Aprender ciência através do computador

Qual é a diferença entre tempo e clima

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a diferença entre tempo e clima
Imagem: parsinews.ir

Falamos com frequência do tempo ou do clima do mesmo modo, usando ambos os conceitos como sinônimos, ainda que a nível meteorológico isto não seja correto. É que estes termos que se tomam por similares realmente têm significados e aplicações diferentes. Quer saber a diferença entre tempo e clima? Em umComo.com.br explicamos.

Também lhe pode interessar: Como é o clima mediterrâneo
Passos a seguir:
1

Quando falamos de tempo, nos referimos à situação atmosférica que se apresenta em um determinado momento e que dependerá de diversos fatores como a pressão, o vento ou a temperatura.

O tempo abarca todos os fenômenos que ocorrem na atmosfera, graças a ele podemos realizar uma previsão de como será o dia ou nos dias seguintes no aspecto meteorológico: tempo chuvoso, tempo ensolarado, etc.

2

O clima, por sua vez, agrupa todos os resultados obtidos a respeito do tempo atmosférico de uma determinada área e analisa-os em um período de tempo muito maior, isto é, durante anos, para poder estabelecer o tipo de clima dessa área em concreto.

3

Fatores como a altitude, as correntes oceânicas ou a latitude, influenciam sobre o clima podendo modificá-lo de forma importante. Para determinar um clima, devem ser acumulados durante anos, dados como a temperatura atmosférica, a pressão, o vento, a umidade e a precipitação.

4

Uma vez que temos claros ambos os conceitos, qual é a diferença entre tempo e clima? Pois que o tempo é a previsão imediata do estado meteorológico: sol, chuva, aguaceiros, nublado, etc., enquanto o clima é o conjunto de condições atmosféricas que caracterizam uma região específica, e que se determinam através do acúmulo de dados durante anos: clima mediterrâneo, clima tropical, etc.

Aqui reside a diferença entre ambos os conceitos: o tempo fala desde uma perspectiva imediata, enquanto o clima estuda as mudanças atmosféricas durante anos para depois determinar a que tipo corresponde uma área.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre tempo e clima, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: parsinews.ir
Qual é a diferença entre tempo e clima