Qual é a diferença entre uma banda e uma orquestra

Qual é a diferença entre uma banda e uma orquestra
Imagem: es.wikipedia.org

Para quem não entende muito de música pode ser difícil saber as principais diferenças entre uma banda e uma orquestra. Em ambas tocam músicos, um diretor dirige e participam em concertos, no entanto, as diferenças entre uma banda e uma orquestra não têm nada a ver com isso. Leia-as no seguinte artigo de umComo.

Passos a seguir:
1

Uma banda de música é um grupo de músicos que interpretam principalmente instrumentos de sopro. De fato, só é composta por este tipo de instrumentos.

Imagem: ocio.laopiniondemurcia.com
2

Uma orquestra tem um sentido bem mais amplo que o de uma banda de música. Aos instrumentos de sopro somam-se os de corda, que são os que têm maior protagonismo no conjunto.

Imagem: thales.cica.es
3

Se uma banda tiver instrumentos de corda, isto quer dizer que se trata de uma banda sinfônica. Os instrumentos de corda de uma banda sinfônica são o violoncelo e o contrabaixo, ainda que também possam aparecer o piano e a harpa, mas não costuma ser o habitual.

4

A orquestra, em compensação, é formada por instrumentos de todas as famílias. Isto é, corda, sopro e madeira. Os que aqui têm maior protagonismo são os instrumentos de corda, sendo o violino o instrumento por excelência.

5

Uma banda de música pode ser transformada em banda sinfônica. Isto é, poderia chegar a ter uma estrutura similar à de uma orquestra, mas não idêntica. Quando se incorporam um violoncelo e um contrabaixo à banda de música, já é uma banda sinfônica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre uma banda e uma orquestra, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.