Partilhar

Qual é a função dos ovários

Por Sara Viega. Atualizado: 24 julho 2018
Qual é a função dos ovários

Todos os meses, as mulheres têm a menstruação, ou seja, liberam um óvulo que procede de um dos dois ovários e que, graças a ele, é possível a reprodução da espécie já que isto é o que o espermatozoide fecunda para poder dar passagem a uma nova vida. Mas qual é a função dos ovários? Neste artigo de umComo vamos explicar para você a utilidade que os ovários têm no corpo feminino para que entenda qual é a natureza da mulher e a sua capacidade para criar vida.

Também lhe pode interessar: Qual é a função dos hormônios?

Para que servem os ovários

Os ovários são dois pequenos órgãos que têm forma de amêndoa, de cor cinza e que se encontram dos dois lados do útero, mesmo embaixo das trompas de Falópio. São um dos órgãos sexuais femininos que têm duas funções principais:

  • 1. Produzir hormônios sexuais.
  • 2. Produzir os óvulos, as células que permitem a reprodução da espécie.

A primeira das funções que determinamos se refere à regulação hormonal que se consegue graças aos ovários. O estrogênio e a progesterona são dois hormônios que se desprendem destes órgãos.

Por um lado, o estrogênio permite que as mulheres tenham as características sexuais durante a puberdade (quadris largos, aumento dos seios, voz aguda, etc.) além de manter em ótimas condições os órgãos sexuais. Por outro lado, a progesterona aumenta a quantidade de vasos sanguíneos que há no útero, algo que faz com que cada vez que o óvulo se libera (com as menstruações) as paredes do útero estejam preparadas para recebê-lo e alojá-lo caso seja fecundado.

A segunda função dos ovários é a de criar óvulos, ou seja, desprender mensalmente a célula necessária para que, juntamente com o espermatozoide, se possa criar vida. A seguir, explicamos a ovulação feminina.

Qual é a função dos ovários - Para que servem os ovários

O processo da ovulação

A cada 28 dias um dos ovários da mulher produz um óvulo maduro que está pronto para ser fecundado por um espermatozoide e, portanto, para criar uma nova vida. O processo é o seguinte:

  • O óvulo é liberado do ovário e move-se durante uns dias pelo oviduto que o conduz até ao útero.
  • As trompas de Falópio contribuem para que o óvulo se mova corretamente pelo conduto facilitando o percurso do mesmo com movimentos ondeados. Quando os espermatozoides chegam ao conduto, as trompas são, também, as responsáveis por ajudar a chegar ao óvulo.
  • Se o esperma entra no óvulo é quando falamos de que foi fecundado e isto ocorre sempre na trompa de Falópio. 5 ou 6 dias depois das relações sexuais será quando o óvulo chegará ao útero, lugar onde se gestará o embrião.

Caso o óvulo não esteja fecundado, o caminho que percorre é o mesmo, mas sem ter o espermatozoide em seu interior, algo que faz com que acabe desaparecendo com a menstruação. Em umComo contamos a você por que as mulheres têm a menstruação.

Qual é a função dos ovários - O processo da ovulação

A função dos ovários na menopausa

À medida que vão passando os anos, as mulheres vão ficando com uma menor quantidade de óvulos e cada vez são menos e de uma menor qualidade, devido ao envelhecimento. A partir dos 30 anos podemos falar de um declive fisiológico da fertilidade que, aos 35 anos, se vê aumentado, mas é sobretudo aos 40 quando é mais evidente.

Com 45 ou 50 anos é quando começam a aparecer os primeiros sinais da menopausa e a função dos ovários nesta época começa a se reduzir significativamente. Essencialmente, o significado da menopausa é que os ovários já não produzem óvulos e, portanto, a mulher já não está capacitada naturalmente para ter mais filhos.

Mas é também nesta época quando os ovários deixam de produzir estrogênio, o hormônio do qual falamos na primeira parte e que é o responsável por manter em boas condições o aparelho sexual feminino. Também se reduz a produção de progesterona e a falta de ambos hormônios é o que provoca o aparecimento dos sintomas da menopausa.

Qual é a função dos ovários - A função dos ovários na menopausa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função dos ovários, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Qual é a função dos ovários

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ermelino Mário
Qual é a função dos ovários?

Qual é a função dos ovários
1 de 4
Qual é a função dos ovários

Voltar ao topo da página