menu
Partilhar

Energia feminina: o que é e como trabalhá-la

 
Por Juliana Ribeiro. 17 junho 2022
Energia feminina: o que é e como trabalhá-la

Conectar-se consigo mesmo não é apenas importante, mas é uma prática essencial. Durante esta prática é fundamental buscarmos nossa energia feminina, aquela força que escapa do mundo físico e que, em muitas ocasiões, as mulheres deixam esquecidas. Falamos de desejar, atrair, desejar e ser através de uma energia receptiva, sedutora, nutridora e calma.

Graças ao aumento da energia presente em nosso ser interior, podemos mudar tudo. Nesta ocasião, no umCOMO queremos falar com você sobre empoderamento focado na criação e no amor. Por esta razão, vamos dar-lhe as chaves para ajudá-la a entender a energia feminina: o que é e como trabalhá-la para aprimorar suas melhores qualidades. Descubra o poder dentro de você!

Também lhe pode interessar: O que é misoginia

O que é energia feminina

A energia feminina é uma frequência, uma vibração universal presente tanto no plano físico quanto no espiritual. É uma energia que está presente em tudo e em todos, independentemente do gênero e corresponde à divindade criadora de tudo. Essa energia feminina está ligada à força vital feminina e só pode ser aprimorada através de um estado de consciência, por isso é importante trabalhar nela para melhorá-la adequadamente.

Podemos definir a energia feminina como a capacidade de criar vida através do amor e do poder mais intenso e profundo do seu ser. É uma força que o cerca, que ilumina seu caminho e que o transforma dia a dia. É sobre esse amor próprio que, muitas vezes, deixamos esquecido para dar atenção a outros planos da vida ou mesmo a outras pessoas que decidimos priorizar.

É verdade que qualquer ser humano possui energia feminina e masculina, independentemente de gênero e sexo, e ambos devem estar em equilíbrio, pois fazem parte do universo e da criação, o que permite criar um todo. É por isso que conhecer e entender ambas as forças permite aumentar seu equilíbrio e bem-estar.

Quando falamos de energia feminina (Shakti) nos referimos à energia criativa, receptiva, intuitiva e reflexiva, aquela que gesta e inspira, enquanto a energia masculina (Shiva) é racional, competitiva e impulsiva, aquela que precisa fazer e dar.

Energia feminina: o que é e como trabalhá-la - O que é energia feminina

Como trabalhar a energia feminina

A energia feminina é fundamental para poder realizar o empoderamento feminino. Se nos esquecemos, nos abandonamos ou nos relegamos, estamos rejeitando essa energia e todo o seu poder. E não estamos nos referindo à parte estética, nem a nenhum conceito ao qual seja atribuído o adjetivo "feminino", mas em um plano muito mais profundo, que se afasta de papéis ou estereótipos.

Trabalhar com a energia feminina é manter em equilíbrio a chamada Shakti e Shiva, Ying e Yang, Noite e Dia, Lua e Sol. E embora muitos de nós saibamos que a energia masculina é energia mental, energia racional, dever, obrigações ou competição, muitas vezes deixamos nosso lado feminino completamente abandonado, o que nos faz sentir estranhos ou deslocados.

Para potencializar a energia feminina, é essencial conectar-se com ela, com a intuição, a criatividade, a inspiração, a comunicação, a cooperação... Mas também é fluir. Mas como manter contato com sua energia feminina? Aqui estão algumas atividades que irão ajudá-lo a trabalhar em sua Shakti:

Caminhar ou passear

Escolha um percurso que goste, com o qual se sinta confortável ou simplesmente comece a caminhar. Sinta a natureza, o que te rodeia. Aproveite este tempo para si mesmo, para descontrair e relaxar. Caminhe ou passeie sem a necessidade de chegar a lugar algum ou com horário planejado. Deixe seu lado frenético, afaste-se de um objetivo e não pense que há um fim, apenas aproveite a jornada. Deixe-se levar.

Através desta simples atividade você poderá se conectar com a Terra através de seus passos, mas também através de sons, cheiros, do ar ou do sol... Conecte-se com tudo isso e deixe sua energia feminina aflorar.

Escrever

Outra atividade perfeita para trabalhar a energia feminina é a escrita. Como apontamos, nossa Shakti está relacionada à comunicação e criatividade, portanto, escrever é uma excelente maneira de se conectar com seu eu interior. Escreva sobre seus sonhos, sobre o que você experimentou durante o dia. Escreva para o seu eu presente ou para o seu eu futuro.

A escrita é a ferramenta mais eficaz para se conectar consigo mesmo, pois através dela você poderá descobrir coisas sobre você que talvez não se lembrasse ou das quais não tinha consciência. Não deve fazer sentido, basta deixar as palavras fluírem no papel e revelarem o que você tem dentro.

Pintar

Outra boa atividade que também estimula a criatividade é a pintura. Você não precisa saber desenhar, apenas precisa se conectar com o seu eu interior e deixar que os pincéis, o lápis, o lápis de carvão ou o elemento que deseja usar falem por você. Não importa o estilo de pintura ou seu conhecimento, é apenas um método que permite que você entre em contato com seu eu interior. Se você quiser começar nessa forma de relaxamento e meditação, tente pintar mandalas.

Tomar um banho

Reserve alguns minutos para si mesmo para relaxar e se conectar com sua parte emocional. A água representa as emoções e pode ajudar a limpá-las e purificá-las. Prepare este momento para si mesmo, adicionando iluminação fraca, velas, incenso e música relaxante.

