Outros Educação ciências

Qual a diferença entre diamante e zircônia

 
Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre diamante e zircônia

O grande momento está chegando, já namoram há alguns anos e agora se sente preparado para dar o grande passo e pedir ela em casamento. Só falta uma coisa, o anel de noivado. Vai na joalheria e consulta o lojista para comprar um anel com brilhantes. Ele fala que tem duas escolhas, conforme a sua carteira. Uma delas é o diamante e a outra é a zircônia cúbica. A dúvida permanece, qual deles oferecer para provocar maior impacto, são ambos brilhantes e bonitos. Se quiser desfazer a questão basta continuar lendo esse artigo do umComo e aprender qual a diferença entre diamante e zircônia.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre átomo e molécula

Índice

  1. Zircônia Cúbica
  2. Diamante
  3. Diamante vs Zircônia

Zircônia Cúbica

A Zircônia Cúbica é produzida em laboratório, sendo por isso uma gema, pedra sintética. Devido às suas características ela é vendida como uma imitação do diamante mas por um preço muito baixo. Embora seja dura e geralmente incolor, tem uma dispersão molecular maior que o diamante logo a sua resistência a riscos e desgaste do tempo é bem menor. Geralmente em peças pequenas é mais difícil descobrir qual é imitação e qual é o verdadeiro diamante. Mas quando falamos em peças maiores a diferença é visível. Embora seja brilhante, a zircônia cúbica não brilha tanto como um diamante.

Qual a diferença entre diamante e zircônia - Zircônia Cúbica

Diamante

O diamante é a pedra preciosa por excelência, uma gema natural. Constituída apenas por carbono as suas moléculas estão tão concentradas que é praticamente indestrutível, é o mineral mais resistente à face do planeta, quando se fala em resistência é a sua capacidade de lidar com o tempo, com os riscos e o desgaste natural às condições exteriores. É impossível produzir diamantes em laboratório porque são necessárias condições muito particulares para que ele se forme, nomeadamente pressões e temperaturas elevadas, este tipo de condições apenas são possíveis em determinada profundidade da Terra e durante alguns milhões de anos.

Cada diamante é uma pedra única, não existem dois iguais a não ser que tenham sido a mesma pedra e "cortada" em dois. O processo de lapidação do diamante apenas serve para lhe dar mais valor, para aumentar as suas características naturais como o brilho, por isso obedece a regras de proporção para que haja uma reflexão de luz ainda maior. Ao diamante não é acrescentado nada, ao contrário da zircônia, nem mesmo cor, embora existam diamantes com cores (amarela, rosa) que são raríssimos mas que assim ficaram devido aos locais onde se formaram.

Qual a diferença entre diamante e zircônia - Diamante

Diamante vs Zircônia

Tirando o fato de o diamante ser uma peça natural, mais resistente e brilhante que a zircônia, a grande questão é o preço. O diamante por todas as suas características é bem mais caro que a zircônia, se por acaso não tem capacidade financeira para comprar um diamante o melhor será optar pela zircônia cúbica, e se mais tarde estiver mais folgado, trocar por um diamante. No entanto, ao comprar um diamante, embora muito mais caro, estará pagando por uma peça exclusiva, única, e que perdurará durante anos, podendo ser passada de geração em geração.

Qual a diferença entre diamante e zircônia - Diamante vs Zircônia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre diamante e zircônia, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Qual a diferença entre diamante e zircônia