Educação Artística

Quais são as 7 belas artes

Quais são as 7 belas artes
Imagem: listas.20minutos.es

A arte tem sido, ao longo da história, um aspecto unido à vida do homem de forma intrínseca, servindo como meio de expressão e também como uma linguagem universal em que a beleza e a estética prevalecem. Foi na antiga Grécia onde surgiu a divisão entre as artes superiores, criadas para serem apreciadas com os olhos e os ouvidos, e as menores relacionadas muito mais com o tato. Das artes superiores vêm 6 das que conhecemos hoje como belas artes, mais uma que foi acrescentada durante o século XX. Quer conhecer mais sobre este tema? Em umComo.com.br explicamos a você quais são as 7 belas artes.

Também lhe pode interessar: Palavras que rimam com amor

Índice

  1. As 7 belas artes: Arquitetura
  2. As 7 belas artes: Escultura
  3. As 7 belas artes: Pintura
  4. As 7 belas artes: Música
  5. As 7 belas artes: Literatura
  6. As 7 belas artes: Dança
  7. As 7 belas artes: Cinema

As 7 belas artes: Arquitetura

Os antigos gregos criaram a base, mas o termo belas artes foi usado pela primeira vez no século XV por Charles Batteaux, para definir com apenas um par de palavras todas estas manifestações artísticas.

A arquitetura é uma das artes, devido ao talento e grande uso da estética necessária para criar construções harmônicas com o espaço e perduráveis no tempo. Para os antigos gregos, com edifícios monumentais como o Pártenon e arquitetos como Parmênio, encarregado de erigir Alexandria, a arquitetura era um dos aspectos mais fundamentais de sua civilização e uma arte em toda regra.

Quais são as 7 belas artes - As 7 belas artes: Arquitetura

As 7 belas artes: Escultura

A escultura é mais uma das 7 belas artes. A capacidade de usar esta habilidade para criar figuras e formas em 3D é reconhecida desde a antiguidade e hoje continua sendo considerada uma das formas de arte mais primordiais.

Quais são as 7 belas artes - As 7 belas artes: Escultura

As 7 belas artes: Pintura

Entre as 7 belas artes a pintura é, talvez, uma das disciplinas mais reconhecidas. Desde a antiguidade o homem a usa como uma forma de expressão e um mecanismo para capturar a realidade. Ao longo da história houveram centenas de pintores reconhecidos, por isso não é de se estranhar que hoje em dia continue sendo uma das belas artes mais populares e apreciadas.

Quais são as 7 belas artes - As 7 belas artes: Pintura

As 7 belas artes: Música

A capacidade de usar instrumentos para gerar belos sons faz com que a música seja considerada, de forma inequívoca, como uma das 7 belas artes. Esta forma de criação acompanhou o homem ao longo de sua própria existência, sendo uma forma de comunicação mas também uma arte que, antes de mais nada, gera prazer. Trata-se de uma das formas mais quotidianas de se aproximar das belas artes.

Quais são as 7 belas artes - As 7 belas artes: Música

As 7 belas artes: Literatura

A literatura é a arte que vem da palavra para criar. Apesar de costumarmos dizer que a literatura é uma das belas artes, a poesia também está incluída nesta forma. As duas têm oferecido contribuições valiosíssimas à humanidade, com peças e autores que, sem dúvida, constituem uma obra de arte em si.

Quais são as 7 belas artes - As 7 belas artes: Literatura

As 7 belas artes: Dança

A dança faz parte das 7 belas artes devido aos vigorosos movimentos usados ao ritmo da música, que servem como um dos meios de expressão mais estéticos que podemos desfrutar.

Quais são as 7 belas artes - As 7 belas artes: Dança

As 7 belas artes: Cinema

Por último mas não menos importante está a sétima arte: o cinema. Acrescentado a esta lista no século XX, foi Ricciotto Canudo, teórico e crítico cinematográfico, quem através de seu "Manifesto das sete artes" (1911) usou o termo "sétima arte" para incluir o cinema entre as belas artes. Hoje é um dos meios de expressão artísticos mais populares do mundo, com peças de grande valor audiovisual consideradas como clássicos entre os estudiosos e cinéfilos.

Quais são as 7 belas artes - As 7 belas artes: Cinema

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as 7 belas artes, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
anna
muito bom
marcos matias
Considero mais que importante a classificação da arte em suas modalidades, gostaria de saber em qual lugar encontra-se a música e qual o seu deus ?
Imagem: listas.20minutos.es
1 de 8
Quais são as 7 belas artes