Quantas vértebras temos
Os seres humanos são vertebrados, isto quer dizer que pertencemos à espécie de mamíferos que contam com coluna vertebral, um detalhe que nos permitiu evoluir de forma destacada, nos deslocar pelo mundo e nos adaptar aos mais diversos ambientes e meios.
Nascemos com um determinado número de vértebras, mas ao chegar à idade adulta a quantidade reduz-se devido à união de dois importantes ossos localizados na nossa coluna. Quer saber mais? Continue lendo porque em umComo vamos explicar para você quantas vértebras temos, quais são e qual a função que desempenham.
Os adultos têm 24 vértebras
Todos os seres humanos nascem com 33 vértebras:
- 7 vértebras cervicais, da C1 à C7.
- 12 vértebras torácicas, do T1 ao T12.
- 5 vértebras lombares, do L1 ao L5.
- 5 vértebras sacrais, S1 a S5.
- 4 vértebras no cóccix, a Co1 a Co4.
No entanto, quando chegamos à idade adulta temos 24 vértebras, para onde foram as outras 9? Acontece que as 5 vértebras sacrais e as 4 do cóccix acabarão se unindo para formar os ossos do sacro e o cóccix, deixando apenas 24 vértebras móveis e independentes na nossa coluna vertebral.
Para que servem as vértebras?
As vértebras são imprescindíveis para o nosso correto movimento, por isso cada uma delas goza de certo movimento independente que nos permite nos deslocar, girar a cabeça ou realizar determinadas ações dependendo da região na qual estejam localizadas. Por zona, sua função é:
Vértebras cervicais
Numeradas desde a C1 até a C7, são as vértebras localizadas no nosso pescoço, portanto, são as responsáveis por permitir o movimento desta zona para a esquerda, a direita, para cima e para baixo, garantindo que a nossa cabeça também se possa mover. Esta zona é propensa a se sobrecarregar devido à tensão e às posturas incorretas, o que afeta a nossa saúde vertebral.
Se costuma sofrer destes problemas, no nosso artigo como relaxar a cervical damos a você alguns conselhos para as manter em perfeito estado.
Vértebras torácicas
Estão articuladas com a caixa torácica, o que faz com que entre elas tenham um movimento limitado, no entanto, são fundamentais para permitir a rotação do nosso torso. Estão articuladas com a cabeça das costelas e o tubérculo da costela para garantir o adequado movimento da zona.
Vértebras lombares
Suportam parte do peso do nosso membro superior e são as responsáveis por criar a curvatura côncava que se encontra no final de nossa coluna. Permitem principalmente o movimento de flexão para a frente e extensão de nosso torso, além disso, graças a elas podemos flexionar lateralmente esta zona e também girá-la de maneira leve.
Um mau movimento, uma postura inadequada ou carregar muito peso podem originar importantes dores na zona lombar, por isso é necessário cuidar desta área adequadamente para prevenir desconfortos que limitem o nosso movimento. No nosso artigo como fortalecer a região lombar damos a você dicas para o conseguir com sucesso.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quantas vértebras temos, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.