Anatomia Humana

Quanto pesa a cabeça?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quanto pesa a cabeça?

O corpo humano está cheio de dados interessantes, já que se trata de um sistema de relógio complexo que procura funcionar na perfeição para que possamos realizar todas as nossas atividades diárias sem problemas. Por exemplo, sabia que quando nascemos a nossa cabeça compõe a quarta parte do nosso corpo? À medida que vamos crescendo isso muda, mas esta zona continua tendo uma grande importância, alojando o órgão mais complexo do corpo: o cérebro. Se alguma vez se perguntou quanto pesa a cabeça, neste artigo de umComo.com.br respondemos à sua questão.

Também lhe pode interessar: Quantas vértebras temos

Índice

  1. Qual é o peso da cabeça humana?
  2. As mães têm razão...
  3. E qual é o órgão mais pesado do corpo?

Qual é o peso da cabeça humana?

Cuidado que é bastante provável que o número surpreenda você. O peso médio da cabeça de um adulto é de 8 quilos, bem mais do que a maioria das pessoas imagina. Não se deve esquecer que a cabeça aloja um órgão grande e importante, o cérebro, cujo peso aproximado é de 1,5 quilos, além disso, deve ter em conta o peso da estrutura do crânio e também de todos os músculos e pele que compõem a nossa cabeça.

As mães têm razão...

Lembra-se quando a sua mãe dizia para você caminhar direito? O hábito de nos encurvarmos ao caminhar ou ao estar sentados não só faz que a nossa postura seja inadequada e, portanto feia, como também, além disso possa causar problemas importantes na nossa cervical, tudo graças aos 8 quilos que pesa a nossa cabeça.

Pense por um momento que, se mantém constantemente a cabeça para baixo, está forçando a sua cervical a aguentar todo esse peso de forma diária, o que acabará afetando a sua saúde.

E qual é o órgão mais pesado do corpo?

Com tudo o que já explicamos, o normal seria pensar que o cérebro é o órgão mais pesado do corpo, já que é um dos maiores. Mas esta não é a verdade, o órgão mais pesado do nosso corpo é a pele, que nos cobre dos pés à cabeça, sendo também o órgão mais extenso.

Em média, uma pessoa que pesa 70 quilos pode contar com 11 quilos apenas de pele, e claro que quanto mais quilos na balança, mais pesada será a pele. Interessante, não acha?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto pesa a cabeça?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quanto pesa a cabeça?