Partilhar

Exercícios para melhorar a atenção das crianças

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Exercícios para melhorar a atenção das crianças
Imagem: www.fratela.com

Atualmente, muitas crianças não conseguem prestar atenção na escola ou em casa por diversas razões, sendo uma delas para chamar a atenção. Em outras ocasiões, o problema é real e está relacionado com um déficit de atenção que requer ajuda psicológica e especializada para procurar uma solução oportuna. Captar a atenção de seu filho não é impossível, em umComo, diremos como enfrentar este problema mediante a realização de exercícios atraentes e didáticos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como melhorar a concentração das crianças
Passos a seguir:
1

Recomenda-se ter em casa jogos de mesa como quebra-cabeças, cartas e dominó para que a criança comece a exercitar sua mente e possa treiná-la para que preste mais atenção.

2

Os pais podem fantasiar-se e esconder alguns adornos para que a criança diga o que está faltando, assim saberá se pode lembrar tudo ou quase tudo.

3

Listar alguns objetos que estejam em algum lugar na casa e pedir à criança que os traga para saber se pode lembrar-se de tudo que lhe foi pedido.

4

Outro exercício para melhorar a atenção das crianças pode consistir em guardar diante de seu filho alguns objetos em uma gaveta e pedir que ele diga o nome da cada objeto que está guardado ali.

5

Dizer o nome de várias cidades. Em seguida, recite algumas destas cidades e peça à criança que levante a mão quando escutar as que foram mencionadas anteriormente.

6

Coloque em uma mesa vários objetos em ordem, depois varie esta ordem e peça ao seu filho que os coloque da maneira inicial.

7

Uma boa dica é detectar que elementos podem distrair a criança durante estes exercícios mentais e tentar afastá-los da próxima vez.

8

Utilize vídeos e leituras de contos como exercício para melhorar a atenção das crianças e para eliminar a monotonia.

9

Quando a criança chegar da escola, fazer breves perguntas sobre o que foi feito em sala de aula e durante o intervalo, para que ela exercite a memória.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para melhorar a atenção das crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Os pais devem ser pacientes e entender que, se a criança tiver um problema de atenção, eles devem procurar ajuda especializada.

Escrever comentário sobre Exercícios para melhorar a atenção das crianças

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Elisabeth da Silva Guerra
Boa noite! Adorei as dicas de como lidar com a concentração de uma criança. Parabéns!
A sua avaliação:
Gisleine
ACHEI MUITO BOM. tenho minha filha com muita falta de atenção e faço todos acompanhamentos, com TEO, FONO, PSICOLOGÁ, queria saber como faço pra estar estimulando mais o seu aprendizado dela na sala de aula, infelizmente na sala de aula de não consegue acompanhar seus coleguinha na sala de aula está no pré. muito obrigado.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Gisleine! Espero que essas dicas sejam de ajuda! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Exercícios para melhorar a atenção das crianças
Imagem: www.fratela.com
Exercícios para melhorar a atenção das crianças

Voltar ao topo da página