Partilhar

Qual é a função da faringe

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a função da faringe

Sabemos que no nosso pescoço existe uma zona que se chama "faringe", mas para que serve? Quando faz frio ou quando adoecemos podemos ter dores na zona baixa da garganta e, é possível, que o médico a chame com o nome de "faringite" já que está afetando esta parte do corpo, mas qual é a sua função no organismo? Neste artigo de umComo vamos proporcionar uma aula de anatomia humana para que possa saber qual é a função da faringe e entender o processo que se ativa no nosso corpo quando respiramos e quando comemos.

Também lhe pode interessar: Qual é a função do estômago

O que é a faringe

O tubo que se encarrega de comunicar o sistema respiratório com o digestivo é a faringe; é o conduto que vem logo após a boca e que une a respiração que recebemos pelo nariz bem como o ar que recebemos pela boca; também está conectada com o ouvido graças às trompas de Eustáquio. Este conduto mede uns 10 centímetros de comprimento e contém paredes que estão formadas por músculos cheios de uma mucosa úmida.

Quando comemos e engolimos, o tubo respiratório (também conhecido como "traqueia") fecha-se através de uma válvula que tem o nome de "epiglote" e que impede que o alimento entre pelas vias respiratórias. Quando estamos comendo e sentimos que nos engasgamos porque a comida foi "pelo outro lado", na realidade, a única coisa que ocorreu é que essa válvula não funcionou corretamente e um pedaço de alimento entrou pela via respiratória.

Na faringe é onde se encontra o véu do paladar e em cujo final se encontram as amígdalas, umas glândulas que se encarregam de defender o nosso corpo de agentes infecciosos que podem entrar por nossa boca; sem elas, estaríamos em maior risco de que qualquer bactéria ou vírus que entre com os alimentos acabasse nos afetando de forma mais grave.

Qual é a função da faringe - O que é a faringe

Principais funções da faringe

Como já referimos, a faringe é um conduto que une o sistema respiratório ao digestivo, portanto, se queremos conhecer a função da faringe devemos saber que, essencialmente, tem duas: a que tem a ver com a respiração e a que se refere à digestão dos alimentos. De seguida explicamos-lhe melhor:

  • Função digestiva da faringe

Quando comemos, introduzimos os alimentos pela cavidade bucal onde os mastigamos e, depois, com a língua, empurramos para trás. Esse "trás" é a faringe, conduto onde o alimento já esmagado e úmido pode continuar o seu processo no organismo até chegar ao estômago. Na faringe é onde se levam a cabo as contrações musculares que permitirão que o alimento continue seu curso e possa chegar até ao esôfago.

As contrações também evitam que os alimentos entrem na traqueia e, portanto, entrem no canal respiratório. A epiglote é a válvula que, com as contrações, a faringe se encarrega de fechar e evitar que nos engasguemos com um pedaço de comida.

  • Função respiratória da faringe

Através dos condutos nasais podemos engolir ar, mas também pode entrar pela boca, ambos canais chegam à faringe que se encarrega de enviar à traqueia e, esta, levar até aos pulmões. Antes referimos que a faringe está coberta com uma mucosidade nas paredes porque se adapta ao que recebe (se é alimento ou ar) e, dependendo disso, ativa uma função ou outra.

Assim, qualquer condição que tenha lugar na faringe (infecções, doenças, etc.) podem causar tanto problemas respiratórios como na introdução dos alimentos. Uma das doenças mais comuns desta parte do corpo é a faringite.

Qual é a função da faringe - Principais funções da faringe

Outras funções da faringe

Mas, além destes aspectos básicos, a faringe também está envolvida em outros processos corporais como é o caso da vocalização ou a pressão no ouvido médio. Vamos por partes:

  • A faringe e a vocalização

As pessoas podem emitir sons graças às cordas vocais e, este processo, conhece-se com o nome de vocalização. Para que isto seja possível, é necessário que o ar que inalamos no exterior passe através da faringe e a laringe para que as cordas vogais que há na laringe possam vibrar e, portanto, produzir o som que emitimos quando falamos. Ou seja, sem o conduto da faringe que se encarrega de transportar o ar até à laringe, não poderíamos falar. Em umComo contamos para você também para que serve a laringe.

  • A faringe e a pressão no ouvido médio

Já referimos anteriormente que a trompa de Eustáquio é o conduto que une a faringe com o ouvido permitindo, assim, que tenha uma abertura nasofaríngea. Esta se abre e se fecha, um método que permite igualar a pressão que chega ao ouvido médio e, portanto, pode-se conduzir o som que chega do exterior corretamente. É por este motivo que, quando sofremos alguma condição nesta zona, podemos ter dor de ouvido, não ouvir bem (o efeito de ouvidos tampados) ou sentirmos enjoados.

Qual é a função da faringe - Outras funções da faringe

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função da faringe, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Qual é a função da faringe

O que lhe pareceu o artigo?

Qual é a função da faringe
1 de 4
Qual é a função da faringe

Voltar ao topo da página