Coreano

O que significa sunbae em coreano

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 8 abril 2022
O que significa sunbae em coreano

Você já ouviu falar na Hallyu? A onda coreana, como também é chamado esse fenômeno, descreve o sucesso e a disseminação de produtos culturais sul-coreanos pelo mundo. Música, audiovisual, gastronomia e beleza são alguns dos segmentos nos quais a cultura coreana vem ganhando cada vez mais espaço nas últimas duas décadas[1]. Com essa popularidade crescente, é natural que muitas pessoas comecem a se interessar também pelo aprendizado da língua coreana.

Estima-se que o coreano tenha pelo menos 75 milhões de falantes ao redor do mundo, concentrados principalmente na Península Coreana (Coreia do Sul e Coreia do Norte). Assim como outras línguas asiáticas, o coreano é um idioma complexo e cheio de particularidades.

Por exemplo, você sabia que existem maneiras corretas de se dirigir a pessoas dependendo da sua idade ou posição social? É nesse contexto que surge a pergunta: o que significa sunbae em coreano? Continue lendo para descobrir o significado desse termo e mais curiosidade sobre esse idioma tão interessante.

Também lhe pode interessar: O que significa noona em coreano

Índice

  1. O que significa sunbae em coreano?
  2. Honoríficos em coreano
  3. Fatos e curiosidades sobre a língua coreana

O que significa sunbae em coreano?

Antes de responder à dúvida o que significa sunbae em coreano, é preciso dar um passo atrás e entender um pouco mais sobre a cultura coreana e sua influência no idioma. Na Coreia, o respeito pelos mais velhos é um valor fundamental da sociedade.

Por isso, existem formas diferentes de se comunicar com as pessoas de acordo com a idade: se elas são mais velhas do que você, a formalidade na fala será maior. É por isso que, entre os coreanos, uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem quando conhecem umas às outras é a sua idade. A partir dessa informação, elas saberão como falar com a outra de um jeito respeitoso.

É fundamental lembrar que se referir às pessoas com a formalidade errada é considerado extremamente rude e desrespeitoso. Por isso, se você está aprendendo coreano no momento, lembre-se de levar em conta essa característica da língua ao se comunicar.

Sunbae na hierarquia

Mas afinal, o que é sunbae em coreano? Esse é um termo muito utilizado no dia a dia dos coreanos. Embora não tenha uma tradução exata para o português, a palavra expressa a ideia de senioridade. É o termo utilizado para se referir a uma pessoa que tem uma posição "sênior", que tem mais experiência ou tenha um cargo hierarquicamente superior ao seu, seja no trabalho, na escola ou na universidade.

O uso desse termo independe da idade: isso significa que mesmo que a pessoa "acima" de você seja mais nova, é esse o termo que você deverá utilizar para se referir a ela. Uma palavra em português que pode te ajudar a entender o sentido de sunbae é "veterano".

Honoríficos em coreano

Agora você já sabe o significado de sunbae, mas pode ser interessante se aprofundar ainda mais em outras características do idioma. Já vimos que a cultura coreana é fortemente enraizada na ideia de hierarquia e respeito com os mais velhos, e que isso se expressa na língua. Na prática, essa característica faz com que o idioma tenha três diferentes níveis: formal, padrão e informal. O nível de formalidade é expresso nas terminações verbais. Veja quando usar cada nível:

  • Formal: em discursos e situações oficiais formais
  • Padrão: na comunicação do dia a dia
  • Informal: ao conversar com amigos, pessoas da mesma idade ou mais novas que você

Nesse contexto, existem também os chamados honoríficos. Os honoríficos são palavras (títulos especiais, verbos, pronomes, sufixos, substantivos) utilizadas para se referir com respeito às pessoas hierarquicamente superiores, que tem um status social elevado ou são mais velhas do que você. O uso dos honoríficos também pode indicar quão próxima é a sua relação com uma pessoa.

Por exemplo, ao conhecer uma pessoa pela primeira vez, você provavelmente usará um determinado honorífico para se referir à ela. Mas se com o passar do tempo vocês se tornarem amigos próximos, é provável que a palavra utilizada para se comunicar com ela se modifique por conta do nível de proximidade entre vocês.

Alguns outros honoríficos em coreano que são bastante conhecidos são:

  • Hyung: significa "irmão mais velho", é utilizado por homens para se referir aos seus irmãos mais velhos ou amigos mais velhos muito próximos.
  • Oppa: também tem o sentido de irmão mais velho, mas é usado pelas mulheres que querem se referir aos seus irmãos ou amigos próximos.
  • Unnie: irmã mais velha. É usada para mulheres falando com outras mulheres.
  • Noona: também significa irmã mas velha, mas é um termo utilizado pelos homens para falar com ou sobre as mulheres.

Leia também: Regras do K-pop

Fatos e curiosidades sobre a língua coreana

Confira a seguir outras curiosidades e fatos sobre a cultura e o idioma coreanos:

  • O coreano tem muitas palavras "emprestadas" do chinês. Afinal, antes da criação de uma língua genuinamente coreana, a Península da Coreia passou por um longo histórico de colonização pelos chineses. Com isso, o idioma oficial da Coreia por muito tempo foi o mandarim, representado na escrita pelo Hanja, que é o alfabeto chinês.
  • O alfabeto coreano é o Hangul. De acordo com a história, o rei Sejong criou um sistema de escrita genuinamente coreano para se contrapor ao Hanja. A ideia era criar um alfabeto que fosse acessível e fácil de aprender, para que mais pessoas na sociedade coreana pudessem ter acesso à leitura e à escrita. Por isso, o Hangul é considerado um alfabeto fácil de aprender.
  • Na Coreia, a forma de contar a idade de uma pessoa é diferente do Ocidente. Por isso, existe a chamada "idade coreana", que difere da "idade internacional". Para os coreanos, no momento que uma pessoa nasce ela já tem 1 ano de idade. Além disso, eles contam que envelhecemos um ano no Ano Novo (1 de janeiro) e não no dia do aniversário. Interessante, né?

Se gostou deste artigo sobre o que é sunbae em coreano, você também pode se interessar por: Como aprender o alfabeto chinês

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa sunbae em coreano, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. ADORO CINEMA. Você já ouviu falar em Hallyu? Entenda tudo sobre a onda coreana que vai desde K-dramas e filmes premiados até K-pop. Disponível em: <https://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-162879/> Acesso em: 31 de março de 2022.
Bibliografia
  • BRITANNICA. Korean language: history, characteristics & facts. Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/Korean-language> Acesso em: 31 de março de 2022.
  • 90 DAY KOREAN. Korean honorifics: important titles, words & phrases. Disponível em: <https://www.90daykorean.com/korean-honorifics/> Acesso em: 31 de março de 2022.
  • 90 DAY KOREAN. The meaning of oppa, hyung, noona, unnie, sunbae and hubae. Disponível em: <https://www.90daykorean.com/oppa-hyung-noona-unnie/> Acesso em: 31 de março de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que significa sunbae em coreano