Coreano

O que significa oppa em coreano

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 11 abril 2022
O que significa oppa em coreano

Após a estreia da série Round 6 (ou Squid Game), em setembro de 2021, o aplicativo Duolingo registrou um aumento de 40% nos usuários que se inscreveram para aprender coreano na plataforma. Os dados divulgados pelo Estadão[1] demonstram uma tendência que tem se consolidado no Brasil e no mundo nas últimas décadas. A hallyu, ou onda coreana, é o nome que descreve o sucesso absoluto de produtos sul-coreanos no mercado internacional. Séries, filmes, música, gastronomia e beleza estão entre as áreas que ganham cada vez mais popularidade, principalmente entre os jovens.

Neste contexto, nada mais natural para os curiosos do que se interessar também pelo aprendizado da língua coreana, falada por pelo menos 75 milhões de pessoas no mundo. Se você está entre os apreciadores da cultura coreana, provavelmente já ouviu falar da palavra "oppa", muito recorrente no dia a dia dos nativos do idioma. Por isso, se você quer descobrir o que significa oppa em coreano, veio ao lugar certo. Vem com a gente que vamos te contar a tradução dessa palavra e mais curiosidades sobre esse idioma asiático tão interessante.

Também lhe pode interessar: O que significa sunbae em coreano

Índice

  1. O que é oppa em coreano
  2. Níveis de formalidade e honoríficos no coreano
  3. Fatos e curiosidades sobre o idioma coreano

O que é oppa em coreano

Antes de explicar o significado de oppa em coreano, é muito importante dar um passo atrás e entender um pouco sobre a cultura dos países em que o idioma é falado. Afinal, a forma de se comunicar em qualquer lugar do mundo sofre influência de processos históricos e culturais, e na Coreia do Sul não seria diferente. Assim como em vários países asiáticos, na Coreia o respeito pelos mais velhos e a hierarquia é um valor fundamental da sociedade.

Por isso, a forma de se comunicar com as pessoas varia bastante de acordo com a idade de quem fala e de quem ouve. Mesmo que a diferença de idade entre as pessoas que estão conversando seja pouca (de 1 ou 2 anos, por exemplo), é esperado que o mais novo se comunique com o mais velho usando certas palavras e terminações verbais que são formais e demonstram respeito. No país, usar a formalidade errada ao falar com pessoas mais velhas é considerado rude e mal-educado.

Por isso, se você está interessado(a) em aprender coreano, saiba que não é incomum na Coreia que uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem ao te conhecer é a sua idade. Assim, elas sabem qual é a maneira certa de se referir a você durante a conversa. Lembre-se que, estando em outro país, é muito importante respeitar a cultura e o costume de seus habitantes.

O que quer dizer oppa em coreano

É nesse contexto que entra o significado de oppa em coreano. Essa é uma palavra que os fãs de cultura coreana com certeza já ouviram em k-dramas, músicas, filmes e reality shows. A tradução de "oppa" para o português é "irmão mais velho". O termo deve ser utilizado pelas mulheres para falar com e/ou se referir aos seus próprios irmãos, namorado e/ou amigos homens muito próximos.

Além disso, a palavra costuma ser usada em ambientes mais íntimos, como círculo de amigos e festas. Já no mercado de trabalho e na escola ou universidade, normalmente as mulheres utilizam outros termos para se referir aos homens mais velhos, como veremos adiante.

Você também pode se interessar por: Os melhores truques de beleza das coreanas

Níveis de formalidade e honoríficos no coreano

Agora você já sabe o que significa oppa em coreano. Para se aprofundar ainda mais nas particularidades do idioma, é preciso entender que a língua carrega três níveis de formalidade diferentes que são usados em ocasiões do dia a dia. O nível formal (ou alto) é reservado apenas para ocasiões oficiais, como pronunciamentos na televisão e discursos.

Enquanto isso, o nível médio (ou padrão) é o que costuma ser utilizado nas interações cotidianas, como no supermercado, em restaurantes e cafeterias. Já o informal (ou baixo) pode ser usado com amigos, familiares e pessoas da mesma idade ou mais novas que você durante uma conversa.

Além disso, outra característica super peculiar do coreano é o uso de honoríficos na comunicação. Os honoríficos são palavras específicas (como substantivos e títulos) e terminações verbais utilizados para demonstrar respeito por pessoas que estão em um nível hierárquico mais alto em uma mesma empresa, por exemplo.

Confira alguns outros honoríficos parecidos com oppa que você também já deve ter ouvido falar:

  • Hyung: também significa "irmão mais velho", mas é utilizado apenas por homens que querem se referir aos seus irmãos ou amigos próximos.
  • Unnie: irmã mais velha. Termo utilizado pelas mulheres que querem falar com ou sobre amigas ou irmãs mais velhas.
  • Noona: utilizado pelos homens, a palavra também carrega o sentido de "irmã mais velha".
  • Sunbae: carrega o mesmo sentido da palavra "veterano" no Brasil. Usado no contexto empresarial ou escolar para se referir a pessoas em cargos superiores ou com mais experiência.
  • Hubae: é o contrário de "subae". No português, uma tradução equivalente poderia ser "calouro"

Fatos e curiosidades sobre o idioma coreano

  • O coreano é falado por pelo menos 75 milhões de pessoas em todo o mundo, concentradas principalmente na Península Coreana (território geográfico que engloba a Coreia do Sul e a Coreia do Norte). Existe uma comunidade forte de falantes de coreano também na China, Estados Unidos, Japão e Canadá.
  • Hangul é o nome do alfabeto tradicional coreano. Ele foi criado nos anos 1400 d.C. pelo rei Sejong, que tinha o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento, que antes era 100% registrado em mandarim antigo. Sendo assim, o coreano é formado por caracteres que foram criados para ser simples de ler e aprender.
  • Os coreanos tem a sua própria forma de calcular a idade das pessoas. Aqui no Brasil e na maior parte dos países ocidentais, considera-se que um bebê tem "0 anos" quando nasce, e vai acrescentando 1 ano à sua idade conforme passam seus aniversários. Já na Coreia do Sul, os coreanos contam que o bebê já tem 1 ano ao nascer. Além disso, todos envelhecem juntos na virada do ano (de 31 de dezembro a 1 de janeiro), e não somente na data de aniversário. Essa é a chamada "idade coreana". Interessante, né?

Leia também: Como calcular a idade lunar chinesa

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa oppa em coreano, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. E-MAIS ESTADÃO. Sucesso da Netflix "Round 6" desperta interesse em aprender coreano. Disponível em: <https://emais.estadao.com.br/noticias/tv,sucesso-da-netlix-round-6-desperta-interesse-em-aprender-coreano,70003865718> Acesso em: 4 de abril de 2022
Bibliografia
  • 90 DAY KOREAN. The meaning of oppa, hyung, noona, unnie, sunbae and hubae. Disponível em: <https://www.90daykorean.com/oppa-hyung-noona-unnie/#when-to-use-oppa-unnie-hyung-and-noona> Acesso em: 4 de abril de 2022
  • 90 DAY KOREAN. Korean honorifics: important titles, words & phrases. Disponível em: <https://www.90daykorean.com/korean-honorifics. Acesso em: 4 de abril de 2022
  • BRITANNICA. Korean language. Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/Korean-language> Acesso em: 4 de abril de 2022
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que significa oppa em coreano