Partilhar

Qual é a origem da palavra Europa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a origem da palavra Europa

Quando o homem foi ampliando o território que habitava e descobrindo novas regiões, houve necessidade de dar-lhe um nome. Às vezes designava-se com alguma característica geográfica ou com a de seus povoadores, e assim foram nascendo as denominações de continentes ou países que perduraram até hoje. Neste artigo vamos explicar a você de onde vem a palavra Europa, qual é a sua origem e por que se chama assim.

A península de Eurásia

A Europa forma com a Ásia o que se denomina Eurásia, já que não há uma separação marcada entre as duas porções do imenso continente e alguns geógrafos a consideram uma vasta península situada no oeste asiático.

A origem da palavra Europa

Para os antigos assírios e outros povos semitas que habitavam a mesopotâmia asiática, essa região era o ocaso, ou seja, Ereb, onde se punha o Sol. A Europa vem, pois, de Ereb.

A mitologia grega

A palavra Europa pode ter uma origem mitológica. Europa era a filha de Fênix que o deus Zeus, com a aparência de touro, raptou, levando à ilha de Creta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a origem da palavra Europa, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Qual é a origem da palavra Europa

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mário Costa
Num livro que li, baseado em cronistas árabes do tempo das Cruzadas, afirma-se que da antiga urbe fenícia denominada Tiro, partiu através do Mediterrâneo o príncipe Cadmo, irmão de EUROPA, para difundir o alfabeto fenício, e foi o nome da irmã, que deu origem ao nome do continente europeu. Não menciona a data de tal empreendimento, mas sabemos hoje que o alfabeto fenício foi a origem dos alfabetos de representação fonética como o grego o e o latino.

Qual é a origem da palavra Europa
Qual é a origem da palavra Europa

Voltar ao topo da página