Partilhar

Faz mal o bebê dormir de barriga para baixo?

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Faz mal o bebê dormir de barriga para baixo?

Deve saber que é ao redor dos cinco ou seis meses de idade, que os bebês aprendem a girar sozinhos. Este é um fato natural pelo qual passam os pequenos uma vez que adquirem o controle da sua cabeça, ao mesmo tempo que conseguem se sentar sem se apoiar em nada. Depois os pais começam a questionar se é ruim um bebê dormir de barriga para baixo, com medo que a criança sofra da síndrome da morte súbita infantil. Se este é o seu caso, não se preocupe. Neste artigo do umCOMO vamos explicar para você por que os bebês dormem de bruços, dando algumas dicas sobre como atuar perante esta situação e respondendo à questão de se faz mal o bebê dormir de barriga para baixo.

Também lhe pode interessar: Faz mal acordar o bebê?

Por que um bebê gira

Quando um bebê aprende a girar, é impossível para um pai conseguir que o filho permaneça de barriga para cima toda a noite enquanto dorme. Esta situação costuma dar-se em torno dos cinco ou seis meses de idade, no entanto, em alguns bebês acontece antes, com dois ou três meses, por razões como a criança querer atingir um brinquedo que está muito longe, por exemplo.

Para que um bebê seja capaz de girar por si mesmo, deve ter os músculos tanto do pescoço quanto dos braços já formados e fortalecidos para segurar o seu próprio peso. O processo de girar produz-se da seguinte maneira: o bebê está apoiado sobre o estômago e o primeiro que faz é elevar ligeiramente a cabeça, em seguida os ombros. Para conseguir isto, segura-se com os braços no solo para depois girar sobre eles e... Parabéns, seu bebê deu a volta sozinho!

É importante ter em conta que, ainda que o mais comum seja que os bebês girem do estômago para as costas, também pode acontecer que façam ao contrário, ou seja, da parte detrás do corpo até ao abdômen.

Faz mal o bebê dormir de barriga para baixo? - Por que um bebê gira

Riscos do bebê dormir de barriga para baixo

A síndrome de morte súbita infantil é o termo utilizado para descrever a morte imprevista de um bebê com menos de um ano de idade e com um estado de saúde ótimo. O óbito do pequeno tem lugar, geralmente, ao longo da noite, enquanto está dormindo.

Ainda que não se saiba exatamente o porquê desta morte, demonstrou-se que a posição que o bebê adota na hora de dormir supõe um fator de risco considerável: dormir de barriga para baixo aumenta as possibilidades do pequeno poder sofrer de morte súbita porque corre o risco de se asfixiar ao grudar demais o rosto no lençol sem se dar conta, dificultando assim sua própria respiração.

Neste outro artigo do umCOMO explicamos para você como deve segurar o seu bebê.

É ruim um bebê dormir de barriga para baixo?

SIM, faz mal um bebê dormir de barriga para baixo. Como vimos, a morte súbita é um risco grave para qualquer bebê que durma de barriga para baixo, ainda que antigamente se recomendasse colocar o bebê nesta mesma posição para evitar que pudesse se afogar com possíveis vômitos.

Atualmente, os pediatras asseguram que a postura mais segura para o bebê é dormir de barriga para cima, já que, desta forma, protege-se o pequeno contra o risco da síndrome de morte súbita. Esta é a posição na qual o bebê deveria dormir pelo menos ao longo do seu primeiro ano de vida. Também é recomendável evitar colocá-lo de lado porque seria muito fácil para o bebê dar a volta e ficar de bruços de novo.

No entanto, tem que ter em conta que um bebê, por natureza, costuma ficar de bruços no solo e isto não é ruim, desde que a criança esteja acordada. O pequeno deve passar tempo apoiado em seu abdômen, movendo-se e estimulando assim o desenvolvimento da musculatura do pescoço e dos braços.

Neste outro artigo contamos para você se faz mal acordar o bebê.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal o bebê dormir de barriga para baixo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário sobre Faz mal o bebê dormir de barriga para baixo?

O que lhe pareceu o artigo?

Faz mal o bebê dormir de barriga para baixo?
1 de 2
Faz mal o bebê dormir de barriga para baixo?

Voltar ao topo da página