Outras aprendizagens de competência para a vida

Tipos de moedas

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 6 outubro 2023
Tipos de moedas

Estima-se que existam atualmente 162 moedas com curso legal no mundo, cada uma com um valor específico que apoia o país ou estado a que pertence. As moedas não são apenas o dinheiro que podemos carregar no bolso para fazer compras e pagamentos, porque este termo também se refere ao conceito de distintivo, ou seja, ao valor de uma moeda nas trocas comerciais internacionais. Existem moedas mais fortes ou menos valorizadas e também algumas que guardam histórias curiosas. Embora existam muitas, neste artigo do umCOMO revisamos os principais tipos de moedas.

Também lhe pode interessar: Como ser uma pessoa altruísta

Índice

  1. Euro
  2. Dólar estadounidense
  3. Iene
  4. Franco suíço
  5. Dinar do kuwait
  6. Libra esterlina
  7. Dólar canadense
  8. Dinar do bahrein
  9. Yuan chinês
  10. Dólar australiano
  11. Outros tipos de moedas
Ver mais >>

Euro

O euro é uma das moedas mais utilizadas no mundo, visto que é o distintivo da União Europeia partilhada pelos atuais 27 países que compõem a região. Esta moeda é o resultado visível do desejo, em vigor desde a década de 1960, dos estados integrantes de alcançar a união econômica e monetária, um projeto ambicioso que começou, com passos firmes, no Conselho Europeu de Maastricht em 1991.

O euro veio substituir outras moedas que já não estavam em vigor, como a peseta espanhola, o franco francês ou a lira italiana. Os primeiros euros sob a forma de moedas e notas entraram em circulação em 2002.

Tipos de moedas - Euro

Dólar estadounidense

A sua importância e influência na economia mundial é evidente, visto que é a moeda mais utilizada nas transações comerciais internacionais, o que a torna uma moeda de reserva e um distintivo de referência para outras moedas.

O dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos desde finais do século XVIII e, a título de curiosidade, é preciso dizer que tem a sua origem na antiga moeda espanhola real de oito. Representado pelo símbolo $, o dólar reflete a força monetária de um dos países com maior peso no mundo.

Tipos de moedas - Dólar estadounidense

Iene

O iene é a moeda com curso legal no Japão e um dos distintivos que foi revalorizado ao longo dos anos até hoje ocupar um lugar de destaque na economia global, tornando-se mesmo, com relativa frequência, uma moeda porto seguro.

Foi introduzida no Japão durante a Restauração Meiji, período de abertura, iniciado em 1868, com o qual o Japão iniciou seu caminho para se tornar uma potência industrial e comercial. No processo, o iene aumentou progressivamente o seu valor, apoiado pela boa sorte da crescente expansão econômica do país.

Tipos de moedas - Iene

Franco suíço

Apesar de ser um país pequeno, a Suíça possui uma das moedas mais poderosas do planeta e o seu franco é um valor de referência nos mercados financeiros de todo o mundo. Como salienta o Banco de Compensações Internacionais (BIS), com sede em Basileia, o franco suíço é uma moeda de refúgio escolhida, em múltiplas ocasiões, para grandes investimentos que vêm moldar a economia mundial. É a moeda oficial não só do país suíço, mas também do Liechtenstein.

Tipos de moedas - Franco suíço

Dinar do kuwait

Embora o dinar seja uma moeda pouco conhecida por muitos, atualmente é uma das mais fortes do mundo, inclusive com valor monetário maior que o dólar americano. A riqueza do país do Médio Oriente baseia-se principalmente nas suas enormes reservas de petróleo, que exporta internacionalmente. Um dinar do kuwait é composto por 1.000 fils e a nota de maior valor é de 20 dinares.

Tipos de moedas - Dinar do kuwait

Libra esterlina

A libra esterlina também está na lista das moedas mais fortes a nível internacional, embora tenha tido altos e baixos, especialmente depois do Brexit e da saída do Reino Unido da União Europeia.

É considerada uma das moedas mais antigas que existem, pois a sua utilização remonta ao século X. Em 1801, quando o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte foi formado, a libra esterlina tornou-se a moeda oficial.

Tipos de moedas - Libra esterlina

Dólar canadense

A unidade monetária do Canadá também é chamada de dólar e, assim como no caso do dólar americano, acredita-se que sua origem esteja na antiga moeda espanhola real de oito. 100 centavos constituem um dólar canadense e existem moedas que variam de 5 a 50 centavos, enquanto a nota de maior valor é a nota de 100 dólares.

Tipos de moedas - Dólar canadense

Dinar do bahrein

Tal como no caso do Kuwait, o Reino do Bahrein, no Golfo Pérsico, também possui uma moeda poderosa, o dinar do bahrein, cujo valor de conversão é superior ao do dólar americano ($2,65 = 1 dinar do bahrein). É a moeda oficial deste país exportador de petróleo desde 1965.

Tipos de moedas - Dinar do bahrein

Yuan chinês

O yuan é a moeda com curso legal na China e nas últimas décadas a sua força a nível internacional continuou a aumentar. Também chamada de renminbi, a origem desta moeda remonta à época da dinastia Ming (século XIV), embora só se tornasse a moeda oficial do gigante asiático em 1930.

Com uma taxa de câmbio controlada pelo Banco Popular da China, o yuan emergiu fortemente como uma moeda de troca cada vez mais frequente nas transações comerciais internacionais.

Tipos de moedas - Yuan chinês

Dólar australiano

É uma moeda relativamente nova, porque é a moeda oficial da Austrália desde 1966, quando substituiu a antiga libra australiana. A riqueza natural do país e a estabilidade da sua economia fizeram com que o dólar australiano, também com curso legal nas Ilhas Cocos e na Ilha Norfolk, se destacasse entre os distintivos que ganharam peso nas últimas décadas.

Tipos de moedas - Dólar australiano

Outros tipos de moedas

Listamos algumas das moedas mais valiosas e usadas do mundo, mas existem muitas mais, entre outras:

  • Peso argentino
  • Rublo russo
  • Rupia indiana
  • Riel cambojano
  • Florim das Antilhas
  • Coroa dinamarquesa
  • Rial iraniano
  • Sol peruano
  • Dinar jordaniano
  • Libra libanesa
  • Peso mexicano
  • Dirham marroquino
  • Coroa sueca
  • Bolívar venezuelano
  • Real brasileiro

Agora que você conhece os diferentes tipos de moedas que existem, convidamos você a ler estes artigos sobre Melhores plantas para atrair dinheiro e Como vender dinheiro antigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de moedas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Tipos de moedas