A comunicação nas famílias

Como fazer uma árvore genealógica da família

 
Eduardo Saad
Por Eduardo Saad. 21 outubro 2022
Como fazer uma árvore genealógica da família

Árvore genealógica é o termo usado para a representação visual da linhagem familiar de uma pessoa, na qual são traçados todos os graus de parentesco com os seus ancestrais. Essa linha de ascendência pode conter diversas informações sobre os seus antepassados, geralmente o nome completo, local e data de nascimento, casamento e óbito, ocupação, dentre outras. O processo para aprender a como fazer uma árvore genealógica é muito interessante para visualizar por onde sua família caminhou pelo mundo até chegar onde você se encontra hoje.

Muitas linhagens se desenvolvem atravessando países e continentes, misturando culturas, idiomas e vivências diferentes. Quanto mais ao passado você chega, mais informações distintas você consegue colher.

Se você vai começar a se aventurar pela sua linhagem e começar a fazer a sua árvore genealógica do zero, nesse artigo do umCOMO você aprenderá várias dicas e saberá quais informações incluir e qual a melhor forma de visualização delas.

Também lhe pode interessar: Como ter uma família feliz

Índice

  1. Como fazer a árvore genealógica
  2. Árvore genealógica para cidadania
  3. Como construir a árvore genealógica: passo a passo

Como fazer a árvore genealógica

Existem muitos motivos pelo qual você pode optar por criar a sua árvore genealógica. A partir dela é muito mais fácil de você fazer uma ligação da sua família com momentos históricos globais, pode gerar um maior conhecimento sobre quem você é e sobre as suas questões genéticas, pode causar um maior interesse em outros membros da sua família, assim mantendo vivo esse espírito fraterno entre vocês, e sem falar que esse pode se tornar um ótimo passatempo.

Agora que já temos um pouco de informações sobre o que é uma árvore genealógica, vamos começar a entender como você pode criar a sua própria e aprender ainda mais sobre a sua família recente e seus antepassados.

Uma árvore genealógica geralmente tem um formato de organograma, que nada mais é que uma representação visual de uma estrutura organizacional, neste caso, estrutura da sua família. Esse estilo de gráfico hierárquico informa com clareza os graus de relação entre as pessoas, como, por exemplo, se são irmãos, se são um casal, entre outros.

Para fazer a sua própria árvore genealógica da sua família, você pode usar uma plataforma on-line que o auxiliará na formação, usar um gerador de gráficos ou mesmo fazer à mão, se você é daqueles que trabalham melhor visualizando as coisas no papel. Definida a sua forma de iniciar o projeto, se prepare para mergulhar de cabeça nos documentos.

Comece a reunir todos os documentos aos quais você tiver acesso, como certidões, artigos, recibos, comprovantes, escrituras de propriedades e quaisquer outros certificados que você encontrar sobre a sua família. Você ficará espantado com o tanto de informações que você consegue colher em títulos que você possa julgar irrelevantes.

Provavelmente você não encontrará todos os dados que necessita na sua casa, então prepare-se para ligar para seus familiares e sair à caça. Você conseguirá encontrar diversas informações em arquivos públicos, como em bibliotecas municipais, nos arquivos de prefeituras e até mesmo em alguns museus.

Árvore genealógica para cidadania

Muita gente busca criar a sua árvore genealógica para poder conseguir cidadania estrangeira, já que muitas famílias migraram para o Brasil em tempos passados. Para isso, você precisará se adentrar em diversos documentos diferentes para conseguir obter as informações, como, por exemplo, certidões de nascimento, de casamento, de óbito, passaportes, documentos de identificação, entre tantos outros em que você pode conseguir todos os dados dos seus ancestrais.

Hoje em dia existem até mesmo plataformas on-line que o auxiliam nessa tarefa. Existem sites específicos que oferecem um banco de dados sobre as famílias, o que pode o ajudar a poupar tempo e esforços nesse processo de criação da sua árvore genealógica. Neles é possível que você cruze o seu sobrenome e descubra parentes distantes através de documentos mantidos por bases militares ou instituições religiosas, por exemplo.

Como construir a árvore genealógica: passo a passo

O legal de se construir a sua própria árvore genealógica é que você fica livre para inserir o tanto de informações que você julgar necessárias e você também pode definir o seu grau de complexidade e até que geração da sua família você quer chegar.

Decida quantas e quais gerações entrarão na árvore

Por exemplo, você pode criar uma árvore genealógica mais simples, incluindo apenas você, seus pais e seus avós. No entanto, se você decidir incluir também os seus irmãos, seus tios e seus primos, por exemplo, acarretará em um trabalho maior e mais elevado nível de complexidade para colher todas as informações, mas, consequentemente, você obterá uma árvore genealógica muito mais completa.

Faça um planejamento

A partir dessas informações, é bem legal que você realize um planejamento prévio que o auxiliará muito no processo de construção da sua árvore genealógica. Nesse planejamento é bom você inserir até que geração da sua família você vai explorar, que tipos de dados vão conter na sua árvore, onde você obterá as informações e se você deseja inserir imagens dos membros da sua família e onde encontrar tais fotos, por exemplo.

Pesquise onde irá buscar os documentos

No geral, quanto mais gerações você decidir incluir na sua árvore genealógica, mais complicada será sua tarefa. Isso porque é mais difícil você encontrar dados de qualidade confiável quanto mais se passa o tempo. Muitos documentos acabaram se perdendo pelas mais diversas causas, isso sem falar que muita coisa nem mesmo era registrada em documentação física. Grande parte das árvores genealógicas das famílias consta apenas três a quatro gerações, dada à escassez de informações precisas sobre gerações antepassadas.

Decida a representação gráfica

A construção da sua árvore genealógica não tem nenhuma regra, então você pode escolher o formato, a disposição e os símbolos que mais o agradarem para desenhá-la. Com base no planejamento prévio que você já fez, é hora de começar a desenhar.

Comece a desenhar

Inicie com um esboço utilizando as informações que você já tem. Se você pretende encerrar sua árvore genealógica em uma geração específica, comece partindo do seu ancestral mais antigo e desenhe até chegar a você. Agora, se você pretende deixar sua árvore genealógica em aberto, incluindo mais e mais informações com o tempo, você pode iniciar em você e seguir em direção aos seus ancestrais.

Simplifique as informações que você deseja incluir, para que todos consigam uma leitura fácil dos dados. Se atente na hora de incluir informações que possam ser sensíveis a algumas pessoas, e, claro, compartilhe sua árvore genealógica com toda a família! Essa é uma atividade que todos adorarão acompanhar, relembrar e conhecer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma árvore genealógica da família, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Bibliografia
  • Tirar Cidadania Italiana. Como Fazer a Sua Árvore Genealógica. Disponível em <https://tirarcidadaniaitaliana.org/arvore-genealogica-como-montar/> Acesso em 19 de outubro de 2022.
  • Lucidchart. Como Fazer uma Árvore Genealógica. Disponível em <https://www.lucidchart.com/blog/pt/como-fazer-uma-arvore-genealogica> Acesso em 19 de outubro de 2022.
  • Techtudo. Árvore Genealógica Online: Seis Sites para Montar a História da Família. Disponível em <https://www.techtudo.com.br/listas/2020/02/arvore-genealogica-online-seis-sites-para-montar-a-historia-da-familia.ghtml> Acesso em 19 de outubro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer uma árvore genealógica da família