Coreano

O que significa noona em coreano

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. 4 abril 2022
O que significa noona em coreano

O fenômeno cultural sul-coreano tem ganhado cada vez mais força em todo o mundo. A hallyu, como também é conhecida essa expansão, engloba vários produtos culturais produzidos na Coreia do Sul, como a música, as séries, os filmes, a gastronomia e até mesmo os produtos de beleza como maquiagem e cuidados com a pele. Não é a toa que em 2021, 26 palavras de origem coreana foram incluídas no Oxford English Dicitionary, segundo a BBC[1]. Com tantos apreciadores ao redor do mundo, é natural que cada vez mais gente se interesse também por aprender o idioma coreano.

É nesse contexto que surge a pergunta: o que significa noona em coreano? Se você consome k-dramas, filmes coreanos e acompanha grupos de k-pop, com certeza já ouviu essa palavra em algum momento. Pensando em te ajudar a tirar essa dúvida e conhecer um pouco mais sobre a história e as características do idioma coreano, nós do umCOMO preparamos um artigo recheado de informações interessantes. Continue lendo para conferir!

Também lhe pode interessar: O que significa sunbae em coreano

Índice

  1. O que significa noona
  2. O que significa unnie
  3. Formalidade e honoríficos na língua coreana
  4. Idade corena: como calcular?

O que significa noona

O primeiro passo para entender o que significa noona em coreano é aprender um pouco mais sobre a cultura coreana e sua influência no idioma falado na Península da Coreia, que engloba tanto a Coreia do Sul quanto a Coreia do Norte.

Na cultura deste país leste asiático, a idade e a hierarquia são valores muito respeitados em todas as esferas da sociedade. Isso significa que as interações sociais devem levar em conta a idade e o nível de "superioridade" hierárquica que uma pessoa tem com relação à outra durante a comunicação.

Quando uma pessoa mais nova está falando com uma mais velha, mesmo que a diferença de idade seja de apenas 1 ou 2 anos, ela deve falar de uma forma específica e mais formal. A mesma lógica também se aplica no mercado de trabalho: um novo empregado deve se referir aos seus colegas de trabalho veteranos com muito respeito e cordialidade. Por se tratar de um valor fundamental na cultura, é considerado rude e mal-educado pelos coreanos não respeitar essas regras, o que se reflete no idioma.

O que significa noona em coreano

É neste cenário que a palavra noona costuma surgir. "Noona" nada mais é do que "irmã mais velha". Apesar de ter uma tradução aparentemente simples no português, o termo carrega algumas particularidades por trás de seu uso. Em primeiro lugar, a palavra é utilizada apenas pelos homens ara se dirigir às suas irmãs ou pessoas mais velhas da família. Além disso, essa palavra também pode ser utilizada pelos garotos para se referir a amigas próximas que também são mais velhas.

Você também pode se interessar por: Regras do K-POP

O que significa unnie

Você sabe o que é unnie? Assim como noona, esse é um termo respeitoso utilizado em situações do cotidiano quando há uma diferença de idade entre as pessoas. Além disso, as duas palavras também têm o significado em comum: ambas querem dizer "irmã mais velha".

A diferença está no fato de que unnie é utilizada por mulheres que querem se referir ou falar com suas irmãs ou amigas próximas que sejam mais velhas, enquanto noona é utilizado apenas pelos homens.

Formalidade e honoríficos na língua coreana

Existem três níveis de formalidade no coreano: o formal, o padrão e o informal. Enquanto o padrão é o mais utilizado nas interações no dia a dia, o informal pode ser aplicado nas conversas entre amigos e pessoas próximas. Já o formal normalmente fica reservado a situações muito específicas como discursos e aparições no noticiário.

Oficialmente também existem mais quatro níveis de fala, mas estes quase não são utilizados no cotidiano. Em geral, a diferença entre os três níveis está nas terminações verbais utilizadas em cada situação.

Além disso, outra característica do coreano é o uso de honoríficos. Isto é, palavras (como substantivos, verbos, sufixos verbais, pronomes, títulos, entre outras) utilizadas para demonstrar respeito na hora de conversar com alguém mais velho ou em um cargo/posição hierarquicamente superior dentro da empresa, universidade ou escola. Noona e unnie, por exemplo, são exemplos de títulos honoríficos. Confira outros honoríficos populares a seguir:

  • Hyung: é a forma como os homens se referem aos seus irmãos e/ou amigos próximos mais velhos.
  • Oppa: utilizada pelas mulheres para conversar com seus irmãos e/ou amigos próximos mais velhos.
  • Sunbae: expressa a ideia de senioridade, algo como "veterano" na tradução para o português. É uma palavra muito utilizada no contexto empresarial para falar de alguém mais experiente ou em um cargo mais alto.
  • Hubae: é o contrário de "sunbae". "Hubae" é utilizada para se referir a pessoas menos experientes do que o locutor. Pode ser traduzida como "novato" ou "calouro".

Idade corena: como calcular?

Já sabemos que a idade é um fator fundamental na comunicação no idioma coreano. Mas você sabia que a Coreia do Sul tem sua própria forma de contar a idade das pessoas? Isso mesmo! No Ocidente, as pessoas começam do "zero" quando nascem e vão adicionando um ano à sua idade a cada aniversário. Mas na Coreia, isso funciona de maneira diferente.

Para os coreanos, quando uma pessoa nasce ela já tem um ano de idade. Além disso, todas as pessoas envelhecem juntas e adicionam mais um ano à sua idade na virada do ano (de 31 de dezembro para 1 de janeiro) e não no dia do aniversário. Pode parecer confuso para quem não está acostumado, mas essa é a idade que os coreanos consideram na comunicação do dia a dia.

Para descobrir a sua, é só seguir essa fórmula simples:

Idade coreana = (ano atual - ano do nascimento) + 1

Se você estiver na Coreia e alguém te perguntar a sua idade, provavelmente estarão se referindo à idade coreana. É importante ter isso em mente porque falar a idade certa influencia na forma como as pessoas falarão com você e também em que como você se comunicará com os outros. Afinal, como vimos neste texto, a formalidade na fala no coreano está diretamente relacionada à idade em vários contextos do dia a dia.

Se você gostou do nosso artigo sobre o significado de noona, com certeza vai curtir também ler sobre Os melhores truques de beleza das coreanas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa noona em coreano, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. BBC. Why 26 Korean words have benn added to Oxford English Dictionary. Disponível em: <https://www.bbc.com/news/newsbeat-58749976> Acesso em: 31 de março de 2022.
Bibliografia
  • 90 DAY KOREAN. Korean honorifics: important titles, words & phrases. Disponível em: <https://www.90daykorean.com/korean-honorifics/> Acesso em: 31 de março de 2022.
  • 90 DAY KOREAN. The meaning of oppa, hyung, noona, unnie, sunbae & hubae. Disponível em: <https://www.90daykorean.com/oppa-hyung-noona-unnie/> Acesso em: 31 de março de 2022.
  • BRITANNICA. Korean Language. Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/Korean-language> Acesso em: 31 de março de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que significa noona em coreano