Entre na banheira ou sob o fluxo de água do chuveiro e sinta-a, conecte-se com ela e deixe-a tirar o mal, renová-lo e limpá-lo por dentro e por fora. Essa atividade ajudará a eliminar o peso interno, aliviando emoções e sentimentos mais densos e colocará sua energia feminina no centro.

Dançar

Ninguém está olhando para você: dance. Dance como se não houvesse amanhã. Coloque música e mexa-se. Não importa como você faz isso. Sinta-se livre, sinta seu lado selvagem, aquele que vive dentro de você. Com ou sem ritmo. Não importa porque não há regras. Trata-se de se conectar com essa parte criativa, soltar os cabelos e se sentir mais poderosa do que nunca. Conectar-se com sua energia feminina através da música irá relaxá-la, empoderá-la e fazê-la parecer radiante e mais feliz.

Conectar-se com seu corpo

Ouça seu corpo e suas necessidades e cuide dele adequadamente. Pare por um momento e interprete os sinais que ele está lhe dando, principalmente quando algo não está indo bem em sua vida ou quando você não está 100% alinhada com sua alma. Ao ouvir as necessidades, você começará a viver a partir da consciência divina que a energia feminina lhe proporciona e poderá se colocar no centro, sem hesitação ou medo.

Criar momentos de paz

Procure momentos de relaxamento, momentos em que reinem a tranquilidade, a contemplação, a quietude e a meditação, pois isso permitirá que você ative sua energia feminina e seu papel espiritual. Sinta sua voz interior da calma e do silêncio.

Sentir suas emoções

Permita-se sentir suas emoções e não fuja de seus sentimentos, caso contrário você estará se desconectando de sua energia feminina. Libere suas emoções com um terapeuta ou com seu círculo mais próximo. Flua e deixe seu lado feminino fazer isso com você.

Honrar sua intuição

A intuição é sagrada e significa: saber sem saber como se sabe. A intuição vai além do raciocínio lógico e do plano mental. É esse sexto sentido que se revela e transcende através de diferentes formas. Confie nesses impulsos, honre-os e preste atenção a eles e você verá como tudo o mais se voltará a seu favor.

Fazer o que te faz feliz

Através de qualquer atividade você pode se conectar e trabalhar sua energia feminina. Trata-se de fazer o que te faz feliz e permite que você dedique tempo a si mesmo. Seja ouvindo sua canção ou música favorita por alguns minutos, lendo um livro, cozinhando, cantando, se exercitando...

O fundamental para trabalhar a sua energia feminina é cuidar de si e mimar-se, conhecer-se melhor e dar-se a possibilidade de fazer o que realmente quer fazer. Sem medo, sem suspeita, sem frustração, sem complexos... Recuperar a Shakti permitirá que você se sinta conectada, completa, livre e feliz. Agora você só precisa se perguntar: com qual atividade você acha que se conecta melhor?

Como equilibrar a energia feminina e masculina

Equilibrar ambas as energias complementares nos permite manifestar verdadeiramente o que desejamos. É que, tanto a energia feminina quanto a masculina, são duas polaridades da mesma coisa e, às vezes, podem estar em conflito quando tentamos eliminar a existência de uma delas do nosso ser. Negar essa dualidade dentro de nós nos desequilibra e nos faz reprimir nosso verdadeiro potencial, enquanto buscar um equilíbrio entre ambas as energias nos permite aprender e crescer muito mais profundamente.

Mas o que significa esse desequilíbrio? O que é energia masculina em uma mulher? Imagine que você aumenta mais sua energia masculina. Provavelmente neste caso você tende a racionalizar tudo o que acontece ao seu redor, sem prestar muita atenção ao plano espiritual e se desconecta de suas emoções. O importante é garantir que ambas as energias coexistam em equilíbrio como ação e essência, mente e coração devem fazer, pois uma sem a outra não faz sentido.

Estar alinhado com ambas as energias é favorável para você e permitirá que você se sinta muito melhor, o que é essencial para enfrentar a vida. Sem a parte introspectiva que a energia feminina lhe proporciona, você não será capaz de saber quem você é, o que quer ou para onde quer ir. Mas sem a ação que a energia masculina lhe dá, você não será capaz de se ativar para conseguir o que deseja. O objetivo não é permanecer um ser passivo esperando que as coisas aconteçam, mas identificar o que você quer que aconteça e seguir em frente.

Para manter as energias em equilíbrio, é importante detectar qual delas está mais presente em você. Pergunte a si mesmo o porquê e então permita que a outra energia ganhe terreno também até que ambas estejam em sintonia.

Yoga para equilibrar a energia feminina e masculina

Se você ainda está se perguntando como equilibrar a energia feminina, saiba que uma das melhores atividades físicas que lhe permite se conectar com sua energia feminina e manter o equilíbrio com a energia masculina é o yoga. Através desta prática você será capaz de equilibrar ambas as energias e se reconectar com elas.

Por exemplo, através do yoga você pode ativar seu lado masculino com práticas mais intensas, enquanto você pode promover seu lado feminino através da meditação e potencializar seu lado mais espiritual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Energia feminina: o que é e como trabalhá-la, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Energia feminina: o que é e como trabalhá-la
1 de 2
Energia feminina: o que é e como trabalhá-la

Voltar ao topo da página