
  4. Mortara
  5. Terracini
  6. Albanese
  7. Todisco
  8. Zingari
  9. Zingarelli

Dicas para aprender italiano

Não basta conhecer os sobrenomes imigrantes italianos, aprender um novo idioma nunca é fácil, principalmente quando você não tem dinheiro para as aulas. Saber por onde e como começar é uma das partes mais difíceis de aprender sozinho. Quando chega a hora de colocar seu italiano em prática, você pode perceber que está perdendo elementos essenciais da língua. Felizmente, na internet existe uma grande quantidade de recursos gratuitos que permitirão a você desenvolver seu italiano de forma gratuita. Vá com calma, todos aprendem idiomas em um ritmo diferente. Se perseverar, finalmente será capaz de dominar o italiano básico.

Cursos gratuitos de italiano online

Vários sites como o Italy World Club (abruzzo2000.com/course/index.html) oferecem aulas gratuitas online. Alguns sites pedem que você se registre, mas tenha cuidado, muitos sites parecem gratuitos, mas depois começam a cobrar pelos recursos adicionais. Leia cuidadosamente a informação de registro, e evite os sites que pedem seu número de cartão de crédito.

Ouça podcasts em italiano gratuitos

Várias lojas de áudio on-line e sites, como o iTunes (apple.com / itunes /), oferecem podcasts para baixar gratuitamente. Eles tendem a estar disponíveis em emissões de curta duração, de 10 a 30 minutos. Estão disponíveis para todos os níveis, por isso certifique-se de começar no nível principiante ou básico.

Converse com italianos nativos

Você deve se registrar para obter um programa gratuito de intercâmbio de idiomas on-line, como My Language Exchange Community (mylanguageexchange.com). Estas páginas costumam ser gratuitas e juntam pessoas que querem praticar idiomas similares. Compartilhe sua língua materna enquanto aprende a de seu colega do site. O chat de texto e chat de voz estão disponíveis. Terá que conectar um microfone USB para o chat de voz caso seu equipamento não tenha um microfone incorporado.

Encontre um sócio de intercâmbio de português e italiano. A melhor maneira de desenvolver suas habilidades de falar é encontrar alguém com quem falar. Visite sua faculdade e publique uma mensagem nos quadros de anúncios da mesma, e explique que está querendo aprender italiano. Muitos estudantes universitários italianos querem aperfeiçoar seu português ou aprender outro idioma, e estariam felizes de se juntar a você. Se houver um centro comunitário italiano em seu estado ou cidade, este é outro lugar ótimo para publicar um anúncio.

Visite bibliotecas

Quase todas as bibliotecas têm uma seção de língua, e sem dúvida, têm livros em italiano básico. Peça a ajuda ao bibliotecário se tiver dificuldades para encontrar um livro para o seu nível. Alguns livros de idiomas vêm com os componentes de áudio, como por exemplo CDs, por isso é importante considerá-lo se quer desenvolver suas habilidades para escutar, ou se quiser desenvolver apenas suas habilidades de leitura e escrita.

Sugestão: As melhores cidades italianas para visitar

Se pretende ler mais artigos parecidos a 172 sobrenomes imigrantes italianos e suas origens, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Referências
  1. https://noticias.r7.com/internacional/quase-15-dos-brasileiros-podem-pedir-cidadania-italiana-31082018
  2. https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos.html
  3. https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/regioes-de-origem
  4. https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/italianos/regioes-de-destino
  5. https://www.cognomix.it/cognomi-piu-diffusi-in-italia.php
  6. https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Fam%C3%ADlias_nobres_da_It%C3%A1lia
Bibliografia
  • https://bravagente.wordpress.com/2009/05/25/os-sobrenomes-italianos/

Escrever comentário sobre 172 sobrenomes imigrantes italianos e suas origens

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Francisco Taveira Peixoto
Gostei bastante, pois até então eu não sabia da procedência de tantos sobrenomes interessantes que tenho visto em livros revistas e etc. Agora sim sei que alguns são italianos, no entanto vou pesquisar o meu para saber qual o país eu sou descendente.

172 sobrenomes imigrantes italianos e suas origens
Imagem: pesquisaitaliana.com.br
1 de 2
172 sobrenomes imigrantes italianos e suas origens

Voltar ao topo da página