Outros Aprender um idioma

Qual a diferença entre língua e linguagem?

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. 14 novembro 2017
Qual a diferença entre língua e linguagem?

A língua é o que se fala, o que usamos para comunicar entre nós, o que usamos para escrever e o que aprendemos ao nascer e que compartilhamos com toda a comunidade.

a linguagem diz respeito às palavras que se usam dentro dessa língua, como usá-las, como escrevê-las, os tons que revelam nossas intenções. Dentro da mesma língua, neste caso o português, podemos usar linguagem coloquial, linguagem formal, linguagem culta ou linguagem técnica (dependendo das circunstâncias).

A diversidade linguística é algo que sempre nos caracterizou como seres humanos: se há coisa que as pessoas possuem é a capacidade de comunicarem entre elas através da linguagem. No entanto, as formas de comunicar podem ser muito diferentes. Como você já sabe,"língua" e "linguagem" não são a mesma coisa! Continue lendo esse artigo do umCOMO para saber mais sobre o tema: Qual a diferença entre língua e linguagem?

Também lhe pode interessar: O que é semântica?

Índice

  1. O que é a língua - Conceito
  2. O que é linguagem - conceito
  3. Qual a diferença entre língua e linguagem - exemplo

O que é a língua - Conceito

A língua é o modo de expressão próprio de uma comunidade. As pessoas que falam a mesma língua formam uma comunidade linguística. Isto quer dizer que as pessoas que formam esse coletivo, comunidade ou grupo utilizam o mesmo veículo para se expressarem e/ou comunicarem. Por exemplo, a comunidade que forma França usa a língua francesa, compartilhada por todos os seus integrantes.

Contudo, nem todos os membros dessas comunidades falam do mesmo jeito, já que as línguas não são uniformes, apresentando variedades distintas.

O que é linguagem - conceito

A linguagem é um grupo de fonemas e sons que emitimos quando falamos. A linguagem são os sinais e palavras que formam a língua. Não podemos falar de linguagem portuguesa, inglesa ou francesa, mas sim língua portuguesa, inglesa ou francesa.

Qual a diferença entre língua e linguagem - exemplo

Um bom exemplo da diferença entre língua e linguagem é a palavra caseira. Ela tem uma pronunciação e som diferentes em cada uma das línguas (chair, chaise, silla,etc.), Já a linguagem, por sua vez, é quem determina as normas ortográficas ou gramaticais de cada uma das palavras.

Se você gostou deste artigo do umCOMO, confira também outras matérias que podem ser do seu interesse:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre língua e linguagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Andréia Silva
Esse texto foi excelente para esclarecer a diferença da Língua e da Linguagem, pois é muito fácil confundir e se pensar que a Linguagem é o modo de expressão próprio de uma comunidade, sendo que na verdade, esse é o conceito de Língua e a Linguagem conceitua-se como sinais e palavras que formam a Língua. Ótimo texto para facilitar a compreensão dessa diferença.
Andréia Silva
Muito interessante e relevante esse texto que explica bem a diferença entre língua e linguagem porque é muito fácil de confundir uma com a outra. Às vezes, por exemplo poderia-se pensar que o modo de expressar de uma comunidade diz respeito à linguagem, mas na verdade, diz respeito à língua, já que a linguagem, como muito bem explicado, se refere aos sinais e palavras que formam a língua. Ótimo texto, deu para entender muito bem.
LINDOIA MARIA JESUS DOS SANTOS
lingua é o modo de , uma expressao própria de uma comunidade , formando uma comunidade linguisticas. ja a linguagem, sao sinais e palavras que formam a lingua.
Qual a diferença entre língua e linguagem?