Outros Educação ciências

Qual é a função das flores

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a função das flores

As flores são uma das partes mais importantes de uma planta, as mais visíveis e que são objeto de desejo e admiração para muitos. As flores, além de serem o elemento decorativo de uma planta, são o alimento para animais e com elas são produzidas fragrâncias. As frutas cumprem uma importante função na reprodução das plantas. Em umComo.com.br vamos explicar para você qual é a função das flores no mundo natural.

Também lhe pode interessar: Qual é a função dos ovários

Índice

  1. Polinização das flores
  2. Produção de sementes e frutos
  3. Reprodução das plantas
  4. Néctar para insetos

Polinização das flores

Uma das funções mais importantes das flores é a polinização. O pólen da flor vem do estame e contém o gameto, a contribuição reprodutiva masculina. Uma vez produzida a polinização, o pólen masculino é transferido para as estruturas femininas chamadas pistilos e estigma.

Algumas plantas têm flores com estigma e pólen e podem se polinizar a si mesmas; outras, possuem apenas pistilos ou inclusive apenas estames. O pólen pode passar de flor em flor através de insetos, como as abelhas, e do ar. Geralmente, as flores com cores impressionantes e impactantes aromas costumam depender de insetos para a polinização; de fato o seu aspecto é para atraí-los.

Qual é a função das flores - Polinização das flores

Produção de sementes e frutos

Após o processo de polinização em uma planta com flores, o pólen masculino entra no ovário. É aí que o óvulo da planta fêmea madura se converte em uma semente. As sementes são fundamentais para a sobrevivência das plantas já que criam novas e são ainda necessárias para a criação de frutas. As frutas são ovários maduros das plantas que cobrem as sementes.

As chamadas frutas simples vêm das flores com apenas um ovário e costumam ter uma forma redonda com uma ou mais sementes; este é o caso dos tomates, que surgem de flores com apenas um ovário. Também existem outras frutas chamadas agregadas que vêm de flores com mais de um ovário e costumam ter uma forma bem mais complicada; um bom exemplo seriam as framboesas.

Qual é a função das flores - Produção de sementes e frutos

Reprodução das plantas

A principal função das flores é tornar possível a reprodução das plantas. As flores são uma parte da planta que traz beleza e atração, porque caso contrário só veríamos folhas verdes. É essa beleza que faz com que o meio natural preste atenção nelas.

Quando os pássaros, os insetos e os morcegos se aproximam da flor, olham para ela e roubam o seu néctar. Desta forma e sem saber, estão polinizando as plantas, movendo o esperma ou o pólen dos estames masculinos para os pistilos femininos.

Qual é a função das flores - Reprodução das plantas

Néctar para insetos

Muitos seres vivos alimentam-se do néctar das flores. Existem muitos tipos de insetos que se alimentam do néctar, como é o caso de formigas, borboletas, abelhas e vespas. Como estas flores precisam de uma ajuda externa para serem polinizadas, muitas plantas evoluíram para serem ainda mais bonitas e atraentes para seus agentes polinizadores.

Por exemplo, a orquídea abelha desenvolveu-se tanto que parece uma abelha fêmea pousada sobre uma orquídea. Os morcegos que desejam comer o néctar alimentam-se das flores de agave. Estas plantas evoluíram de tal forma que só abrem as suas flores de noite.

Qual é a função das flores - Néctar para insetos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função das flores, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Qual é a função das flores