Anemômetros

Como fazer um anemômetro caseiro

Como fazer um anemômetro caseiro

O anemômetro é um instrumento meteorológico que se utiliza para a previsão do tempo. Mais concretamente indica quão forte está o vento que sopra. Ele também é uma ferramenta básica para voos de aeronaves mais pesadas que o ar. O apelido anemômetro vem da palavra grega Anemos, que significa vento. Veja o seguinte artigo de umComo.com.br, como fazer um anemômetro.

Vai precisar de:
  • Cartolina grossa de 20 cm por 7 cm
  • Cartolina fina de uma pasta
  • Uma folha de papel de 21 cm x 29 cm
  • 2 canudinhos
  • Uma tampa redonda de uma caneta de tinta sintética ou esferográfica
  • Uma agulha de tricô
  • Uma agulha de remendar
  • Um copo de papelão vazio
  • Um fio de 30 cm e marcadores
  • Fita adesiva e cola forte
Também lhe pode interessar: Como escolher um telescópio
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar corte um triângulo de cartolina grossa com cerca de 6 cm de altura. Corte 1 cm do ângulo superior. Coloque esta figura em cima de outra cartolina, desenhe à volta desta e corte-a.

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 1
2

De seguida, faça um corte de 3 cm na parte superior da primeira cartolina. Depois faça outro corte de 3 cm na parte inferior da segunda cartolina. Coloque a segunda sobre a primeira e segure-as com fita.

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 2
3

Corte uma tira de cartolina fina. Coloque cola por cima e enrole-a com força. Corte um quadrado de cartolina final. Cole-o à base da cartolina. Introduza uma agulha de remendar na parte de cima.

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 3
4

Em seguida, para fazer quatro círculos, dobre o papel em quatro partes e desenhe uma linha em volta de alguma coisa como uma embalagem de creme ou iogurte. Corte os círculos, pinte um deles de uma cor qualquer.

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 4
5

Depois dobre ao meio cada círculo (a) e dobre novamente ao meio (b). Desdobre-os. Corte a quarta parte como se vê no desenho (c). Cole os cantos rectos, para fazer um cone.

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 5
6

Corte outro quadrado de cartolina grossa. Desenhe linhas desde os cantos em forma de cruz e faça um buraco no meio com a tesoura (a). Corte uma cruz pequena como se vê no desenho (b).

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 6
7

De seguida, introduza a tampa redonda da caneta de tinta sintética ou esferográfica através do buraco da cartolina. Cole-a com fita firmemente aos pedaços de cartolina que estão sobressaídos.

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 7
8

De seguida, corte duas palhas ao meio para fazer quatro (a). Faça buracos nos quatros com uma agulha de tricô (b). Introduza as palhas através dos buracos (c).

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 8
9

Cole com fita cada canuto com o seu cone em cima do quadrado de cartolina, como se vê no desenho. Certifique-se que a extremidade pontiaguda de cada cone está virado para a extremidade maior do cone anterior.

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 9
10

Por fim, segure com a sua mão a tampa que contém os cones e introduza esta dentro da agulha de tricô na base da cartolina.

Como fazer um anemômetro caseiro - Passo 10

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um anemômetro caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
beatrys
e pra escola amanha vou para casa da minha amiga de trabalho e vou fazer esse, vamos ver se vai pegar ne
felipe
nao fala a velocidade do vento, e para a escola
Sara
Jacqueline muito obrigada pelo seu comentário :)
jacqueline
me is pirei nisso serio legal:)
Usuário anônimo
achei complicado e gasta muito material
1 de 11
Como fazer um anemômetro caseiro