PARTILHAR

Faz mal acordar o bebê?

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 junho 2019
Faz mal acordar o bebê?

Existem muitas dúvidas, bem como informações variadas a respeito da pergunta: faz mal acordar o bebê? Se você também deseja obter esclarecimentos a respeito desse tema, confira as dicas que o umComo.com.br reuniu a respeito do assunto para que você saiba tomar a melhor decisão quanto aos cuidados que deve ter com o seu bebê.

Também lhe pode interessar: Faz mal o bebê dormir de barriga para baixo?
Passos a seguir:
1

Especialistas explicam que quando o bebê completa um mês de vida ele já consegue fazer o seu próprio horário. Isso quer dizer que não precisa acordá-lo, uma vez que ele mesmo cria o hábito de acordar a cada três ou quatro horas, entre outras coisas, para mamar. Claro que isso se refere a crianças saudáveis, que não tenham nascido de forma prematura e nem estejam com dificuldades de ganhar peso. Desse modo, embora não faça mal acordar o bebê, em geral, não é necessário ter esse hábito.

Faz mal acordar o bebê? - Passo 1
2

Sobre isso é importante ainda dizer que é normal que nos primeiros meses de vida o pequeno durma até 18 horas por dia, inclusive, nas primeiras semanas, e que em torno do terceiro mês esse número de horas diminua para 15. No entanto, o bebê nunca dorme esse tempo de forma ininterrupta, nem mesmo à noite, embora alguns deles consigam dormir até seis horas direito à noite. Isso acontece porque o leite materno é o único alimento que o bebê ingere até completar seis meses de vida e nas primeiras semanas é normal que ele sinta mais fome.

3

É por isso que ele pode mamar de seis a oito vezes por dia, assim, é normal também que ele acorde para se alimentar. Mas caso o pequeno esteja dormindo demais, em torno de cinco horas, e não esteja acordando para mamar, então, a mãe pode acordá-lo. Isso vai evitar que a criança acorde apenas quando já estiver com muita fome. Além disso, especialistas lembram que sempre que o bebê quiser mamar ele deve ser alimentado, pois vai pedir leite sempre que estiver com fome.

4

Por conta disso, alguns especialistas explicam que se durante a noite o pequeno não acordar não tem porque acordá-lo para dar de mamar. Isso também vai ajudar ele a regular o seu sono e aprender que a noite é o melhor período do dia para dormir. Por outro lado, existem especialistas que defendem as mamadas noturnas, como sendo elas muito favoráveis, tanto para a mãe quanto para a criança. Isso porque eles explicam que é de madrugada que a produção de leite é mais abundante, inclusive, se as mamadas forem estimuladas.

Faz mal acordar o bebê? - Passo 4
5

Desse modo, dando de mamar à noite, a mãe não corre o risco de ficar sem leite. Quem defende acordar o bebê para alimentá-lo de madrugada também diz que o alimento da madrugada é fonte de melatonina, o hormônio do sono que o bebê ainda não produz, mas que pode receber da mãe por meio do leite e com ele vai conseguir dormir com mais qualidade. O leite produzido à noite conta também com o hormônio ocitocina, que facilita a mamada, uma vez que ajuda o alimento a sair do peito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal acordar o bebê?, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Faz mal acordar o bebê?
1 de 3
Faz mal acordar o bebê?

Voltar ao topo da página ↑