Partilhar

Qual é a função da próstata

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a função da próstata

Sabe para que serve a próstata? Este órgão masculino encontra-se sob a bexiga urinária, bem na frente do reto, e tem o tamanho de uma noz. Encarrega-se, essencialmente, de oferecer a mobilidade que os espermatozoides precisam para poder fecundar a mulher, sendo portanto um dos órgãos mais ligados à reprodução humana. A partir dos 50 anos de idade os homens podem começar a notar algumas irregularidades com a próstata visto que o órgão tende a crescer. Neste artigo de umComo contamos a você qual é a função da próstata para que entenda o funcionamento deste órgão.

Também lhe pode interessar: Qual é a função da faringe

Para que serve a próstata

Existe uma ideia errada, muito estendida em nossa sociedade, onde se considera que os testículos são os responsáveis por segregar o sêmen, ou seja, o líquido esbranquiçado onde se encontram os espermatozoides. É verdade que os testículos também eliminam sêmen, mas o volume que chegam a produzir é apenas 1% do que o homem ejacula; os 99% restantes vêm da parte da próstata.

Consequentemente, a principal função da próstata consiste em dar a mobilidade necessária ao esperma banhando o mesmo no líquido seminal. As secreções da próstata contêm PSA, um químico natural que se encarrega de liquidificar o sêmen para que os espermatozoides possam sair dele e entrar no corpo da mulher com a intenção de fecundar o óvulo. Resumindo, este órgão consegue que o esperma tenha mais mobilidade, possa sobreviver com mais facilidade e, portanto, seja mais fácil de deixar grávida uma mulher.

Mas não é esta a única função da próstata, pois também atua como um protetor de bactérias e infecções que possam entrar no corpo através da uretra. Este órgão previne que agentes nocivos penetrem no interior através da bexiga; por este motivo, os homens têm menos tendência a sofrer infecções urinárias que as mulheres.

Qual é a função da próstata - Para que serve a próstata

A próstata a partir dos 50 anos

Quando um homem atinge os 50 anos é propenso a notar algumas irregularidades em seu corpo e em sua atividade sexual. Isto acontece porque a próstata começa a aumentar de volume a partir dessa idade e este crescimento pode fazer com que a capacidade da uretra diminua e a vontade de ter sexo, também. Mas por que a próstata cresce?

  • Adenoma de próstata: trata-se de um tumor benigno que aparece em 8 de cada 10 homens acima dos 65 anos. Os sintomas que costumam ter são vontade constante de ir ao banheiro (devido à redução da capacidade da bexiga) e falta de apetite sexual.
  • Inflamação da próstata: também é uma causa comum do aumento de tamanho deste órgão. Com o tempo, os homens podem ter inflamação e, portanto, começar a sentir os sintomas especificados. A forma de tratá-lo é por meio de medicação e com cirurgia na maioria dos casos.
  • Câncer de próstata: também é uma doença frequente nos homens adultos (1/3 dos homens acima dos 70 anos sofrem dela). Atualmente existem vários tratamentos paliativos (medicação, laser ou cirurgia). Um homem pode viver sem próstata porque a função que desempenha, como já dissemos, não é vital. Em umComo especificamos a você os sintomas do câncer de próstata, além de dar alguns conselhos para que aprenda a prevenir o câncer de próstata.
Qual é a função da próstata - A próstata a partir dos 50 anos

Controle da próstata

Por tudo isso, para ter um bom estado de saúde é importante que o homem controle o funcionamento de sua próstata e esteja atento a qualquer sintoma ou sinal que possa significar uma deterioração do órgão. Os sinais que deve conhecer são os seguintes:

  • Aumento da vontade de urinar.
  • Dificuldades e dores no momento de liberar a urina.
  • Sensação de que não esvaziou tudo após urinar.
  • Enquanto urina, ela sai de forma intermitente com jatos fracos.
  • Aparecimento de sangue na urina.
  • Diminuição do apetite sexual.
  • Menos secreção de sêmen na hora do sexo.

Para evitar alguma doença derivada do funcionamento da próstata aconselha-se que todos os homens a partir dos 50 anos façam uma revisão anual. Além disso, se houver antecedentes familiares de câncer de próstata terá que ir ao médico a partir dos 45 anos.

Qual é a função da próstata - Controle da próstata

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a função da próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Qual é a função da próstata

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Maria Filomena Franco Kanai
boa noite gostaria de saber o seguinte meu irmão foi diagnosticado com cancer maligno de prostata este porem esta do tamanho de um grão de feijão ainda na fase inicial e vai ser feita a retirada da prostata qual a chance cura ,geralmente o paciente fica bem? estou preocupada é uma cirurgia simples ,há algum risco ...desde ja agradeço obgda
A sua avaliação:
rodnei soati
Boa tarde,li sobre alguns comentarios sobre HPB,em que relata sobre creme progesterona ajuda na diminuiçao da prostata,o mesmo e aplicado entre a regiao anus e o escroto,desde ja fico agradecido para esclarecer esta duvida

Qual é a função da próstata
1 de 4
Qual é a função da próstata

Voltar ao topo da página