Qual a diferença entre diamante e zircônia

Qual a diferença entre diamante e zircônia

O grande momento está chegando, já namoram há alguns anos e agora se sente preparado para dar o grande passo e pedir ela em casamento. Só falta uma coisa, o anel de noivado. Vai na joalheria e consulta o lojista para comprar um anel com brilhantes. Ele fala que tem duas escolhas, conforme a sua carteira. Uma delas é o diamante e a outra é a zircônia cúbica. A dúvida permanece, qual deles oferecer para provocar maior impacto, são ambos brilhantes e bonitos. Se quiser desfazer a questão basta continuar lendo esse artigo do umComo e aprender qual a diferença entre diamante e zircônia.

Zircônia Cúbica

A Zircônia Cúbica é produzida em laboratório, sendo por isso uma gema, pedra sintética. Devido às suas características ela é vendida como uma imitação do diamante mas por um preço muito baixo. Embora seja dura e geralmente incolor, tem uma dispersão molecular maior que o diamante logo a sua resistência a riscos e desgaste do tempo é bem menor. Geralmente em peças pequenas é mais difícil descobrir qual é imitação e qual é o verdadeiro diamante. Mas quando falamos em peças maiores a diferença é visível. Embora seja brilhante, a zircônia cúbica não brilha tanto como um diamante.

Diamante

O diamante é a pedra preciosa por excelência, uma gema natural. Constituída apenas por carbono as suas moléculas estão tão concentradas que é praticamente indestrutível, é o mineral mais resistente à face do planeta, quando se fala em resistência é a sua capacidade de lidar com o tempo, com os riscos e o desgaste natural às condições exteriores. É impossível produzir diamantes em laboratório porque são necessárias condições muito particulares para que ele se forme, nomeadamente pressões e temperaturas elevadas, este tipo de condições apenas são possíveis em determinada profundidade da Terra e durante alguns milhões de anos.

Cada diamante é uma pedra única, não existem dois iguais a não ser que tenham sido a mesma pedra e "cortada" em dois. O processo de lapidação do diamante apenas serve para lhe dar mais valor, para aumentar as suas características naturais como o brilho, por isso obedece a regras de proporção para que haja uma reflexão de luz ainda maior. Ao diamante não é acrescentado nada, ao contrário da zircônia, nem mesmo cor, embora existam diamantes com cores (amarela, rosa) que são raríssimos mas que assim ficaram devido aos locais onde se formaram.

Diamante vs Zircônia

Tirando o fato de o diamante ser uma peça natural, mais resistente e brilhante que a zircônia, a grande questão é o preço. O diamante por todas as suas características é bem mais caro que a zircônia, se por acaso não tem capacidade financeira para comprar um diamante o melhor será optar pela zircônia cúbica, e se mais tarde estiver mais folgado, trocar por um diamante. No entanto, ao comprar um diamante, embora muito mais caro, estará pagando por uma peça exclusiva, única, e que perdurará durante anos, podendo ser passada de geração em geração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre diamante e zircônia, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.