Outros Educação de Ciências Sociais

Moedas mais caras do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 16 outubro 2023
Moedas mais caras do mundo

Além do valor contábil, todas as moedas com curso legal possuem um valor monetário, algo especialmente relevante no comércio internacional, nas importações e nas exportações. A riqueza e a estabilidade de cada país juntamente com a sua política monetária é o que determina a taxa de câmbio da sua moeda, ou seja, quanto ela vale em relação às demais, tendo como referência o dólar norte-americano.

Se você quer saber quais são as moedas mais caras do mundo, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra-as. Provavelmente há alguma que você não esperava.

Também lhe pode interessar: Países mais caros do mundo

Índice

  1. Dinar do Kuwait
  2. Dinar do Bahrein
  3. Rial de Omã
  4. Dinar jordaniano
  5. Libra esterlina
  6. Dólar das Ilhas Cayman
  7. Euro
  8. Franco suíço
  9. Dólar americano
  10. Dólar canadense
Ver mais >>

Dinar do Kuwait

O dinar kuwaitiano (KWD) é a moeda mais cara do mundo, já que o valor aproximado de 1KWD é de 3,25 dólares americanos (cerca de 13 soles peruanos ou 67 pesos mexicanos). A unidade monetária do Kuwait é dividida em fils, de modo que 1 dinar equivale a 1.000 fils, com moedas e notas variando de 1 fil a 20 dinares.

As enormes reservas de petróleo e gás do país do Médio Oriente, juntamente com a segurança e a estabilidade de que goza, tornaram a sua moeda a mais forte do mercado financeiro.

Moedas mais caras do mundo - Dinar do Kuwait

Dinar do Bahrein

Entre as moedas mais valiosas do mundo, destaca-se também o dinar do Bahrein, com uma taxa de câmbio, atrelada ao dólar norte-americano, ligeiramente superior a 2,50.

O reino do Bahrein, na costa oeste do Golfo Pérsico, é outra grande potência exportadora de petróleo que também possui reservas significativas de gás natural, dois recursos essenciais que fizeram com que a sua economia crescesse exponencialmente nos últimos anos, colocando a sua moeda entre as mais altas cotações.

Moedas mais caras do mundo - Dinar do Bahrein

Rial de Omã

Também no Golfo Pérsico, o Sultanato de Omã é um país de poderosas riquezas naturais e uma economia forte que possui a terceira moeda mais cara do mundo. O Rial de Omã (OMR) tem um valor ligeiramente inferior ao dinar do Bahrein e sua unidade monetária é dividida em baisas (1 rial = 1.000 baisas). O rial é moeda oficial desde 1972, data em que entrou em circulação, substituindo as antigas rúpias.

Moedas mais caras do mundo - Rial de Omã

Dinar jordaniano

Desde 1950, o dinar também é a moeda com curso legal da Jordânia, moeda vinculada ao dólar desde 1995. O país em constante crescimento criou, em 1964, o Banco Central da Jordânia, entidade responsável pela emissão dos primeiros 1, 5 e 10 dinares.

Moedas mais caras do mundo - Dinar jordaniano

Libra esterlina

Sempre ‘em competição’ com o dólar americano, a libra esterlina não pode faltar na lista das moedas mais valiosas do mundo. A moeda do Reino Unido mantém uma cotação aproximada de 1,23 dólares por libra-peso, embora alguns acontecimentos recentes como o Brexit tenham causado, em momentos específicos, flutuações descendentes significativas.

Moedas mais caras do mundo - Libra esterlina

Dólar das Ilhas Cayman

As Ilhas Cayman caribenhas, um território ultramarino britânico, têm sua própria moeda, que é uma das moedas mais caras internacionalmente. Entrou em circulação em todo o arquipélago em 1972 e, desde então, o seu valor não parou de aumentar. A principal causa é a poderosa economia das Caimão, considerada por muitos um paraíso fiscal, uma vez que os serviços financeiros e de investimento são um pilar básico da sua força econômica.

Moedas mais caras do mundo - Dólar das Ilhas Cayman

Euro

Embora também com altos e baixos, a moeda partilhada pelos países que compõem a União Europeia está entre as mais valiosas do mundo. A moeda, que entrou em circulação em 2002, é emitida pelo Banco Central Europeu e a sua taxa de câmbio aproximada é normalmente: 1 euro = 1,065 dólares, embora em momentos específicos o euro tenha alcançado a paridade com o dólar americano.

Moedas mais caras do mundo - Euro

Franco suíço

A moeda oficial da Suíça não é apenas uma das moedas mais caras, mas também uma das mais seguras e estáveis. O franco suíço é um valor de referência para o comércio e investimento internacionais. Tal como o euro, a unidade monetária suíça divide-se em 100 cêntimos e, a título de curiosidade, a sua nota de maior valor atinge os 1.000 francos.

Moedas mais caras do mundo - Franco suíço

Dólar americano

O dólar dos Estados Unidos é uma das moedas mais valiosas, estando presente, desde o final da Primeira Guerra Mundial, nos bancos centrais de numerosos países como reserva monetária, o que explica, em parte, a sua força.

Embora sujeito às oscilações do mercado, o dólar norte-americano continua a ser uma das moedas mais utilizadas nas trocas comerciais de matérias-primas e também nas transações financeiras internacionais. A moeda, conhecida mundialmente pelas suas notas verdes e pelo seu símbolo $, é a moeda americana legal desde o final do século XVIII e a sua origem remonta aos antigos 8 reais espanhóis.

Moedas mais caras do mundo - Dólar americano

Dólar canadense

Embora muito menos conhecido que o dólar americano, o dólar canadense também é uma moeda muito procurada que começou a ser utilizada como moeda legal, em substituição à libra esterlina, no início do século XIX. O dólar canadiano é apoiado pela riqueza do país em matérias-primas e recursos naturais e pela estabilidade da sua economia, baseada em políticas monetárias para controlar a inflação.

Agora que você sabe quais são as moedas mais caras do mundo, não perca estes artigos sobre Tipos de moedas e Os países mais caros do mundo.

Moedas mais caras do mundo - Dólar canadense

Se pretende ler mais artigos parecidos a Moedas mais caras do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Moedas mais caras do mundo