Partilhar

Como é o clima mediterrâneo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é o clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo é uma variação do clima subtropical. Recebe este nome porque esta variação é produzida nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. Caracteriza-se por ter invernos frios e chuvosos e verões secos e calorosos. Quer saber exatamente como é o clima mediterrâneo? Em umComo.com.br.br explicamos para você.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre tempo e clima
Passos a seguir:
1

No geral, o clima mediterrâneo apresenta temperaturas quentes. Zonas como Espanha, Itália, Grécia, Turquia, Marrocos, parte do Chile, Califórnia e Austrália entre outras, possuem um clima agradável durante o ano inteiro.

2

As regiões mais próximas ao mar apresentam alto índice de umidade, especialmente nos meses de verão. Pode ser que não tenham temperaturas tão elevadas como no interior, mas a sensação térmica provocada pela umidade faz aumentar a sensação de calor.

3

Os outonos costumam ser muito chuvosos, de forma constante. É quase o único momento onde chove no ano inteiro. É acompanhado de uma temperatura média com tendência a baixar lentamente durante essas datas.

4

Os invernos são temperados acompanhados de frentes frias que provocam grandes quedas das temperaturas durante esses dias. Em certas zonas, quando o inverno já chegou de verdade, pode inclusive chegar a nevar.

5

A primavera é a época mais agradável e bonita do ano nas zonas de clima mediterrâneo. Começa o bom tempo, as temperaturas aumentam, um pouco de calor ou bem mais nas zonas do interior e às vezes algumas chuvas podem surpreender durante esses dias.

6

Os verões bastante calorosos e secos em toda a zona, com temperaturas muito elevadas no interior, superando em algumas regiões os 35/40 graus. No geral, produzem-se grandes secas que provocam graves problemas para a fauna e as terras.

7

Durante os meses de mais calor, por causa das elevadas temperaturas, produz-se grande desertificação e secura das terras, propiciando os incêndios florestais e provocando a perda do solo que volta a se reorganizar com as chuvas do outono.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o clima mediterrâneo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Estar preparado para as temperaturas extremas tanto no inverno como no verão.
  • Tomar precauções em cada época do ano para conviver com as temperaturas.

Escrever comentário sobre Como é o clima mediterrâneo

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
MARLENE VIEIRA
Qual o principal fator físico que justifica a estiagem no verão do clima mediterrâneo?
Nicole
Grata por essas informações, valeu!
micaela e joao
falta um H em Humidade
Usuário anônimo
nao gostei e tirei 0
joao e micaela
muito bem, para a proxima faz melhor

Como é o clima mediterrâneo
Como é o clima mediterrâneo

Voltar ao topo da página