Partilhar

Qual é a função do estômago

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a função do estômago

O estômago é um dos 21 órgãos do nosso corpo, cumprindo uma função essencial no importante processo de digerir os alimentos que consumimos diariamente. Trata-se de uma área delicada que precisa de cuidado com o objetivo de manter saudável a mucosa gástrica, evitando desconfortáveis condições como a gastrite ou as úlceras estomacais.

Entender a função que cumpre no nosso organismo é fundamental para descobrir as atenções que precisa, por isso neste artigo de umComo explicamos para você qual é a função do estômago e como garantir ao máximo o seu bem-estar.

Também lhe pode interessar: Qual é a função do pâncreas

Armazenar a comida que ingerimos

O estômago é uma das partes do aparelho digestivo, composto também pela boca, a faringe, o esôfago, o pâncreas, o fígado, o baço e os intestinos delgado e grosso. Quando introduzimos um alimento na nossa boca inicia-se um complexo procedimento que consta de aproveitar os nutrientes desse ingrediente e eliminar o que o corpo não precisa, um processo no qual este órgão tem uma importante participação.

Ao mastigar trituramos os alimentos para formar, graças à saliva, o bolo alimentar, o mesmo descerá através do esôfago até ao estômago, onde permanecerá armazenado para dar início ao processo de digestão.

Este órgão tem a capacidade de se expandir para oferecer um correto armazenamento dos alimentos. Um estômago adulto vazio tem um volume ao redor de 50 ml, no entanto, é capaz de aumentar até 80 vezes o seu tamanho armazenando inclusive até 4 litros de comida. O tempo que dura a comida no nosso estômago dependerá do tipo de alimento que tenhamos ingerido, da correta mastigação e também da quantidade de comida, a água por exemplo digere-se em apenas 20 minutos, enquanto que a carne pode levar até 3 horas e os alimentos muito ricos em gordura inclusive 8.

Qual é a função do estômago - Armazenar a comida que ingerimos

Decompor os alimentos

Uma vez armazenado no estômago, inicia-se o processo de decomposição dos alimentos, também conhecido como digestão. Neste órgão o bolo alimentar mistura-se com os ácidos estomacais e as enzimas, as quais o decompõem em peças ainda menores para formar o que se conhece como quimo, uma massa semilíquida através da qual se aproveitam os nutrientes que consumimos. A contração dos músculos estomacais ajuda também a que ocorra a decomposição dos alimentos, favorecendo a digestão.

É neste órgão onde se digerem as proteínas e os lipídios ou gorduras que ingerimos nos alimentos, por isso, quando consumimos muita comida ou um excesso de gordura nos alimentos, podemos sentir como o processo de digestão é mais lento e pesado.

Qual é a função do estômago - Decompor os alimentos

Facilitar a passagem do quimo ao intestino

Uma vez que se forma o quimo, é hora de continuar com o processo de digestão, por isso o estômago vai liberando de forma completamente controlada e em pequenas quantidades o quimo para dar passagem ao intestino delgado, zona na qual serão aproveitadas as vitaminas e nutrientes dos ingredientes que ingerimos.

Uma boa digestão dos alimentos facilitará o processo de aproveitamento dos nutrientes, garantindo que absorvamos ao máximo as propriedades da nossa comida.

Eliminar a presença de bactérias que pode ter ingerido

Tem ideia de quantas possíveis bactérias chegam ao nosso estômago todos os dias? Por isso uma função do estômago que convém destacar é a sua capacidade para eliminar as bactérias e organismos infecciosos que acessam o nosso estômago através dos alimentos ou as substâncias que ingerimos. Isto consegue-se graças ao potente ácido corrosivo que secreta durante a digestão, o qual não afeta a saúde estomacal devido a uma camada de mucosa que cobre e protege este órgão.

No entanto, quando a mucosa estomacal está inflamada ou afetada pela presença de alguma bactéria, vírus ou doença resistente a estes ácidos, como o Helicobacter pylori, esta pode-se deteriorar fazendo com que os ácidos comecem a afetar este órgão causando desconforto e desencadeando a presença de certas condições gástricas. A gastrite e as úlceras estomacais são as condições mais comuns deste tipo.

Qual é a função do estômago - Eliminar a presença de bactérias que pode ter ingerido

Cuidar do seu estômago

Agora que já conhece as funções do estômago, fica clara a importância de cuidar adequadamente deste órgão para garantir o correto processo digestivo. Seguir uma dieta equilibrada e saudável, mastigar bem os alimentos, comer com calma e reduzir a tensão cotidiana são algumas formas de mantê-lo saudável, mas em nosso artigo como cuidar do estômago damos a você outras recomendações detalhadas para que consiga estar saudável e em perfeitas condições.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função do estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Qual é a função do estômago

O que lhe pareceu o artigo?

Qual é a função do estômago
1 de 4
Qual é a função do estômago

Voltar ao topo da página