Moedas mais caras do mundo
Além do valor contábil, todas as moedas com curso legal possuem um valor monetário, algo especialmente relevante no comércio internacional, nas importações e nas exportações. A riqueza e a estabilidade de cada país juntamente com a sua política monetária é o que determina a taxa de câmbio da sua moeda, ou seja, quanto ela vale em relação às demais, tendo como referência o dólar norte-americano.
Se você quer saber quais são as moedas mais caras do mundo, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra-as. Provavelmente há alguma que você não esperava.
- Dinar do Kuwait
- Dinar do Bahrein
- Rial de Omã
- Dinar jordaniano
- Libra esterlina
- Dólar das Ilhas Cayman
- Euro
- Franco suíço
- Dólar americano
- Dólar canadense
Dinar do Kuwait
O dinar kuwaitiano (KWD) é a moeda mais cara do mundo, já que o valor aproximado de 1KWD é de 3,25 dólares americanos (cerca de 13 soles peruanos ou 67 pesos mexicanos). A unidade monetária do Kuwait é dividida em fils, de modo que 1 dinar equivale a 1.000 fils, com moedas e notas variando de 1 fil a 20 dinares.
As enormes reservas de petróleo e gás do país do Médio Oriente, juntamente com a segurança e a estabilidade de que goza, tornaram a sua moeda a mais forte do mercado financeiro.
Dinar do Bahrein
Entre as moedas mais valiosas do mundo, destaca-se também o dinar do Bahrein, com uma taxa de câmbio, atrelada ao dólar norte-americano, ligeiramente superior a 2,50.
O reino do Bahrein, na costa oeste do Golfo Pérsico, é outra grande potência exportadora de petróleo que também possui reservas significativas de gás natural, dois recursos essenciais que fizeram com que a sua economia crescesse exponencialmente nos últimos anos, colocando a sua moeda entre as mais altas cotações.
Rial de Omã
Também no Golfo Pérsico, o Sultanato de Omã é um país de poderosas riquezas naturais e uma economia forte que possui a terceira moeda mais cara do mundo. O Rial de Omã (OMR) tem um valor ligeiramente inferior ao dinar do Bahrein e sua unidade monetária é dividida em baisas (1 rial = 1.000 baisas). O rial é moeda oficial desde 1972, data em que entrou em circulação, substituindo as antigas rúpias.
Dinar jordaniano
Desde 1950, o dinar também é a moeda com curso legal da Jordânia, moeda vinculada ao dólar desde 1995. O país em constante crescimento criou, em 1964, o Banco Central da Jordânia, entidade responsável pela emissão dos primeiros 1, 5 e 10 dinares.
Libra esterlina
Sempre ‘em competição’ com o dólar americano, a libra esterlina não pode faltar na lista das moedas mais valiosas do mundo. A moeda do Reino Unido mantém uma cotação aproximada de 1,23 dólares por libra-peso, embora alguns acontecimentos recentes como o Brexit tenham causado, em momentos específicos, flutuações descendentes significativas.
Dólar das Ilhas Cayman
As Ilhas Cayman caribenhas, um território ultramarino britânico, têm sua própria moeda, que é uma das moedas mais caras internacionalmente. Entrou em circulação em todo o arquipélago em 1972 e, desde então, o seu valor não parou de aumentar. A principal causa é a poderosa economia das Caimão, considerada por muitos um paraíso fiscal, uma vez que os serviços financeiros e de investimento são um pilar básico da sua força econômica.
Euro
Embora também com altos e baixos, a moeda partilhada pelos países que compõem a União Europeia está entre as mais valiosas do mundo. A moeda, que entrou em circulação em 2002, é emitida pelo Banco Central Europeu e a sua taxa de câmbio aproximada é normalmente: 1 euro = 1,065 dólares, embora em momentos específicos o euro tenha alcançado a paridade com o dólar americano.
Franco suíço
A moeda oficial da Suíça não é apenas uma das moedas mais caras, mas também uma das mais seguras e estáveis. O franco suíço é um valor de referência para o comércio e investimento internacionais. Tal como o euro, a unidade monetária suíça divide-se em 100 cêntimos e, a título de curiosidade, a sua nota de maior valor atinge os 1.000 francos.
Dólar americano
O dólar dos Estados Unidos é uma das moedas mais valiosas, estando presente, desde o final da Primeira Guerra Mundial, nos bancos centrais de numerosos países como reserva monetária, o que explica, em parte, a sua força.
Embora sujeito às oscilações do mercado, o dólar norte-americano continua a ser uma das moedas mais utilizadas nas trocas comerciais de matérias-primas e também nas transações financeiras internacionais. A moeda, conhecida mundialmente pelas suas notas verdes e pelo seu símbolo $, é a moeda americana legal desde o final do século XVIII e a sua origem remonta aos antigos 8 reais espanhóis.
Dólar canadense
Embora muito menos conhecido que o dólar americano, o dólar canadense também é uma moeda muito procurada que começou a ser utilizada como moeda legal, em substituição à libra esterlina, no início do século XIX. O dólar canadiano é apoiado pela riqueza do país em matérias-primas e recursos naturais e pela estabilidade da sua economia, baseada em políticas monetárias para controlar a inflação.
Agora que você sabe quais são as moedas mais caras do mundo, não perca estes artigos sobre Tipos de moedas e Os países mais caros do mundo.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Moedas mais caras do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.