Partilhar

O que é a Sintaxe

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a Sintaxe
Imagem: g1.globo.com

No ensino da língua portuguesa uma parte da gramática que se aprende é a sintaxe. Mas você sabe o que é a Sintaxe e qual a sua importância para o dia a dia? Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você para que esclareça as suas dúvidas.

Também lhe pode interessar: O que é semântica?

Importância da sintaxe

Por mais que as pessoas se questionem sobre o porquê de aprendem determinados assuntos na escola, a verdade é que tudo possui uma função, mesmo que nem sempre fique bem claro aos estudantes, o que, aliás, é bastante comum. Muitas vezes, falta aos educadores mostrar como aquele conhecimento pode ser útil no dia a dia, o que tornaria a aprendizagem até mesmo mais atraente.

Esse é o caso da sintaxe, algo aparentemente tão teórico, mas que, na realidade, é a base das conversações que temos com os pais, amigos, colegas de trabalho e da escola e com outras pessoas com as quais nos comunicamos. É bem provável que não exista alguém que nunca se deparou com uma situação corriqueira, em que conversou com outra pessoa, mas percebeu dificuldade em compreender o que foi dito ou sentiu-se incompreendido.

Porém, isso não foi provocado por problemas de audição, mas porque houve falha na sintaxe. Ou seja, mesmo que ao falar com outra pessoa não se perceba que usamos a sintaxe ela está sempre presente nos diálogos. Para entender melhor o que é a sintaxe, vale dizer que é o estudo da relação entre os componentes de uma frase e da combinação entre elas.

O que é a Sintaxe - Importância da sintaxe
Imagem: blogdamercia.wordpress.com

O que a sintaxe estuda

Ao analisar a sintaxe de uma frase são identificados os seus elementos. Assim, no exemplo “As meninas jovens compraram bastante na loja hoje”, é possível definir “as meninas” como sujeito, “jovens”, como adjetivo, “compraram”, como verbo, “bastante”, “na loja” e “hoje” como advérbios, sendo que o primeiro é de intensidade, o segundo de lugar e o terceiro de tempo.

É possível compreender o sentido dessa frase apenas porque se tem ideia do que cada parte significa, mesmo que na hora de falarmos isso corriqueiramente não separemos as expressões, classificando-as. Embora inconscientemente, o interlocutor também compreende a ligação existente entre os termos da frase, como o fato do advérbio “jovens” se referir a “meninas” e não aos demais elementos.

Ao saber o que é a sintaxe e como funciona o seu estudo, é possível ainda identificar em uma oração quais são os elementos primordiais e os complementos. No exemplo anterior, “meninas”, “compraram” e “loja” são os principais, pois mesmos sem os demais é possível compreender a mensagem. Enquanto isso, “jovens”, “bastante” e “hoje” são complementos, uma vez que apenas oferecem mais detalhes ao que é informado e não são essenciais. Porém, isso é apenas o básico do estudo da sintaxe, havendo ainda a análise dos períodos compostos, regências e concordâncias verbais e nominais, pontuação, crase e muito mais.

Para dominar a gramática, é preciso ainda saber o que é morfologia e fonologia, com as quais é possível estudar melhor a sintaxe, que também é definida com a responsável pelo arranjo das palavras e construção das frases. Ao saber analisar a sintaxe, conseguimos expor melhor uma ideia na hora de transferi-la para o papel ou pronunciá-la verbalmente.

O que é a Sintaxe - O que a sintaxe estuda
Imagem: manualdecoaching.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a Sintaxe, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre O que é a Sintaxe

O que é a Sintaxe
Imagem: g1.globo.com
Imagem: blogdamercia.wordpress.com
Imagem: manualdecoaching.com.br
1 de 3
O que é a Sintaxe

Voltar ao topo da página