Exercícios para melhorar a atenção das crianças

Exercícios para melhorar a atenção das crianças
Imagem: www.fratela.com

Atualmente, muitas crianças não conseguem prestar atenção na escola ou em casa por diversas razões, sendo uma delas para chamar a atenção. Em outras ocasiões, o problema é real e está relacionado com um déficit de atenção que requer ajuda psicológica e especializada para procurar uma solução oportuna. Captar a atenção de seu filho não é impossível, em umComo, diremos como enfrentar este problema mediante a realização de exercícios atraentes e didáticos.

Vai precisar de:
  • Tempo
  • Paciência
Passos a seguir:
1

Recomenda-se ter em casa jogos de mesa como quebra-cabeças, cartas e dominó para que a criança comece a exercitar sua mente e possa treiná-la para que preste mais atenção.

2

Os pais podem fantasiar-se e esconder alguns adornos para que a criança diga o que está faltando, assim saberá se pode lembrar tudo ou quase tudo.

3

Listar alguns objetos que estejam em algum lugar na casa e pedir à criança que os traga para saber se pode lembrar-se de tudo que lhe foi pedido.

4

Outro exercício para melhorar a atenção das crianças pode consistir em guardar diante de seu filho alguns objetos em uma gaveta e pedir que ele diga o nome da cada objeto que está guardado ali.

5

Dizer o nome de várias cidades. Em seguida, recite algumas destas cidades e peça à criança que levante a mão quando escutar as que foram mencionadas anteriormente.

6

Coloque em uma mesa vários objetos em ordem, depois varie esta ordem e peça ao seu filho que os coloque da maneira inicial.

7

Uma boa dica é detectar que elementos podem distrair a criança durante estes exercícios mentais e tentar afastá-los da próxima vez.

8

Utilize vídeos e leituras de contos como exercício para melhorar a atenção das crianças e para eliminar a monotonia.

9

Quando a criança chegar da escola, fazer breves perguntas sobre o que foi feito em sala de aula e durante o intervalo, para que ela exercite a memória.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios para melhorar a atenção das crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Ser Pai e Mãe.

Conselhos
  • Os pais devem ser pacientes e entender que, se a criança tiver um problema de atenção, eles devem procurar ajuda especializada.