Qual a diferença entre monarquia e república
A monarquia e a república são dois regimes políticos muito distintos entre si. Ambos existem nos dias de hoje em diferentes países, sendo que no caso da monarquia ela varia entre absoluta e constitucional. Exemplos de países onde opera a República são mais do que onde opera a monarquia, do qual são exemplo a Bélgica, Espanha e Inglaterra. Entre a extensa lista de países republicanos está a Angola, Portugal, Brasil, França, entre outros. Para saber mais acerca destes regimes políticos e conhecer qual a diferença entre monarquia e república, continue lendo este artigo de umComo.com.br.
Passos a seguir:
A primeira grande diferença encontra-se na concentração do poder. No caso da monarquia, no caso de ser absoluta, o Rei concentra em si o poder executivo, legislativo e judicial, ou seja, é ele quem decide e toma todas as decisões. Em uma república quem lidera é o povo, representado por um líder político.
Outro aspeto que diferencia ambos os regimes políticos é a sucessão. No caso da monarquia o Rei é eleito de forma hereditária, ou seja, o poder passa de pai para filho, sem intervenção do povo. Numa República é o povo quem elege o seu representante.
A duração do mandato também é um dos aspetos que distingue a monarquia de uma república. Na primeira o monarca governa de forma vitalícia, havendo apenas um sucessor quando ele já não se encontra em condições de continuar, como invalidez ou em último caso a sua morte. Nos países republicanos o mandato dura alguns anos, geralmente quatro e, no final, o povo volta a escolher um novo representante ou o mesmo.
Numa monarquia o povo não tem qualquer tipo de opinião relativamente à forma como deve ser governado o país. Por outro lado, numa república ele tem direito e dever de participar na vida política. Assim sendo, a liberdade do povo é outro aspeto que distingue ambos os sistema políticos, permitindo ou não que este defina o seu destino.
No que se refere à educação do chefe de estado, no caso da monarquia ele é educado toda a sua vida para se tornar Rei e governar da melhor forma. O contrário acontece nas repúblicas, em que o governador é uma pessoa do povo, como tantas outras, que foi escolhido para exercer poder.
Conclusão de projetos. Este é um outro aspeto que distingue uma monarquia de uma república, apesar de não ser dos mais decisivos. Numa monarquia, devido ao fato do governador exercer o seu poder de forma vitalícia, tem todo o tempo disponível para pôr em prática seus projetos de governação. Numa república, o governador está limitado temporalmente a cumpri-los.
Oportunidade de mudança. Pessoas que vivem sob um regime de monarquia não têm a mesma oportunidade de ver o rumo do seu país mudar como acontece numa republica. Isto acontece por que o rei exerce o seu poder ao longo de várias décadas, mantendo o mesmo pensamento e forma de governar. Em países que vivem em uma república, a mudança tem hipótese de acontecer mais vezes, pois há oportunidade de mudar o chefe de estado com frequência.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre monarquia e república, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.