Partilhar

Perdi meu título de eleitor, como saber o número?

 
Por Letícia Lima. 28 outubro 2019
Perdi meu título de eleitor, como saber o número?

O título de eleitor é um dos documentos mais importantes para a participação cívica: ele permite que todos os brasileiros maiores de dezesseis anos votem periodicamente para escolherem seus representantes, do nível municipal (prefeito, vereador...) ao federal (presidente, senadores, etc). Sem ter um registro em um cartório eleitoral, é impossível votar e, com isso, vem algumas consequências desagradáveis, como não poder assumir cargo público, não poder entrar num curso superior, tudo isso porque você não está em dia com a Justiça Eleitoral. O que fazer se seu título sumiu e você ainda precisa votar? Neste artigo do umCOMO respondemos para a pergunta "Perdi meu título de eleitor, como saber o número?".

Também lhe pode interessar: Como saber o número do título de eleitor

Perdi meu título de eleitor, como saber o número?

"Perdi meu título de eleitor, posso votar?" é uma dúvida muito comum entre os brasileiros. Se você perdeu seu título, fique calmo! Ainda é possível votar e saber qual é o seu número de registro no cartório eleitoral. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) possui um formulário online no qual é possível saber o número do seu título eleitoral. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o portal de consulta por nome do TSE;
  2. Informe seu nome completo;
  3. Informe sua data de nascimento;
  4. Informe o nome da sua mãe.

Pronto! Com esses simples passos, você consegue consultar qual o número do seu título e o local de votação. É importante lembrar que, com esses dados em mãos, você consegue votar apenas levando um documento de identidade com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho, entre outros). Fique em dia com suas obrigações cívicas!

Caso ainda tenha dúvidas, consulte nosso artigo como saber o número do meu título de eleitor.

Perdi meu titulo de eleitor e não votei

Se você não sabia que podia votar sem título e perdeu as últimas eleições, tudo bem. O que você precisa fazer agora é procurar a Justiça Eleitoral no seu município para justificar o porquê de não ter votado - dessa forma, você não sai prejudicado. No entanto, também é possível realizar o processo pela internet. Confira o que fazer a seguir:

  1. Acesse o portal de Situação Eleitoral do site do TSE;
  2. Informe seu nome e sua data de nascimento;
  3. Verifique sua situação eleitoral. Se estiver escrito "Irregular", pode ser que você tenha tido o título cancelado ou que tenha que pagar alguma multa.
  4. Para gerar o boleto de pagamento da multa, acesse o formulário do TSE e, na parte de identificação quanto ao título de eleitor, selecione a opção "Tenho, mas não sei o número". Preencha os demais dados e, caso você tenha alguma multa a ser paga, o site irá gerar o boleto. Após o pagamento, leve o comprovante até seu cartório eleitoral para que deem baixa no sistema e regularizem sua situação.

Ainda está confuso sobre seu número do título de eleitor? Confira como saber o número do título de eleitor pelo CPF.

Perdi meu título de eleitor, posso fazer a biometria?

Com o objetivo de reduzir as fraudes nas eleições, o governo brasileiro está implantando a biometria em diversos estados, com o objetivo de cadastrar todos os eleitores do país. A biometria nada mais é do que um cadastro da sua digital (como acontece em muitos bancos e até mesmo em telefones celulares, por exemplo). Antes de ir à urna, você irá escanear seu dedo num aparelho de leitura biométrico para comprovar sua identidade.

Portanto, para a pergunta "perdi meu titulo de eleitor posso fazer a biometria?", a resposta é depende. Se sua cidade foi uma das que já realizou o cadastro por biometria para as últimas eleições e você não a fez, é possível que seu título tenha sido cancelado. Acesse o portal de Situação Eleitoral do site do TSE para mais informações.

Segundo o site da Justiça Eleitoral[1], para fazer a biometria é preciso ir ao cartório eleitoral do seu município levando um documento com foto e comprovante de residência. O título de eleitor é opcional, ou seja, se você perdeu seu título de eleitor, ainda é possível fazer a biometria.

Segunda via do título de eleitor

Se seu título de eleitor foi cancelado, não tem jeito: é preciso tirar uma segunda via do documento. É importante levar alguns fatores em consideração antes de se dirigir ao cartório eleitoral:

  • Se não for ano eleitoral e você estiver ou não na zona onde é cadastrado, você pode solicitar o novo título de eleitor a qualquer momento;
  • Se você está na zona onde está cadastrado e é ano eleitoral, o novo título pode ser solicitado em até dez dias antes da eleição, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral[2];
  • Se você está fora da zona onde está cadastrado (por exemplo, mudou-se de cidade) e é ano eleitoral, o prazo para a solicitação de uma segunda via do título é de até sessenta dias antes da eleição.

Para solicitar a segunda via também é preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral, de forma que vale uma consulta ao portal de Situação Eleitoral do site do TSE para mais informações e, em caso de irregularidade, acessar o formulário do TSE para gerar boleto com multa a ser paga.

Segunda via do título de eleitor pela internet

Não é possível solicitar a 2ª via do título de eleitor online - você terá que ir ao cartório eleitoral da sua zona. Confira como tirar a segunda via do título de eleitor a seguir:

  1. Entre em contato com o cartório eleitoral da sua zona para mais informações sobre como realizar o agendamento prévio para a emissão de segunda via do título de eleitor;
  2. Faça o agendamento;
  3. Leve um documento com foto e um comprovante de residência de até três meses;
  4. Aguarde a realização do procedimento.

Pronto! Seguindo esses passos, você fica em dia com suas obrigações junto à Justiça Eleitoral e pode ficar despreocupado.

Perdi meu comprovante de votação

Se você tiver perdido seu comprovante de votação (aquele papelzinho distribuído após votarmos), é possível fazer a solicitação online pelo site do TSE. Basta acessar o portal de certidão de quitação eleitoral e informar seus dados para que o sistema gere um documento comprovando sua regularidade com a Justiça Eleitoral.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Perdi meu título de eleitor, como saber o número?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. JUSTIÇA ELEITORAL. Biometria. Disponível em: <http://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/> Acesso em: 29 de outubro de 2019.
  2. TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Tudo o que você precisa saber: segunda via do título eleitoral. Disponível em: <http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Fevereiro/tudo-o-que-voce-precisa-segunda-via-do-titulo-eleitoral/>. Acesso em: 29 de outubro de 2019.

Escrever comentário sobre Perdi meu título de eleitor, como saber o número?

O que lhe pareceu o artigo?

Perdi meu título de eleitor, como saber o número?
Perdi meu título de eleitor, como saber o número?

Voltar ao topo da página