Culturas nórdicas

Hygge: o que é?

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 26 janeiro 2022
Hygge: o que é?

O frio chega e o que você mais quer ao chegar em casa é poder vestir uma roupa confortável, umas meias de lã fofinhas e deitar no sofá com um cobertor e uma sopa quente para assistir sua série favorita ou ler um livro. Você é esse tipo de pessoa? Então a filosofia hygge é para você.

Muitas vezes o ritmo de vida e a rotina das grandes cidades fazem com que nossa casa seja apenas um lugar para dormir e recarregar as energias. No entanto, para os dinamarqueses a casa é muito mais do que isso e inventaram um termo que engloba todo um estilo de vida baseado no acolhimento e no conforto para alcançar a verdadeira felicidade: estamos falando do hygge.

Se você quer saber mais sobre esse conceito e fazer da sua casa um lar alegre e acolhedor, neste novo artigo do umCOMO vamos te contar Hygge: o que é? e algumas formas de colocá-lo em prática.

Também lhe pode interessar: O que é ser transgênero?

Índice

  1. Hygge: significado
  2. Crie um ambiente natural em sua casa
  3. Tire um tempo para cozinhar pratos reconfortantes
  4. Fuja das tecnologias com telas
  5. Gaste tempo com as coisas que você gosta

Hygge: significado

O termo hygge vem de uma palavra dinamarquesa cujo significado literal pode ser comparado ao conceito de "aconchegante" e tem a ver com toda uma filosofia de vida que se concentra em agregar ao seu dia a dia momentos e ambientes que façam você se sentir confortável, sem pressões e em um ambiente agradável. Tudo isso focado no lugar e na segurança que se sentir em casa dá ou transformar qualquer espaço em algo semelhante.

Devemos entender que na Dinamarca há muitos meses frios e poucas horas de luz do dia, então ter uma casa com decoração natural, cobertores que nos mantenham aquecidos, roupas confortáveis ​​e comida quente pode gerar muita satisfação e felicidade.

A filosofia hygge pode ser praticada por qualquer pessoa que queira gerar um ambiente aconchegante em sua casa e seus arredores, de refúgio e longe da pressa e pressão que você pode ter no dia a dia. Em suma, um refúgio para se sentir seguro e feliz.

Há muitas coisas que você pode começar a fazer para começar a praticar o hygge, mas aqui estão algumas dicas para começar a perceber as mudanças e a energia desse modo de vida dinamarquês que ajudou a tantas pessoas.

Crie um ambiente natural em sua casa

Uma das bases da filosofia hygge é criar um ambiente agradável em sua casa, com materiais e decoração que estejam de acordo com sua personalidade e em harmonia com o natural e o orgânico. É por isso que, na decoração hygge, tentamos evitar plásticos, metais ou cores brilhantes e optamos por usar madeira, plantas, luzes fracas e acessórios como cobertores, almofadas, tapetes e um ambiente espaçoso e diáfano. Não fique obcecado/a por tudo ser perfeito, deve apenas fluir e fazer você se sentir confortável quando chegar em casa.

Hygge: o que é? - Crie um ambiente natural em sua casa

Tire um tempo para cozinhar pratos reconfortantes

A comida é outro dos pontos fortes do conceito hygge. Dedicar tempo à comida que você prepara e depois saboreia é um dos momentos fundamentais para se conectar com seu espaço e parar as revoluções. A chave é preparar pratos que sejam bons para você, com alimentos frescos e equilibrados preparados do jeito que você mais gosta. A ideia é que volte aos sabores tradicionais e aproveite para provar, por exemplo, torradas de pão de centeio, um ensopado de colher, um pouco de mingau de aveia ou algumas batatas cozidas.

Fuja das tecnologias com telas

Apesar de viver em um mundo dominado pela tecnologia, a filosofia hygge propõe que, durante o tempo que você passa em casa, tente deixar essa grande influência de lado e aproveitar mais atividades analógicas para estar mais conectado com o presente e com o ambiente aconchegante e descontraído. Você pode ouvir música, ler um livro ou conversar com sua família enquanto prepara algo para comer.

Hygge: o que é? - Fuja das tecnologias com telas

Gaste tempo com as coisas que você gosta

Um dos pontos fortes dessa filosofia tem a ver com satisfazer e mimar você, sem pressioná-lo/a ou exigir metas ou prazos. Ao contrário de muitas filosofias e estilos de vida que ditam os passos e objetivos que você deve alcançar, o conceito de hygge convida você a se conectar consigo mesmo/a e permitir-se aproveitar e dedicar tempo às coisas que você gosta para reduzir seus níveis de estresse e ser melhor com você. Pergunte a si mesmo/a o que o/a deixa entusiasmado/a e passe algum tempo desenvolvendo seus hobbies para se tornar mais feliz.

Agora que você aprendeu mais sobre o que é hygge, talvez queira ler mais artigos que possam fazer você se sentir feliz e que te permita praticar seus hobbies, por isso, não deixe de conferir também Como ter uma família feliz e O que é bucket list.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Hygge: o que é?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Hygge: o que é?