Tipos de moedas
Estima-se que existam atualmente 162 moedas com curso legal no mundo, cada uma com um valor específico que apoia o país ou estado a que pertence. As moedas não são apenas o dinheiro que podemos carregar no bolso para fazer compras e pagamentos, porque este termo também se refere ao conceito de distintivo, ou seja, ao valor de uma moeda nas trocas comerciais internacionais. Existem moedas mais fortes ou menos valorizadas e também algumas que guardam histórias curiosas. Embora existam muitas, neste artigo do umCOMO revisamos os principais tipos de moedas.
- Euro
- Dólar estadounidense
- Iene
- Franco suíço
- Dinar do kuwait
- Libra esterlina
- Dólar canadense
- Dinar do bahrein
- Yuan chinês
- Dólar australiano
- Outros tipos de moedas
Euro
O euro é uma das moedas mais utilizadas no mundo, visto que é o distintivo da União Europeia partilhada pelos atuais 27 países que compõem a região. Esta moeda é o resultado visível do desejo, em vigor desde a década de 1960, dos estados integrantes de alcançar a união econômica e monetária, um projeto ambicioso que começou, com passos firmes, no Conselho Europeu de Maastricht em 1991.
O euro veio substituir outras moedas que já não estavam em vigor, como a peseta espanhola, o franco francês ou a lira italiana. Os primeiros euros sob a forma de moedas e notas entraram em circulação em 2002.
Dólar estadounidense
A sua importância e influência na economia mundial é evidente, visto que é a moeda mais utilizada nas transações comerciais internacionais, o que a torna uma moeda de reserva e um distintivo de referência para outras moedas.
O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos desde finais do século XVIII e, a título de curiosidade, é preciso dizer que tem a sua origem na antiga moeda espanhola real de oito. Representado pelo símbolo $, o dólar reflete a força monetária de um dos países com maior peso no mundo.
Iene
O iene é a moeda com curso legal no Japão e um dos distintivos que foi revalorizado ao longo dos anos até hoje ocupar um lugar de destaque na economia global, tornando-se mesmo, com relativa frequência, uma moeda porto seguro.
Foi introduzida no Japão durante a Restauração Meiji, período de abertura, iniciado em 1868, com o qual o Japão iniciou seu caminho para se tornar uma potência industrial e comercial. No processo, o iene aumentou progressivamente o seu valor, apoiado pela boa sorte da crescente expansão econômica do país.
Franco suíço
Apesar de ser um país pequeno, a Suíça possui uma das moedas mais poderosas do planeta e o seu franco é um valor de referência nos mercados financeiros de todo o mundo. Como salienta o Banco de Compensações Internacionais (BIS), com sede em Basileia, o franco suíço é uma moeda de refúgio escolhida, em múltiplas ocasiões, para grandes investimentos que vêm moldar a economia mundial. É a moeda oficial não só do país suíço, mas também do Liechtenstein.
Dinar do kuwait
Embora o dinar seja uma moeda pouco conhecida por muitos, atualmente é uma das mais fortes do mundo, inclusive com valor monetário maior que o dólar americano. A riqueza do país do Médio Oriente baseia-se principalmente nas suas enormes reservas de petróleo, que exporta internacionalmente. Um dinar do kuwait é composto por 1.000 fils e a nota de maior valor é de 20 dinares.
Libra esterlina
A libra esterlina também está na lista das moedas mais fortes a nível internacional, embora tenha tido altos e baixos, especialmente depois do Brexit e da saída do Reino Unido da União Europeia.
É considerada uma das moedas mais antigas que existem, pois a sua utilização remonta ao século X. Em 1801, quando o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte foi formado, a libra esterlina tornou-se a moeda oficial.
Dólar canadense
A unidade monetária do Canadá também é chamada de dólar e, assim como no caso do dólar americano, acredita-se que sua origem esteja na antiga moeda espanhola real de oito. 100 centavos constituem um dólar canadense e existem moedas que variam de 5 a 50 centavos, enquanto a nota de maior valor é a nota de 100 dólares.
Dinar do bahrein
Tal como no caso do Kuwait, o Reino do Bahrein, no Golfo Pérsico, também possui uma moeda poderosa, o dinar do bahrein, cujo valor de conversão é superior ao do dólar americano ($2,65 = 1 dinar do bahrein). É a moeda oficial deste país exportador de petróleo desde 1965.
Yuan chinês
O yuan é a moeda com curso legal na China e nas últimas décadas a sua força a nível internacional continuou a aumentar. Também chamada de renminbi, a origem desta moeda remonta à época da dinastia Ming (século XIV), embora só se tornasse a moeda oficial do gigante asiático em 1930.
Com uma taxa de câmbio controlada pelo Banco Popular da China, o yuan emergiu fortemente como uma moeda de troca cada vez mais frequente nas transações comerciais internacionais.
Dólar australiano
É uma moeda relativamente nova, porque é a moeda oficial da Austrália desde 1966, quando substituiu a antiga libra australiana. A riqueza natural do país e a estabilidade da sua economia fizeram com que o dólar australiano, também com curso legal nas Ilhas Cocos e na Ilha Norfolk, se destacasse entre os distintivos que ganharam peso nas últimas décadas.
Outros tipos de moedas
Listamos algumas das moedas mais valiosas e usadas do mundo, mas existem muitas mais, entre outras:
- Peso argentino
- Rublo russo
- Rupia indiana
- Riel cambojano
- Florim das Antilhas
- Coroa dinamarquesa
- Rial iraniano
- Sol peruano
- Dinar jordaniano
- Libra libanesa
- Peso mexicano
- Dirham marroquino
- Coroa sueca
- Bolívar venezuelano
- Real brasileiro
Agora que você conhece os diferentes tipos de moedas que existem, convidamos você a ler estes artigos sobre Melhores plantas para atrair dinheiro e Como vender dinheiro antigo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de moedas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.