Partilhar

O que fazer após uma briga com um amigo

 
Por Sara Viega. Atualizado: 3 dezembro 2019
O que fazer após uma briga com um amigo

Brigar com um amigo/a pode ser uma das experiências mais dolorosas que é provável que tenhamos de passar alguma vez na vida. Às vezes, a discussão aparece do nada e apanha você de surpresa, outras vezes, no entanto, sente-se a tensão na amizade e sabe que é difícil parar o que se aproxima. Se teve uma briga com um amigo ou amiga, não desanime, de vez em quando é normal brigar com um amigo, o importante é saber como agir uma vez passada a discussão para tratar de recuperar a amizade. Continue lendo este artigo de umComo e descubra o que fazer após uma briga com um amigo.

Também lhe pode interessar: Como lidar com amigos folgados

Acalme-se e relaxe

A primeira coisa que deve fazer quando tem uma discussão importante com o seu amigo é conseguir algum espaço. É possível que precise de um ou dois dias para se acalmar e ver a situação desde um ponto de vista mais objetivo. Não deixe de ir além disso, porque tempo demais fará realmente que o problema cresça.

O período de reflexão depende dos indivíduos envolvidos; se você e o seu amigo podem deixar os sentimentos de raiva e aborrecimento de lado com facilidade, passem para a etapa de discussão e tentem resolver o conflito. Se a briga, por outro lado, os encheu de raiva, vão precisar de mais algum tempo para obter uma nova perspectiva e poder falar as coisas com calma e com o estado de ânimo adequado.

Coloque-se no lugar do seu amigo

Após alguns dias, contate seu amigo e peça-lhe para falar do que aconteceu. Existe a possibilidade de seu amigo ainda não estar pronto para falar e se esse for o caso, aqui estão algumas coisas que pode dizer:

  • Quero ter a certeza de que entende minha posição.
  • A sua amizade é importante para mim.
  • Quero escutar você.

Se ainda está aborrecido, precisará de fazer um esforço e dizer ao seu amigo que vai escutar o que tem a dizer, esta é a chave para seguir em frente após uma briga com um amigo. Terá que permanecer em silêncio enquanto repete algumas das mesmas coisas que já tinha dito, mas trate de escutar com uma mente mais aberta. Pense se pode ver as coisas desde a perspectiva do seu amigo antes de emitir um julgamento ou opinião apressada.

Às vezes as pessoas sentem-se frustradas quando sentem que não estão sendo escutadas, por isso é importante que preste atenção ao que diz. Não o interrompa e centre-se em ouvir tudo o que o seu amigo está dizendo.

É importante que se encontre com seu amigo em um lugar privado, onde ninguém interrompa vocês e ambos possam falar com total liberdade.

O que fazer após uma briga com um amigo - Coloque-se no lugar do seu amigo

Conselhos sobre o envio de um e-mail

Às vezes é mais fácil mandar um e-mail ao seu amigo após uma discussão ao invés de lhe ligar. Tudo bem desde que levem o tempo para falar pessoalmente no futuro; é que para remediar realmente as coisas, é necessário escutar o que cada um de vocês têm a dizer.

Um e-mail pode ser difícil de interpretar, já que não terá pistas e essa inflexão na voz que ajuda a compreender os sentimentos do outro. Após ter dito isto, no entanto, o e-mail é uma boa opção para ajudar a quebrar o gelo após uma discussão. Ao enviar a mensagem, tenha algumas coisas em mente:

  • Inicie o e-mail expressando o seu desejo de resolver as coisas. Não insista no ponto que levou à briga. O objetivo do e-mail enviado pela primeira vez após uma discussão é simplesmente preencher o vazio, não continue com seu argumento através do mesmo.
  • Use um pouco de humor. Goze de você mesmo ou da situação, mais do que falar do problema que está tratando de resolver.
  • Finalize o e-mail com uma proposta concreta para se encontrar. Diga algo como: "O que acha se falarmos após o trabalho na sexta-feira?", ao invés de, "Vamos discutir isso em algum momento."

Uma vez enviado o e-mail, não deixe passar muito tempo sem falar com seu amigo pessoalmente ou por telefone. Trata-se de resolver a situação apenas através do e-mail, as coisas provavelmente ficarão iguais e talvez perca um amigo.

Após escutar, é a sua vez de falar

Após ter a oportunidade de escutar completamente o que seu amigo tem a dizer, então pode comunicar-lhe os seus próprios pontos de vista e sentimentos. No entanto, isto nem sempre é necessário. Às vezes, o seu amigo mostra a você uma perspectiva diferente e dá uma volta ao seu argumento, pelo que não sente a necessidade de "contar sua versão."

Se após seu amigo falar com você, ainda não o entender, é o momento de perguntar se pode escutar você. Neste ponto, os dois devem estar suficientemente calmos para se escutarem um ao outro. Ao falarem das vossas preocupações, não o faça acusando e fale a respeito de como se sente.

Se está claro que seu amigo não quer resolver as coisas, significará que a amizade de vocês não era tão forte como pensava. É possível que seu amigo tenha tido pensamentos negativos subjacentes a respeito da amizade de vocês desde há algum tempo, e que a briga que acabam de ter seja só uma desculpa para se afastar de você definitivamente. No seguinte artigo pode encontrar bons conselhos para superar uma amizade desfeita.

O que fazer após uma briga com um amigo - Após escutar, é a sua vez de falar

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer após uma briga com um amigo, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário sobre O que fazer após uma briga com um amigo

O que lhe pareceu o artigo?

O que fazer após uma briga com um amigo
1 de 3
O que fazer após uma briga com um amigo

Voltar ao topo da página