Qual é a diferença entre uma banda e uma orquestra
Para quem não entende muito de música pode ser difícil saber as principais diferenças entre uma banda e uma orquestra. Em ambas tocam músicos, um diretor dirige e participam em concertos, no entanto, as diferenças entre uma banda e uma orquestra não têm nada a ver com isso. Leia-as no seguinte artigo de umComo.
Passos a seguir:
Uma banda de música é um grupo de músicos que interpretam principalmente instrumentos de sopro. De fato, só é composta por este tipo de instrumentos.
Uma orquestra tem um sentido bem mais amplo que o de uma banda de música. Aos instrumentos de sopro somam-se os de corda, que são os que têm maior protagonismo no conjunto.
Se uma banda tiver instrumentos de corda, isto quer dizer que se trata de uma banda sinfônica. Os instrumentos de corda de uma banda sinfônica são o violoncelo e o contrabaixo, ainda que também possam aparecer o piano e a harpa, mas não costuma ser o habitual.
A orquestra, em compensação, é formada por instrumentos de todas as famílias. Isto é, corda, sopro e madeira. Os que aqui têm maior protagonismo são os instrumentos de corda, sendo o violino o instrumento por excelência.
Uma banda de música pode ser transformada em banda sinfônica. Isto é, poderia chegar a ter uma estrutura similar à de uma orquestra, mas não idêntica. Quando se incorporam um violoncelo e um contrabaixo à banda de música, já é uma banda sinfônica.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre uma banda e uma orquestra, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.