Partilhar

Como superar uma amizade perdida

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como superar uma amizade perdida

As relações de amizade não estão tão distantes das relações de casal. A traição, a mentira, uma forte discussão ou o esfriamento por alguma das partes pode chegar a desfazer uma amizade. Assim como nas relações amorosas, uma amizade também é fundamental e marca a nossa existência nos preenchendo de experiências e bons momentos. Se atualmente perdeu um bom amigo, ou sente que a sua relação acabou, seja pelo motivo que for, preste atenção no seguinte artigo que apresentamos para você em umComo.com.br. Vamos lhe dar algumas dicas para que saiba como superar uma amizade perdida. Siga os nossos conselhos e descubra como aliviar a dor dessa perda.

Também lhe pode interessar: Como manter uma amizade à distância
Passos a seguir:
1

Geralmente, a ruptura de uma amizade costuma vir por uma traição ou por um abandono de alguma das duas partes, ambos são motivos comuns pelos quais relações de amizade que aparentavam ser muito sólidas acabam. Também pode ocorrer o fim de uma amizade tóxica, de dependência. Lembre-se que deve admitir e saber ver que tipo de relação de amizade tem, pois como no amor, a amizade também pode cegar.

2

Quando ocorre uma traição a ruptura é ainda mais dolorosa, pois uma das duas partes quebrou as bases dessa amizade. Quando ocorre por abandono, a ruptura costuma ser progressiva e, como em qualquer relação amorosa, não acontece da noite para o dia. O desgaste, o esfriamento e a distância podem prejudicar a amizade, destruindo-a por completo, sem nos darmos conta.

3

Como ocorre com qualquer perda, a ruptura de uma amizade precisa, para ser superada por completo, de um processo de dor e aceitação, mais ainda se esta ocorreu por uma traição ou engano. Devemos aceitar e ser conscientes da nossa autossuficiência, pois às vezes costumamos em ver refletido em nossos amigos os valores, virtudes ou qualidades que temos ou desejaríamos ter. Os amigos costumam ser os complementos perfeitos, pois têm tudo aquilo de que carecemos, este é o ponto de viragem sobre o qual devemos refletir, pois é necessário compreender que somos válidos por nós mesmos.

Como superar uma amizade perdida - Passo 3
4

É importante pensar e entender por que essa amizade se desfez, ver em que falhou cada uma das partes. A empatia é uma boa ferramenta que nos ajuda a colocar no lugar do outro para o conseguirmos compreender melhor. Com este trabalho será capaz de dissipar um pouco o seu sentimento de culpa, se é que o tem, ou de perda.

5

Ainda que pareça uma tolice, deve compartilhar sua dor. Se sofreu uma desilusão de amizade é necessário se desprender dos sentimentos acumulados como a pena, a raiva, a frustração ou a decepção. Além disso, não deve tentar substituir essa pessoa de imediato, pois cada amigo desempenha um papel em nossa vida e deve ir recuperando a confiança nos outros aos poucos.

Como superar uma amizade perdida - Passo 5
6

Também não é recomendável que se converta em um mártir da relação frustrada de amizade. Tente que nem toda a culpa recaia em seu ex-amigo e não o venda como uma má pessoa. O melhor para virar a página é aceitar a perda e ficar com os bons momentos que compartilharam juntos. Tente esquecer todo o resto, pois com rancor não chegará a lado nenhum.

7

Por outro lado, deve aceitar que as pessoas mudam, envelhecem, tomam caminhos e decisões diferentes, separam-se e se reencontram. Pessoalmente, todos passamos por momentos de altos e baixos e, às vezes, se separar de uma amizade é só uma dose de realidade. Não podemos continuar sendo crianças e jovens para sempre e aos poucos a vida nos enche de responsabilidades e tempo para compartilhar. Ser consciente disso ajudará você a entender o abandono de um amigo.

8

Para esquecer a perda, tente se distrair e fazer coisas construtivas. Lembre-se que o processo de aceitação e dor requer um tempo, assim, deverá levar o tempo que for necessário.

9

Se foi uma briga ou um aborrecimento pontual, com um pouco de vontade pode salvar a relação de amizade. Depois de anos podem resolver as pequenas traições que podem ter estragado a relação. Pedir perdão e saber perdoar e escutar são algumas das bases que convertem você em um amigo para valer. Lembre-se que todos nós cometemos erros.

Como superar uma amizade perdida - Passo 9
10

Por último, se sente que essa relação terminou e não se falou do assunto, pode ser que ainda fique um capítulo que deve ser fechado. Se você se sente melhor, tente recuperar o contato com aquela pessoa, não é necessário que voltem a ser os amigos que foram, mas talvez seja o momento de lamentar a perda e reconhecer o quão importante foi aquela pessoa para você. Se você se sente com força, faça-o, será um sinal de maturidade que o seu amigo agradecerá.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como superar uma amizade perdida, recomendamos que entre na nossa categoria de Amizade.

Escrever comentário sobre Como superar uma amizade perdida

O que lhe pareceu o artigo?

Como superar uma amizade perdida
1 de 4
Como superar uma amizade perdida

Voltar ao topo da página